segunda-feira, 26 de março de 2012

Rescaldo da Maratona do Centro 2012

Onde é que foram arranjar tanta pedra ... fonix....

Mas adiante!
Venho do "jardim da pedra" com duas facadas nas costas, a primeira na carteira, onde dói mais e a segunda na classificação, mas pronto é a vida.

Specialized - Fast Trak S-works 2 bliss a ver se tem reparação possivel

Contrariamente ás previsões, o dia amanheceu praticamente limpo o que eram boas noticias, pois se já se avizinhava uma prova dura, com chuva ainda ia ser pior, mas o S. Pedro foi amigo e brindou-nos com mais um dia de verão.

Foi a primeira vez que pedalei na zona da Batalha e posso dizer que aquilo não é para meninos, é pedra para cima, pedra para baixo, ora para a direita ora para a esquerda e depois é com cada parede que até doí, mas como quem corre por gosto não cansa é sempre a pedalar para a frente.

Se não estou em erro foi a minha primeira participação em provas organizadas pela Airbike e que  mais poderei dizer se não "excelente". No entanto fiquei surpreendido à chegada com tantas boxes para a partida, tendo posteriormente me apercebido que a partida para os não federados era por número de dorsal e por sorte parti da 3.º Box, o que acho que não é muito correcto, tanto que existia pessoal a querer is para as boxes finais e não era permitido, pois esses atletas estão lá pelo prazer e não para classificações e como tal não queriam ser envolvidos no meio da "confusão".



Para quem nunca participou num evento deste nivel, que o faça, não precisa de andar muito e não digo isto pelos percurso, mas sim pelo envolvimento... isto é outro nivel lol.

A minha opinião
- Organização: apenas posso fazer dois reparos a nivel de segurança, isto na meia maratona, pois já nos últimos 5 kms atravesamos duas vias sem ninguém da organização ou policiamento e já agora podiam pensar nas classificações na hora e acessível a todos como na maratona Festibike em Santarém.
- Levantamento de dorsais: Mais rápido era impossível, ás 8:00 da manhã.
- Ofertas: Produtos da região, azeite e bebida, o jersey é de topo e muita papelada, onde se incluía alguns descontos em lojas, que dá sempre jeito,ou não....
- Briefing: Não existiu.
- Partida: Em boxes devidamente organizadas! Desta feita com separação de federados de não federados e nestes últimos por número de dorsal.
- Percurso: só vejo pedra e subidas, sinceramente quase não consegui tirar prazer das vistas maravilhosas, mas foi puro btt com um percurso dos mais duros que já fiz se não o mais duro.
- Sinalização do percurso: Podia ser excelente se não fosse o "GNR" estar a dormir na rotunda antes da meta, que me fez seguir para a direita, com mais dois atletas, mas voltamos para trás e só perdemos tempo, menos mal.
- Controlos: Sem reparos!
- Posto de abastecimento: não utilizei.
- Chegada: Brutal! a olhar para a "Batalha" faltou o TFT com os tempos no imediato.
- Lavagem de bikes: Não utilizei.
- Balneários: Excelentes condições e com agua quente, pudera fui dos primeiros lol
- Almoço: Não participei.
- Prémios: Para os primeiros 3 da Geral e de cada escalão, o que mais se quer, e com direito a jersey para o 1.º de cada.

A minha prestação

Posso dizer que começou muito bem, com a sorte das boxes, pois parti á frente de muitos concorrentes directos, mas tinha os cerca de 500 federados a "estorvarem" eheheh. Á hora marcada deu-se a partida e vá de dar o máximo para passar o maior numero de atletas e despistar a concorrência, o que correu pelo melhor, mesmo com a dureza dos primeiros kms em terra.

Posso dizer que me surpreendi no meio de tanta subida e em ultrapassagens constantes que duraram até sensivelmente à divisão do percurso, momento em que sou informado que sigo em 7.º, sendo certo que logo atrás de mim seguiam mais dois, mas ao colarem apercebi-me que iam com a respiração tipo "tapas-me  a boca morro".


Logo a seguir um dos que seguia na roda ficou para trás e ainda levei o outro por uns bons kms, mais ou menos até ao 30, tendo daqui para a frente seguido sem ver viva alma. Com a chegada do kms 35 as subidas estavam feitas e iniciava-se a fase de descidas e eu aproveitei para tentar ganhas mais distância, mas quando pensava que as coisas estavam encaminhadas para terminar em 7 da geral, vejo um atleta furado e passo para 6.º da geral, mas 50 metros mais à frente tive um corte lateral no pneu e só me restava resolver o problema o mais depressa possível. Montei a câmara de ar e iniciei novamente a prova, calculo que em menos de dois minutos, mas foi o suficiente para cair para o 13.º lugar.

Como já só faltava 10 kms foi dar o que tinha e não tinha e no km seguinte passei dois atletas e juntei-me ao 10.º. Uns kms mais à frente juntei-me ao 9.º e assim segui num grupo de três.


Entretanto ia com algum receio da roda de trás, a que furou, pois o pneu não estava completamente colado ao aro, mas mesmo assim lá fui a dar o máximo, até que chegámos à Batalha e na descida em alcatrão para a zona da meta ainda vi o caso mal amparado, tal era a vibração da roda de trás, mas lá me consegui manter em 10.º. Ao chegar-mos à rotunda o GNR estava ao telemóvel e não nos indicou o caminho e seguimos pelo caminho errado, mas depressa se apercebe-mos e voltámos para trás (lá se foi mais meio minuto), não tendo ainda passado ninguém. Nisto estávamos já entre as baias para a reta da meta e no momento que tento ultrapassar o 9.º ao sprint o pé salta do pedal e depois sai a corrente, o que me fez cair para o 11.º porque também ele vinha na luta pelo 9.º lugar da geral.

Meus Resultados                                              Da Organização
Kms: 51,50                                                      51
Tempo: 2:17:39 (sem a reparação do pneu)     2:20:28
Média: 22,46                                         
Acumulado: 1100 m
Classificação: 11.º Geral e 5 Vet. A
http://airbike.net/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=136&Itemid=98

O meu dia:

Sai de casa ás 07:00 com destino à Santa Terra, onde apanhei boleia com o do costume e lá fomos nós rumo à Batalha, onde chegá-mos pelas 07:50. O dia queria abrir, mas ainda estava um bom "briol". Fui levantar o dorsal, preparei a bike, tratei de mim e fui visitar o pessoal conhecido. Posto isto fiz um ligeiro movimento de pernas e fui para a Box.



Após terminar a prova, tranquei-me no Fast Recovery do Stand da Proteik para afogar a desilusão, que lá no fundo não foi muita, pois mesmo com os problemas considero uma boa prestação, só é pena o facto de ser quase certo a aquisição de um pneu novo, o que dispensava de boa vontade, pois aquele está quase novo.

Em termos de conclusão, foi uma boa prestação apesar dos contratentpos, senti-me melhor do que esperava no meio de tanto acumulado, a bike portou-se quase à altura e valeu a experiência de pedalar no mundo dos federado, porque depois de entrar na terra poucos foram aqueles que vi sem ser federados.

A próxima é já domingo e à porta de casa, espero com menos "problemas" porque acho que já chega.

Os fotógrafos hoje perderam-se com a imensidão de atletas, mas ainda "sacaram" algumas lol

2 comentários:

  1. Olá!
    uma grande prestação! apesar das dificuldades do percurso e dos imprevistos com a máquina/pneus!
    bravo!
    parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Foi pena... estava com capacidade para mais, mas não muito eheheh

    já reparei o pneu e está a andar... ver se não me arrependo ... mas como se constuma dizer é tudo uma questão de sorte... o meu da frente é o Roket Ron kevlar, convertido a tubeless, tem um corte reparado com remendo de camara de ar e tem outro reparado com um taco para tubeless e já rola desde outubro sem problemas... por isso venha lá a sorte eheheheh

    cump.. aparece aqui no Camarnal ... isso é que era

    ResponderEliminar