sábado, 10 de março de 2012

Rescaldo da V Maratona de BTT Águias de Alpiarça

MSC WCR espalha magia em Alpiarça....


Se no ano passado esteve um dia excelente (Setembro), este ano superou as expectativas, tal foi o dia de pleno verão, facto que porporciona mais alegria no pessoal e torna o evento bem mais agradável, mas já me começa a causar alguma confusão este tempo.

Mas vamos ao que interessa!

Foi a minha segunda participação em Alpiarça e se no ano passado me tinha corrido muito bem, este ano superou  as expectativas, trazendo-me assim alguma esperança em termos de classificação final no campeonato.


Para esta segunda maratona a contar para o Regional de Santarém XCM volta-mos a ter uma boa moldura humana o que demonstra que o campeonato tem pernas para andar e é do agrado de muita gente, não só pelo campeonato em si, mas também pela qualidade dos eventos.
A minha opinião
- Organização: desta feita lá se arranjou duas criticas, a primeira diz respeito à repetição do percurso do ano passado e a segunda diz respeito ao tempo de espera para entrega dos troféus...alguém se esqueceu de os trazer lol
- Levantamento de dorsais: algo lento, estruturado, mas a entrega de brindes podia ser mais afastado, para não "embrulhar" o pessoal todo.
- Ofertas: infelismente parti o sumo entre a entrega do saco e o carro, logo ficou tudo sujo e foi para o lixo, tendo apenas conseguido ver que se tratava de um relógio e se não estou em erro uma máquina (não sei de que). A tshirt sobreviveu, por isso veio comigo eheheh
- Briefing: Não existiu.
- Partida: Em boxes devidamente organizadas! Desta feita divisão por federados, maratona e meia-maratona, com intervalos de 5 minutos.
- Percurso: achei muito pobre.
- Sinalização do percurso: Excelente.
- Controlos: Sem reparos!
- Posto de abastecimento: não utilizei.
- Chegada: O suficiente! Extratégicamente bem colocada, mas com confusão entre espectadores, atletas que terminaram e os que seguiam para a segunda volta.
- Lavagem de bikes: Não utilizei.
- Balneários: Excelentes condições, pena a distância e o lamentável banho de água fria e ainda os da maratona não tinham ido tomar banho.
- Almoço: Não participei.
- Prémios: Para os primeiros 3 de cada escalão, o que é de louvar, mas pena é o tamanho eheheh

A minha prestação

Desta feita não me consegui colocar na frente da linha de partida, pois o sistema de partida é por boxes e como tal a minha foi atrás dos federados e dos da maratona e mesmo assim dentro da meia só consegui arrancar da quarta fila, mas nada que não se resolveu nos vários kms de alcatrão. Com a entrada na terra foi marcar posição e cerca de 2 kms depois assumi a liderança do pelotão, mas por pouco tempo, pois o Marco Mestre fez as honras da casa. Concluída a primeira subida já não via o Marco e já me tinha distanciado do pelotão, pedalando assim isolado na 2.ª posição da geral e 1.ª do escalão, aproveitando o facto do Fernando Carriço ir a dar roda aos colegas de equipa.


Entretanto comecei logo a passar os mais lentos da maratona e nisto surgiu outro atleta da meia maratona, que me acompanhou durante alguns kms, mas depois fraquejou e segui o resto da prova sozinho, tendo no entanto aproveitado a roda de pessoal da maratona, isto por breves momentos, mas era o que se podia arranjar, pois sabia que o pessoal da meia que seguia atrás de mim vinha a pedalar em grupo, o que era muito mau para a minha situação, contudo acreditava que se vinham todos a "enganar" uns aos outros para chegar ao fim o mais forte possível, e deve ter sido o que aconteceu, para não ter sido alcançado.


Nisto ainda beijei o chão, sensivelmente a 5 kms do fim numa "cotovelo" em plano, mas foi só pó, o que serviu para confirmar que não avistava concorrentes directos, permitindo-me assim terminar os kms finais ligeiramente discontraido.

Meus Resultados
Kms: 42,89
Tempo: 1:34:15
Média: 27,31
Acumulado: 450 m
Classificação: 1.º Vet A (2.º Geral)
http://www.trilhoperdido.com/index.php?option=com_content&view=article&id=101&Itemid=121

O meu dia:

Sai de Alenquer pelas 07:30 de boleia com Luís Monteiro (foi sangrado eeheh) e encontramos-nos com o Pedro Amaro e Luís Carvalho no Carregado, seguindo então rumo a Alpiarça. Chega-mos cedo e fomos de bike levantar os dorsais ao centro da Vila, tendo regressado novamente ao local da chegada, para acabar a preparação, tendo depois seguido novamente para o centro da Vila pois era lá que era dada a partida. 



Como o local da partida não era o mesmo do ano passado pensei que o gráfico de altimetria fornecido estava novamente errado, mais uma desilusão, pois não ia vi com muito agrado partir com espaços de tempo.

Nisto lá se deu a partida e 1h30 +- depois lá estava eu na meta a tirar as minhas conclusões e a trocar pensamentos com o resto do pessoal. Infelizmente deu para trocar muitas ideias lol, tal foi o tempo de espera para a entrega dos troféus.


Depois disto fui obrigado a tomar banho pelo Luís Monteiro, pois se assim não fosse vinha a pé, mas o "gajo lá se cima" castigou-o pois não tivemos agua quente.... é bem feito eheheh

Com este resultado, já vejo com melhores olhos as restantes provas...

Desta feita fica o agradecimentos aos do costume e também ao Luís Monteiro pela boleia e paciência...
Já merecia uma foto.

1 comentário:

  1. viva!
    grande prestação!! excelente resultado!!
    os meus Parabéns! e continua com força!
    boas pedaladas!

    ResponderEliminar