segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Rescaldo 3.º Circuito Terras de Toiro - Porto Alto

Foi a minha segunda presença no Circuito de BTT do Porto Alto e passou a estar anotado na minha agenda! Este grupo demonstrou grande vontade e empenho na realização do evento, bem como preocupação na segurança e escolha de percurso, tendo em conta que é uma zona "limitada" em termos de escolhas de terreno, considerei um percurso muito positivo.
Tenho penha de não ter percorrido os 70 kms mas as obrigações profissionais falam mais alto.

Como já referi, foi a segunda vez que pedalei pelo Porto Alto e uma boa parte do percurso já era conhecida por mim, devido ao evento antecedente, o que me deixou algo desiludido ...., mas pronto, neste momento as pernas são outras ... o brinquedo também ... logo não é  a mesma coisa!!






Normalmente a partida é algo que me preocupa, mas neste evento não me preocupei, pois local é bastante favorável, mesmo para "600" participante, mas com o aproximar da hora da partida, a preocupação surgiu, pois tal era o número de participante que se posicionaram depois da partida, à espera do inicio desta, algo para mim inaceitável, demonstrado uma falta de respeito por quem chegou cedo e se posicionou correctamente, bem como para com a organização.

a partida, sendo ainda visível atletas à frente do veículo

Posto isto segue o que interessa.
Aspectos positivos:

- Organização: com simpliciadade e vontade em fazer bem;
- Levantamento de dorsais: rápida e sem confusão, ás 07:45 da manhã.
- Ofertas: sem a quase obrigatória t-shirt, mas no entanto com um saco alusivo ao evento, uma garrafinha de tinto, canetas, óleo em saqueta,  fitas porta-chaves e dorsal em lona (o ideal para este tempo);
- Percurso: bom! tendo em conta a geografia do local. Boa escola de percurso, pois não foi tão pesado como estava à espera e ainda houve direito a um single track. Contudo foi pena o excesso de kms efectuados a trás da carrinha, pois foi um risco elevado para os participantes, porque se estava circular em pelotão compacto e várias vezes existiram "ameaços" de queda, isto na frente.
 - Sinalização do percurso: Boa! Calculo eu! pois fui sempre na roda e os que iam à frente nunca se perderam. No entanto posso afirmar que existiu muita preocupação e atenção da organização na passagem dos participantes pelas vias alcatroadas.
- Posto de controlo: Estrategicamente bem situado!  Tendo em conta o percurso considero suficiente.

Aspectos Negativos:

- Briefing: não o consegui ouvir e estava na primeira linha de partida. Algo a melhorar e muito para o futuro.
- Partida: sinceramente só me lembro de uma palavra, lamentável! acima de tudo foi uma falta de respeito pelos participante que chegaram a horas, pois os "atrasados" do costume foram-se colocando na recta da partida, à espera que esta se desse, passando assim à frente de muita gente, não dos primeiros, porque o pessoal foi fazendo "barulho" mas acredito que de muitos que estavam para trás devidamente colocado. Uma sugestão! para eventos com este número de participantes considero o "controlo 0" indispensável para evitar estas situações.
- Chegada: algo confusa por meio de carros, espectadores e atletas que já tinham terminado, isto depois da chegada dos primeiros da meia maratona. Umas Baias faziam bastante jeito e evitavam esta situação.

Sem Opinião:

- Balneários: não usufrui.
- Almoço: não participei
- Abastecimentos: não usufrui:
- Entrega de prémios: Não estive presente

A minha prestação

Como já é habito da minha pessoa, levantei-me cedo para chegar cedo, como prova a foto
Ponte de Vila Franca de Xira, ás 07:25
Cheguei ao Porto Alto pelas 07:40 e fui levantar o dorsal, tendo de seguida me preparado para a prova.

Posto isto fui fazer o aquecimento e falar com o pessoal conhecido, até que por volta das 08:40 desloquei-me para a linha de partida, a qual no momento estava vazia, o que me levava a crer que também esta prova não ia partir a horas, só me enganei um bocadinho, pois o atraso não foi grande. Entretanto deu-se a pré-partida, que consistiu em cinco kms de alcatrão em pelotão a velocidade reduzida a trás de uma veículo da organização, até chegamos ao mato e se deu a partida efectiva, tendo eu conseguido seguir nos 15 primeiros.

Daqui para a frente foi aguentar a roda do grupo onde eu seguia e ter esperança que dos seis que seguia-mos juntos, a maior parte iria para a maratona, mas não passou de esperança, porque apenas um seguiu o sentido da maratona. Entretanto também o Luís Carvalho se juntou ao grupo e voltamos a ser 6, o que durou até à parte mais dura do percurso, onde encontramos uma zona lavrada e com muita lama, onde os mais fortes se superiorizaram, acabando assim por se partir o grupo em dois, seguindo o Luís na frente com o primeiro grupo e eu atrás no segundo grupo entre os " irmãos trancadas" o que durou até ao final.


com a chegada ao sprint para a disputa da sexta posição, já não tive pernas para ultrapassar o Claudio Trancadas, acabando assim por fazer 7.º lugar.

Percurso: 35,88 kms
Tempo: 1h33m13s
Classificação: 7.º (terminaram 345)

Conclusão
Mais uma vez consegui cumprir com o objectivo previamente definido por mim, o qual era ficar no TOP10 e posso dizer que foi dos melhores resultados este ano, se não o melhor, tendo em conta que fui a disputar o 3.º lugar do principio ao fim e ainda consegui ficar à frente de um participante que ficou à minha frente em Santarém e logo atrás de outro que ficou uns bons lugares acima de mim, também em Santarém. 

Agradecimentos
Ao meu pai e a minha mãe, pela presença, apoio e sessão fotográfica.
À minha equipa pela presença e força.

1 comentário: