segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Rescaldo 4.º Raid BTT A Descoberta das Maravilhas do do Sobral M. Agraço

Passadas quase 24 horas do evento e depois de recomposto deixo aqui o meu rescaldo..


Resultados:
         Kms: 38,99 
         Tempo: 2h10m56s
         Média: 17,68
         Acumulado: 965 metros
         OBS:a contar desde a entrada no mato


- Organização: muito prestável, muito atenciosa e bem disposta ;
- Levantamento de dorsais: rápida, sem confusão, bem estruturada e organizada.
- Ofertas: o Jersey....brutal!!!
- Partida: a horas, organizada por percursos, nada de atropelos nem confusões, mas temos de ter em conta que se tratava de um "passeio".
- Percurso: Muito bom! tendo em conta a geografia do local já se esperava um "carrocel", ora para cima, ora para baixo. O inicio algo duro, sempre a subir, mas no geral gostei muito, pois teve de tudo, boas subidas, descidas técnicas, trilhos, subidas à mão, passagem em localidades e muita água e lama à mistura.... os meus parabéns à organização.
 - Sinalização do percurso: Boa! mas podia ser melhor, contudo estão desculpados devido ao numero de viragens que existiam o que dificulta em muito o trabalho da organização. Apenas tive dificuldade dentro de um lugar onde a cancela do comboio estava sempre a apitar, sendo os populares que me indicaram o caminho.
- Posto de abastecimento: vi vários mas não usufrui de nenhum....

Aspectos a melhorar:

- Briefing: algo despreocupado, sem vontade e "porque tem de ser", algo a melhorar....
- Chegada: algo caricata, pelo menos para mim, pois o "balão" da partida estava no chão por ter perdido ar, razão pela qual tive de o levantar para passar por baixo e se aquilo pesa. No entanto à que louvar a receptividade da chegada que em muitos casos é descorada por se tratar de um passeio.
- Lavagem de bikes: lamentável... quando cheguei as duas máquinas apenas tinham força para lavar as mãos, o que me fez desistir da lavagem, sendo certo que posteriormente reparei que o problema tinha sido resolvido e que as maquinas de pressão já tinham pressão para lavar as bikes.

Sem Opinião:

- Balneários: não usufrui.
- Almoço: não participei
- Massagens: não usufrui

PS: Pela estrutura montada e pela organização demonstrada, não vejo o porque de não existirem controlos de tempos e classificações, pensem nisso para uma próxima.


A minha presença.....

O acordar foi pelas 07:00 da matina, pois o encontro com o restante pessoal da equipa estava marcado para as 07:30, o que foi cumprido por mim, ou quase. Arrancámos direito ao Sobral com uma temperatura que rondava os 2 graus onde chegámos pelas 08:15, continuando um fio de rachar.
Quando chegamos ainda a moldura humana era pouca, mas em poucos minutos começaram a chegar muitos participantes e começou a alegria de mais um evento de BTT, onde a chuva não ia estar presente, onde o frio ia desaparecendo com o descobrir do sol e com o aproximar da hora da partida.

Posteriormente fui levantar o dorsal, dei um volta pelos expositores que se encontravam no evento e voltei ao veículo para preparar a bike e o atleta.


Enquanto me preparava tive que "levar" com o amigo Hugo (hugo-gun-dale) que conseguiu ir estacionar quase ao pé de mim, mas para castigo fui exprimentar o brinquedo dele, onde testei a diferença dos travões, sendo os dele "SLP" menos esponjosos que os meus. No entanto achei a bike à minha medida, mesmo com aquela altura de espigão, o que me pareceu estranho. 

Seguidamente lá me desloquei para o recinto do evento, onde a Motovedras me propôs a mim e á equipa deixarmos as nossas bikes lá e levarmos umas "fs" da specialized, mas apesar de ser tentador, pois não íamos causar desgaste nas nossas, acabamos por não aceitar.

Pelas 09:30, há hora marcada lá iniciei a maratona, que mesmo sem ser cronometrada e sem classificação, não evitou que o pessoal começasse logo a raspar pano, incluído eu, que segui na roda do "Fábio Torres", que fugiu de mim ao fim de alguns kms, seguindo eu apartir da aí mais o Ricardo (colega de equipa) até à separação do 40/60 km, pois eu segui para os 40 e ele para os 60. Daqui para a frente fiz mais de 15 kms ser ver ninguém, só já nos últimos kms comecei a passar pessoal dos 20 kms, o que se tornou engraçado, pois já estava farto de não ver ninguém.

A maratona correu-me bem! Apesar de dura, pela altimetria, a qual nunca foi divulgada (porque seria) e pelo estado do terreno, consegui impor um ritmo forte nos primeiros kms, onde o acumulado era muito elevado e depois coloquei o meu ritmo até ao final. Estava um bocado receoso, pois era o primeiro evento depois da operação, mas não existiu problema, pois não tive qualquer reacção ou dor na perna e até pelo contrário, consegui impor um ritmo muito satisfatório.

O brinquedo! Depois de várias alterações portou-se à altura e não tenho nada a apontar até pelo contrário, pois o pneu convertido levou um teste ao mais alto nível e não deu de si nem perdeu ar, está aprovado!

Por incrível que possa parecer, ainda deu tempo para parar para tirar um foto

Que lindas paisagens tem a zona do Sobral
Já depois de ter terminado e quando já me dirigia para o veículo, fui abordado um  "individuo" da motovedras que me aconselhou a baixar o espigão, porque reparou em mim a pedalar e disse que o tenho de baixar, porque movimento a anca a pedalar e isso não deve acontecer. Ainda não experimentei, mas é um facto a ter em conta para analise. Fica o obrigado por esse interesse e profissionalismo. 
Já em casa veio o mais dificil ....


 

2 comentários:

  1. GRande Carlos...
    Já vi que a volta soft já era...
    Ainda bem que te encontras 100% recuperado...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. amigo...
    felizmente sinto-me a 200% e o corpo correspondeu a isso..
    com volta mais soft ou menos soft temos de combinar qualquer coisa

    ResponderEliminar