terça-feira, 17 de maio de 2011

Más opções ?????

Após longos meses de upgrades aos componentes da bike e depois de muitas horas de utilização posso dizer que alguns deles foram uma aposta pouco conseguida. 

Todas as aquisições dos componentes foram exaustivamente ponderados, tendo em conta a qualidade, preço, peso e estética.

Considero que o pior componente adquirido, foi a grade de bidon da BBB, modelo felxicage, porque em cerca de um ano parti três e todas no mesmo sitio, nomeadamente na parte de baixo, sem nunca ter caído. Considero a grade muito frágil e de pouca segurança para o bidon, isto para btt, pois para ciclismo acho-a uma boa aposta.




Mais uma má aposta, foi os cubos novatec x-light, ou melhor, espero eu, os rolamentos dos mesmos, pois com apenas 500 km o cubo de trás ganhou folga e teve de levar dois rolamentos, tendo optado por lhe montar uns da marca SKF em vez dos de origem, para ver se aguentam mais tempo. Também o cubo da frente com 800 kms ter de levar rolamentos. Espero que o problema esteja na fraca qualidade de rolamentos, pois se assim não for tenho de pensar em outra opção.......


A parte prateada enrosca na parte dourada, mas com
facilidade parte a rosca e separa-se da parte dourada.
Também uma má escolha foi as chavetas, da marca Aerozine, modelo Titanium XQ1.0, pois estas são muito frágeis e de aperto duvidoso, tanto que já parti uma, devido à sua construção, porque a parte do aperto é composta por duas partes, sendo uma enroscada na outra o que causa a quebra se for exercida alguma força...No entanto dá para continuar a utilizar na mesma, mas dou-lhe aperto tipo rosca, ou seja, vou rodando até ficar apertada.



Marca Hygia, modelo Usashi  
Os travões também não são uma compra que me orgulhe, pois são um bocado "lamechas" gostam que ande sempre de volta deles, devido ao facto de serem algo esponjosos, o que melhorou com a introdução de mais óleo do que vêm de origem e com a mudança de pastilhas para as Shimano XTR. O de trás é o mais esponjoso, mas isso acho que é comum, devido ao comprimento da bicha. Já o da frente se estiver a travar de forma brusca e curta(este consegue-se colocar com essa sensibilidade) fica a travar depois de uma descida longa, onde sejam muito utilizados, razão pela qual nunca pode estar muito sensível.

Os pneus Rubena , modelo Charybdis 2.0 Tubeless Supra.... apesar de não gostar do desgaste rápido do pneu de trás, continu-o a achar uma boa opção, tendo em conta o preço, peso e qualidade. Para quem tiver bike de estrada ainda é uma opção melhor, pois a sua utilização em alcatrão deve ser minima, logo o desgaste não é tão notório. Apesar de satisfeito vou experimentar o modelo Scylla (para tempo seco) e vou ver como se comporta.

Tendo em conta que montei a bike à peça, considero-me bastante satisfeito pois no global o saldo é muito positivo, tendo em conta que apenas exclui por completo o suporte de bidon e as chavetas, apesar de as continuar a usar.

Quanto ao restante material, não tenho nada de menos bom a referir, pois o que tem surgido advem do desgaste normal de utilização, como os rolamentos da caixa de direcção, os punhos ou mesmo a transmissão, a qual já andava a falhar, mas ao mudar as bichas, cabos e ter feito uma limpesa exaustiva ao desviador, ficou a trabalhar na perfeição.

Entretanto o brinquedo sofreu mais umas alterações, mais concretamente a passagem da pedaleira para dois pratos


e como a bomba, ou parte dela ficou por Alte, adquiri mais uns acessórios lol

Valvula para a botijas de ar comprimido

Suporte para transportar duas recargas de ar comprimido no espigão.

2 comentários:

  1. Boas...
    Onde é que compras-te esse suporte e essa bomba?

    ResponderEliminar
  2. boas profissional lol

    foi na Rbikes... a bomba ou lá o que aquilo é trás duas recargas de ar comprimido e dá para controlar a entrada de ar no pneu ou camara.
    o suporte tem de levar um tuning, pois tem lá uma rosca que nãio vejo interesse em manter e assim fica mais leva ahahaha
    cump

    ResponderEliminar