domingo, 24 de outubro de 2010

Rescaldo da 6.ª Maratona Festibike de Santarém

O dia começou bem cedo, 6 da manhã foi a hora escolhida para acordar, pois como referi, um dos objectivos era arrancar nos primeiros, logo não me podia atrasar. Pelas 06:15 iniciei a viagem até Santarém, onde cheguei pelas 06:50, ainda de noite, algo inédito para mim, mas pronto há uma primeira vez para tudo.

Isto era Santarém ás 06:50
Ao chegar, qual não é o meu espanto ao ver que já se encontravam para aí umas 20 bikes no portão de acesso ao recinto, isso mesmo, 20, quando a prova começava ás 09:30.


Pode não parecer mas a bike está encostada a outra MSC WCR

Perante o cenário apresentado lá fui eu colocar o meu brinquedo encostado a outras e fui-me equipar, pois assim o lugar estava marcado. Após me equipar regressei para junto da bike, tendo entretanto o meu pai lá aparecido para dar apoio e ver a maluqueira que vai nesta gente. 



Aguardei até ás 8h00, momento em que abriram o portão de acesso. Com o abrir do portão gerou-se alguma confusão, pois apenas passava um de cada vez, mas nada de especial. Após ter entrado no recinto fui directo para o controlo "0" o qual foi feito com leitura otica "grande nível" e segui para a linha de partida, tendo optado pela 2.ª fila, numa lateral, pois queria ser facilmente localizado pelo meu pai, para lhe entregar a roupa em excesso, uma vez que não queria passar frio enquanto aguardava. Passado algum tempo fiquei a saber que só deixavam entrar espectadores depois das 10:00, mas após revolta dos mesmos, lá conseguiram entrar a muito custo, mesmo pagando (portugal no seu melhor). Entretanto o meu pai chegou e entreguei-lhe a roupa e nisto estávamos a minutos de partir a maratona, pois esta iniciou-se 10 minutos antes da meia maratona.


No espaço de tempo em que aguardava-mo na partida, mais uma vez as bikes ficavam sozinhas, algumas, nada de grave, o problema foi quando os donos voltaram, pois não existia espaço entre as bikes, mas a muito custo lá se conseguiram montar todos. Nisto a maratona partiu e nós chegamo-nos para junto da publicidade da Órbita. Com este chegar para a frente, fiz logo um sprint e consegui ficar na 2.ª fila novamente mas com apenas 30 bikes à frente e numa lateral como desejava.

Pelas 09:40 deu-se a partida, a qual foi feita a subir e em alcatrão o que durou cerca de 4 km de sobe e desce, os quais foram feitos no limite, ao ponto de chegar à terra batida com os dentes a doer "mais uma estreia". Chegado à terra batida, mais um objectivo cumprido, estava nos 50 primeiros e a partir daqui seria controlar o esforço e tentar ganhar posições. Entretanto fui tentando recuperar o esforço inicial e marcar o meu ritmo, tendo sido dificultado pelo facto de logo nos primeiros kms ter começado a ultrapassar atletas da maratona, o que durou até à separação dos percursos, por volta dos 30 kms, acho eu.  
Com um percurso inicial de estradões e terreno duro, sem grande necessidade de técnica foi fácil rolar a uma boa velocidade, tendo desde logo começado a ultrapassar alguns atletas da meia maratona, aproveitando por vezes a roda dos atletas da maratona. Após a separação dos percursos sigo sozinho em alcatrão entre dois grupos, o da frente com seis e o de trás com 4, tendo conseguido juntar-me ao grupo da frente já em terra batida, local onde um espectador me diz que vou em 34. Após esta informação dei uma mocada no "gajo da marreta" e fui por aí fora, passei os seis que iam à minha frente numa subida técnica em "avozinha" e quando passei junto ao meu pai (cerca de 10 km do final) ele disse-me que ia em 28.º e estava a ver mais dois atletas aos quais me colei na descida seguinte. Entretanto passei os dois e eles foram na minha roda, tendo numa subida me esforçado mais para eles se descolarem, o que resultou e daí para a frente foi a dar tudo por tudo, tendo a 5 kms da chegada, avistado mais dois à minha frente e lá fui eu em mais um esforço para os apanhar, tendo ultrapassado um e ido na roda do outro. Fizemos um bocadinho de jogo de jogo de equipa, que durou até ao final, tendo pelo meio ultrapassado outro atleta e só não o passei a ele, porque à chegada quando inicio o sprint ele encostou-me aos rails e tive de travar, se fosse na volta a Portugal era desclassificado (ahahaha)

Conclusão:
Percurso: Gostei do percurso, terreno muito duro, altimetria repartida pelos kms, sendo que as duas paredes estavam guardadas para o último terço do percurso, mas nada que não se subisse.
Marcações: Bem marcado com o controlo da organização e das forças de segurança nos sítios necessários.
Postos de controlo: Muito rápidos e bem localizados.
Abastecimentos: Não parei, não sei como estava.
Chegada: Digna de uma volta a Portugal em Bicicleta.
Organização: Sem nada de negativo a apontar, á excepção do problema com os familiares dos participantes.

Resultado
Percurso: 53 km (não confirmo nem desminto, porque o meu conta-quilómetros esteve morto durante alguns kms)
Tempo: 2h08m23s
Classificação: 24.º (terminaram 1222)
Agradecimentos:
Ao meu pai, pela disponibilidade e apoio.
Á minha equipa pela força, momentos antes de terminar.

Sessão fotográfica em Fotos

Sem comentários:

Enviar um comentário