segunda-feira, 2 de maio de 2011

Rescaldo da Maratona de Alte 2011

Contratempos a mais para uma maratona só..... até que me lembre não devo voltar...


Aproveitando a deslocação à maratona de Alte, fui passar uns dias ao Algarve com a família, o que facilitou a deslocação para a prova, pois estava a escassos 27 km, mas acho que este foi o único ponto positivo nisto tudo.

Para começar ..... na sexta feira à noite fui verificar a pressão dos pneus e dei mais ar ao de trás e a válvula começou a perder ar, problema que tentei resolver, mas ás 4h da manhã estava vazio..... durante 3 horas tentei combater o problema, mas não consegui. Tendo pelas 08H00 arrancado para Alte com o pneu completamente vazio.

Cheguei a Alte com a famelga, pelas 08:45 e sempre a chover, com uma confusão enorme de trânsito, o que me fez estacionar de qualquer maneira para ir ter com o Ricardo porque ele tinha arranjado uma válvula, mas nisto já a minha mulher tinha de retirar o carro de onde estava e lá foi ela embora com a minha filhota, para tentar tomar o pequeno almoço, que acabou por conseguir a 11 km, ou seja, em Messines. No entanto já na companhia do Ricardo apercebi-me que a válvula não dava e acabei por montar uma câmara de ar, sabendo antemão que se furasse ficava a pé, porque não tinha outra.

Depois de resolvido o problema surgiu outro ...... como ia para o Algarve pensei que lá só existia sol, o que me motivou a não levar óculos com lentes brancas.... estúpido... uma vez que a chuva continuava e avizinhava-se muita lama. 

Nisto fui aquecer com o Ricardo e encontramos o Luís Monteiro e o Rui Barral e demos umas voltas de aquecimento, mas atrasamos-nos para fazer o controlo "0" o que nos fez partir a meio da box da meia maratona, contrariando a minha intenção, pois desejava partir nas primeiras linhas da box da meia maratona.

À hora marcada deu-se a partida e devo ter estado mais de 30 segundo para começar a andar e depois levo logo com um enfunilamento numa ponte a escassos metros do inicio, "impensável". Depois disto ainda dentro da Aldeia de Alte, juntamente com o Luís Monteiro, foi sempre a ultrapassar.... acreditando que até chegar à terra ultrapassamos mais de 500 "gajos". Com a entrada na terra o problema da lama veio-se a tornar pior do que o esperado, pois estava a saltar constantemente para a cara e como estava sem óculos dificultava a visão, mas lá continuei as ultrapassagens juntamente com o Luís Monteiro, o que  durou pelo menos até ao km 30, onde as ultrapassagens passaram a ser escassas. Com o passar dos kms os problemas na vista estava a aumentar pois cada vez estava a ver menos e já tinha os olhos a arranhar, problemas que também afectavam o Luis.  Como se não bastasse ainda fui a chão e anteriormente tinha feito cair o Luis, " isto diz ele ahaha" e mais uma vez tive de dar afinação no travão de trás, porque as pastilhas estavam em dificuldades lol e ainda tive de parar para ir apanhar o dorsal que tinha caído. Só a cerca de três ou quatro kms é que o Luís ficou para trás pois estava com grandes dificuldades na visão, tendo eu continuado sozinho até final.

Após a chegada tentei lavar os olhos, mas não estava a resultar pois não via quase nada e nisto chega o Luís, completamente desorientado pois não conseguia vez. Estivemos alguns minutos a tentar lavar os olhos mas como não estava a resultar fomos ao hospital de campanha ser assistidos, tendo o Luís sido transportado para o hospital devido à gravidade da situação.

Ainda à mais.... pois eu fiquei com a bicicleta do Luís e não tinha onde a colocar, bem como também não tinha roupa para me mudar, porque estava na carrinha do Ricardo, mas lá consegui ligar para a esposa dele e veio-me trazer a roupa e ficou com a bike do Luis. Como não estava em condições físicas e já tinha ouvido queixas, não fui tentar tomar banho, tendo-me enrolado na toalha de praia "que não teve grande uso" e vim assim para Vilamoura.

Com o banho a vista melhorou, mas continuava a arranhar ao ponto de no domingo de manhã ter acordado com o olho esquerdo colado. Só no domingo à noite é que voltei ao normal.

No que diz respeito à bike..... nem sei.... andei eu a montar bichas, cabos, rolamentos e corrente nova, para a ir enfiar naquela massacre... até estou com medo de a desmontar, pois até roda de trás colou após a prova.....

Resultados:
         Kms: 51.90
         Tempo:2h24m45s 
         Média: 21,49
         Acumulado: 700m
         Classificação: 8.º a 12m08s do 1.º
         http://btt.epalte.pt/maratona--passeio/classificações.aspx?


 
A minha opinião
- Organização: não tem condições para um evento desta dimensão, possivelmente não pela organização mas pelas localização e infrastruturas. 
- Levantamento de dorsais: Levantaram o meu na Sport Zone de Torres
- Ofertas: infelizmente não tive direito a nada, pois para isso teria de pagar mais.
- Briefing: Impossível de ouvir, nem sei se existiu
- Partida: lamentável a passagem na ponte a escassos metros do inicio, devido às suas dimensões
- Percurso: Esperava bem melhor... a parte final em alcatrão pelo meio dos carros foi de gritos....
- Sinalização do percurso: Com 1500 ou mais gajos à frente não necessitava de setas, mas as dos últimos 4 km estavam boas.
- Controlos:Sem nada a apontar. 
- Posto de abastecimento:Não usufrui.
- Chegada: Fraca..... Podia ter sido colocado um corredor de baias no alcatrão até à chegada, dava mais aspecto e não criava confusão na chegada, bem como, juntarem os atletas do passeio com os não federado, também foi de lamentar, tanto que estiva pelo menos 15 segundo a aguardar que saíssem da frente para me controlarem a chegada.... enfim
Lavagem de bikes: Não utilizei.
- Dorsais: Em papel ...incompreensivel.....tendo em conta o valor da inscrição....
- Balneários: Não utilizei, mas segundo me foi transmitido "foi uma vergonha"
- Almoço: não participei.

Em termos gerais digo que Alte não tem condições para albergar um prova desta envergadura.... é lógico se estivesse um dia de sol as coisas tinham corrido melhor, mas mesmo assim.... fiquei muito mas muito desiludido com o evento....pois como é possível o pessoal que luta pelos primeiros lugares do campeonato andarem a desviar-se de veículos que circulavam no alcatrão antes da recta da meta. Para mim....Alte... não tem estacionamento aceitável, não tem infrastruturas, logo não podia aceitar tantas inscrições..

Conclusão: 
Não estou satisfeito nem podia estar... pois para além de tudo ainda perdi a bomba de ar, mas felizmente as coisas tem corrido bem melhor e esta foi para mais tarde recordar. Com isto tudo só tenho pena da minha pequena não ter tido hipótese de tirar fotografias ao pai, pois nem do carro saiu... No entanto à uma coisa que vai ficar.... foi a companhia do Luís durante todo o percurso ou quase. 

A minha recordação de Alte

2 comentários:

  1. Boas...
    Tinha ideia que essa prova seria bem melhor organizada, pelo menos está cotada como uma das melhores a nível nacional!

    Para a próxima corre melhor, sem problemas...

    Força nas varetas!!!

    ResponderEliminar
  2. boas

    como digo... se estivesse um dia de sol... era só pessoal a dizer bem, incluindo eu... mas não só de sol vive o homem e em consequência disso viu-se as fragilidades da organização, não por causa do conhecimento de causa, mas por ter participantes a mais para as condições que dispõe...
    conclusão... num dia de sol... queixava-me da opção da ponte logo no inicio e da chegada pelo meio dos carros...pois os banhos podiam ser no rio que não existia problema lol

    ResponderEliminar