domingo, 22 de maio de 2011

Rescaldo do XCO do Sobralinho

A desistência também conta..........

Posso dizer que não ia com grandes expectativas, porque era a primeira vez que iria participar numa prova de XCO, bem como, seria o primeiro teste a sério com dois pratos. Mas para além disso ainda tive uma surpresa, estive a trabalhar até ás 4 da manhã e antes das nove já a minha herdeira estava aos saltos em cima de mim, mas nada que um bom banhinho não resolva...

Depois de almoçar desloquei-me para o Sobralinho, onde cheguei pelas 13:30, tendo de seguida ido levantado o dorsal e aproveitado o resto do tempo para dar uma volta ao circuito, mas não consegui fazer todo o reconhecimento, pois as marcações estavam erradas, isto 15 minutos antes do inicio, o qual se atrasou por falta da ambulância.

Entretanto ainda deu para umas fotos com o pessoal conhecido
Por volta das 14:45 deu-se a partida dos atletas federados, nomeadamente os elite e sub23, seguindo-se depois as restantes categorias de minuto a minuto até à "promoção" que foi a última a partir, contando esta com 13 atletas, sendo o total de cerca de 60 atletas (espero não estar a errar por muito, porque não os contei).


A partida correu-me bem, pois entrei no trilho em 2.º lugar, mas logo na primeira subida a corrente saltou a trás e tive de desmontar, caindo assim para 5.º lugar, mas até ao final da subida (cerca de 2km) ascendi ao 3.º lugar, voltando à segunda posição no final da descida, posição com que terminei a 1.ª volta. Entretanto já novamente na subida começo a ter problemas na mudança mais leve porque estava só a saltar o que me fez desmontar e percorrer uma boa parte a pé, tendo caído para a 3.ª posição. Com o inicio da descida aproximei-me do 2.º lugar, mas no final da descida, ao mudar do parto grande para o pequeno de uma forma brusca a corrente saiu e lá voltei a desmontar perdendo assim de vista o 2.º lugar, terminando a 2.ª volta em 3.º lugar. Já novamente na subida e já sem pernas e com saudades da "avozinha" lá me fui arrastando por ela acima até numa zona de alguma pedra solta e ligeiramente a descer tento apanhar balanço para depois continuar a subir o resto, mas nisto "zas" tudo embrulhado...... quando olho para o desviador de trás vejo o "gajo" quase no selim e vejo o drop partido ...... pensei .... já foste .... e desta forma dei por terminada a minha participação, pois voltei pelo meio do mato com a bike à mão até chegar à meta.


Felizmente depois de uma análise à despesa, apenas necessito de um drop novo, pois o desviador depois de levar um carinho de alicate junto à roldana de baixo ficou como novo. Com isto tudo fiquei surpreendido com a resistência do rais sapim Laser, pois o desviador andou lá ao molho e não partiu raio nenhum nem empenou a roda... já o quadro ficou mais leve...ao perder mais uns bocados de tinta.


A minha opinião do evento:
- Organização: para o numero de inscritos estava aceitável e com grande descontracção, muito diferente das maratonas onde tenho participado.
- Levantamento de dorsais: algo lento...mas suficiente.
- Ofertas: Não existiram
- Briefing: Não existiu.
- Partida: sem nada a apontar.
- Percurso: Esperava bem melhor... não tendo eu nenhuma experiência... estava à espera de um sobre e desce constante, mas não. Saiu um sobe sobe sobe sobe...desce desce desce.
- Sinalização do percurso: em prova, sem nada a apontar... para treino.... muito fraco.
- Controlos:Sem nada a apontar. 
- Posto de abastecimento:Não usufrui.
- Chegada: sem nada a apontar
Lavagem de bikes: Não utilizei.
- Dorsais: pedia-se algo mais elaborado e mais pequeno.
- Balneários: Excelentes condições...mas água fria, tendo sido eu o primeiro a tomar banho.

Conclusão: 
Sinceramente estava à espera de melhor... mas segundo os presentes e habituados a estas andanças, também não estavam satisfeitos com o circuito... o que me leva a querer exprimentar outros circuitos/eventos.

Sem comentários:

Enviar um comentário