quarta-feira, 1 de outubro de 2014

9.ª Maratona de Óbidos foi assim!

A luta continua por um lugar no pódio do troféu..........

No domingo passado rumei a Óbidos para participar na 9.ª Maratona de Óbidos, evento que integra o Troféu de BTT do Oeste, o qual me encontro a realizar com objectivos de classificação geral. 
Como habitual a organizada esteve a cargo do BTTCaldas, organização que mais uma vez esteve à altura das expectativas, mesmo com os "ameaços" de tempesteada antes, durante e após o evento, mas felizmente foi uma grande manhã de sol, com temperaturas agradáveis para a prática desportiva.
À partida estiveram cerca de 500 atletas divididos entre a maratona e a meia maratona, muitos deles com objectivos no Troféu de BTT do Oeste.

Quanto à informação disponível, foi-nos apresentado uma extensão de 60kms, com cerca de 1100 de acumulado de subida, sendo que aos 6 kms encontrava-se a subida mais longa e possivelmente mais dura, tendo em conta que muito possivelmente ainda iria-mos estar a rolar em pelotão e aí iriam fazer-se as diferenças. 

Tendo em conta que já perdi a conta das vezes que participei neste evento, tenho muitas memórias e momentos, sendo que o último de que me lembro foi de no ano passado ter aqui decidido trocar as meias maratonas pelas maratonas e um ano depois ainda não me arrependi, mas vamos ver até quando eheheh



Avaliação do evento:
Sendo eu cliente assíduo da maratona de Óbidos sei o que me espera, tanto em qualidade de organização, como infraestruturas, bem como em termos de percurso. Ainda assim continuo a destacar a magnifica chegada ao castelo de Óbidos e o pequeno almoço com café e pastel de nata "à pato" ou não!
Continuo a registar com agrado o cumprimento de horários, entrega de prémios imediata, disponibilização de classificações online quase no imediato, o percurso, ainda que o do ano passado ter sido "melhor" e o sorteio de artigos desportivos/nutrição, mas também nem tudo é perfeito e por isso registo a falta de algumas placas de sinalização em mudanças de direcção e os banhos de água fria.
Lembranças:
  • Um lenço alusivo ao evento.
  • Folhetos de publicidade.
  • Uma cavaca e uns beijinhos das Caldas.
Vamos ao que interessa……….
Há hora marcada deu-se o inicio à maratona e lá arranquei eu a fundo para conseguir chegar o mais rapidamente possível à frente da corrida, uma vez que parti da 3.ª box, ou seja com 100 atletas à minha frente.
Percorridos 2 kms e o primeiro objetivo foi alcançado, tendo por lá andado durante aproximadamente 6 kms, momento em que surgiu a primeira dificuldade, uma subida em estradão com uma boa inclinação e extensão, tendo aqui se organizado a frente da corrida, uma vez que alguns, como eu ficaram para trás e outros chegaram-se à frente. 
Organização feita, estava a rolar dentro dos 20 primeiros e o 3.º à geral do meu escalão não tinha passado, o que era uma boa noticia. Segui então na tentativa de chegar ao grupo da frente, mas não consegui, tendo apenas conseguido com a ajuda do meu colega de equipa, Luis Carvalho, juntar-me a um grupo de alguns 10 atletas, onde me mantive até à divisão dos percursos, tendo aí o grupo se divido e apenas eu e outros dois atletas meus conhecidos (do Ota) seguido para a maratona. Entretanto numa descida fico sozinho e continuo o meu andamento, mas meia dúzia de kms depois, sou alcançado pelo 3.º da geral (outro atleta do Ota) e vou com ele, mas entretanto também os outros dois que tinham ficado para trás, se juntam a nós e passo a rolar "embrulhado" no pelotão da CSRDOta.
Os kms foram passando e eu com um "olho no burro outro no cigano" fui tentado evitar ficar para trás, mas lá teve de ser, o 3.º fugiu e eu fiquei com os outros, tendo ainda conseguido recuperar, mas logo de seguida paguei a fatura e na subida seguinte fiquei para trás. Andei dois ou três kms sozinho e acabei por consegui apanhar os outros dois e como sabia que não iriam contribuir para chegar ao colega de equipa, acabei por me confirmar, limitando-me apenas em não me deixar ser ultrapassado por ninguém do meu escalão, uma vez que os que seguiam comigo eram elites e não me tinha de preocupar com eles. 
Já perto do final "gozei" o trilho e ganhei vantagem, mas a meio da subida para o castelo abrandei o andamento e esperei para que a chegada fosse feita a três, bem ou mal foi o que achei mais correto....apesar de ter consciência que trabalharam para eu ficar para trás, mas isso faz parte...e quem não tem equipa que arranje ehehehe  

Meus registos:
Classificação: 8.º Vet A, 13.º Geral
Kms: 61,30
Tempo: 2:35:48    
Média: 23,65

Classificação VET.A

Classificação Geral


Em conclusão:
Posso dizer que apesar de não ter alcançado o objectivo de ficar à frente do atleta que se encontra no 3.º lugar da geral, para com isso eu subir à 3.ª posição, foi uma prova bem conseguida, tendo em conta que vim de uma desistência devido a condições físicas "difíceis" e o resultado permite-me ter o pódio ao meu alcance........Em termos da prova em concreto o resultado podia ter sido melhor, pelos menos na geral, mas achei que não devia "lutar" na abordagem à meta mesmo estando em vantagem....sou assim!!!! e não entro em "negócios" e mais dois menos dois ganho o mesmo!

Resta agradecer ao Rui Seabra http://ruiseabraalenquer.wix.com/ruiseabra por ter voltado a colocar a "máquina" a trabalhar, aos meus  paistrocinios por terem voltado ao registo fotográfico e apoio e ainda aos meus colegas de equipa que me acompanharam, Jorge Sousa pela boleia, Luís Carvalho pelo trabalho de equipa apesar de "curto" lol e David Moura.

Momentos:     



               

Sem comentários:

Enviar um comentário