terça-feira, 14 de outubro de 2014

3H Resistência Unicef/Santos Silva para mais tarde recordar....

Tudo é possível! até vencer.....

No domingo passado regressei à localidade da Benedita pela 2.ª vez este ano, sendo que a primeira vez foi a contar para o Regional XCM de Santarém e o resultado foi bastante positivo, tendo alcançado o 3.º lugar no escalão, mas sabia que desta feita a "musica" era outra, uma vez que a concorrência eram bem diferente e em maior número, bem como o evento em si não se tratava de uma maratona, mas sim de uma resistência, mas isso até poderia ser vantajoso para mim, caso esta fosse tipo "XCO" .


A organização do evento esteve a cargo da equipa Roodinhas, organização que limitou as inscrições a 200 participantes, as quais esgotaram, apesar desta ter sido a última prova pontuável para o Troféu do Oeste e já muitas "classificações finais" estavam decididas, uma vez que das 5 provas que compõem o troféus, apenas as 4 melhores contam para a classificação final. 

Quanto à informação disponível sobre o evento, constava que iria ter diversos "adversários" em muito boa condição física, o que me fez esquecer um lugar de destaque, mas isso também não me preocupava, uma vez apenas tinha como objectivo não perder mais do que dois lugares para o 3.º classificado do meu escalão, porque esse resultado chegava para terminar o troféu no 3.º lugar, sendo certo que já não tinha hipótese de chegar ao 2.º. No que diz respeito ao percurso, foi-nos apresentado uma extensão de cerca de 7 kms, com cerca de 170m de acumulado de subida, com zona de espectáculo e numa área de pequena dimensão o que dava logo a entender que ia ser um ziguezague. 
Para apimentar o evento e trazer mais emoção lol, o S. Pedro fez o favor de orientar uma noite e manhã de "diluvio" o que fez prever um percurso bastante pesado e com exigência técnica extra, dado o lamaçal que iria ser criado com as várias passagens, bem como também iria ser necessário saber trabalhar com a bike para aguentar as 3 horas naquelas condições.

Avaliação do evento:
Estou muito satisfeito com o percurso apresentado, pois considero que estava muito bem conseguido, os troféus também foram de "valor" e a lavagem de bikes também, pelo que considero que em termos gerais a organização esteve "suficiente", contudo registo com algum desagrado as condições apresentadas para os banhos (local junto à lavagem de bikes) e não falando das instalações, mas sim o facto de estar sempre a deixar de correr água, mesmo fria, bem como o controlo nas minhas últimas duas voltas o qual foi inexistente até o "gajo" do abastecimento se colocou aos "fresco".

Lembranças:
  • Um lenço alusivo ao evento.
Mas vamos à luta……….
Como característica do Troféu, mais uma vez a partida foi feita por ordem e inscrição e eu parti da 2.ª box, ou seja 50 atletas à minha frente, os quais sabia que tinha de passar o mais depressa possível e logo que se deu o apito de partida aproveitei a "pré partida" para chegar o mais à frente possível e ao passar novamente na partida, o que aconteceu em menos de 1 kms, já ia "orientado". Mais umas ultrapassagens pelo meio e colei à frente da corrida, a qual era composta por 8 atletas e assim fiz quase toda a primeira volta. Concluída a 1.ª volta seguia na 10.ª posição da geral e não tinha ninguém na minha roda, tendo a partir daí começado a controlar o meu ritmo e o desgaste da bicicleta, pois não iria ser fácil aguentar 3 horas naquelas condições, tanto mais que o percurso era consideravelmente técnico. As voltas foram passando e eu estava a sentir-me bem e fui-me apercebendo de algumas desistências ou paragens forçadas de atletas do meu escalão e com isso via o meu objectivo mais próximo e passava a ter algum "cheiro" a pódio na prova. 

As voltas continuavam a bom ritmo no entanto não evitou que fosse ultrapassado por alguns atletas, mas esse não contavam ahahah e nisto sou informado que o 3.º à geral do meu escalão já estava a lavar a bike, ou seja, bastava acabar a prova e terminava na 3.ª posição, pelo que optei por ainda controlar melhor as coisas e não me deixar ser ultrapassado para tentar ir ao pódio na prova. Percorridas 7 voltas em 3h:15, podia ter parado ás 6 voltas mas estava fortíssimo lol dou por mim a ser o vencedor no meu escalão e 4.º à geral nas 3 horas....mas que grande surpresa e satisfação.




Meus registos:
Classificação: 1.º Vet A, 4.º Geral
Kms: 6 voltas 
Tempo: 2:42:48    




Classificação Geral


Em conclusão:
Tudo perfeito!!!! Alcancei o objetivo, conclui a prova com um resultado impensável à partida e a minha bike apesar das mazelas com que se encontra, aguentou o sofrimento a que foi sujeita. Tenho consciência que esta foi uma prova atípica, na qual consegui tirar vantagem, muito graças ao kit de unhas, ao manuseamento da bike e a alguma falta de juizo...agora chega-te à frente e recompõe o brinquedo lol.  

Para terminar quero agradecer aos meus pais, porque foram incensáveis nesta prova, abastecimentos, óleo, fotografias e apoio, assim como ao Rui Seabra http://ruiseabraalenquer.wix.com/ruiseabra pelo habitual e aos meus colegas de equipa Jorge Sousa e David Moura que estiveram comigo nesta prova e ainda ao Staff dos Casais Lagartos Bike Team pelas fotos.

Agora é momento de descansar um bocado e gozar a modalidade de forma descontraída e para o ano cá estamos  mais ou menos capazes ....

Mais tarde irei abordar o que foi o Troféu de BTT do Oeste.

Momentos:





Sem comentários:

Enviar um comentário