segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Rescaldo 2.ª Maratona BTT de Abrigada

No passado domingo realizou-se a 2.ª maratona por trilhos de Abrigada e Montejunto e posso dizer que Abrigada esteve ao rubro graças à excelente organização do evento.

Graças ao S. Pedro o percurso da meia maratona foi brutal, pois caso não tivesse caído a carga de água no sábado a organização tinha mantido o percurso já definido o que para mim perdia em relação ao que realizamos, apesar de constar que existiam muitos trilhos abertos . À que reconhecer muitas capacidades à organização, pois não é fácil em menos de 24 horas alterar todo um percurso e deitar por terra todo o trabalho de abertura de trilhos.

O ano passado também marquei presença e alcancei o 1.º lugar na meia maratona, lugar que iria tentar defender este ano, sendo certo que tinha "algo" a puxar-me para a maratona, mas depois de ver o dia de sábado essa hipótese ficou posta de lado, pois a única coisa que iria ficar seca era a carteira lol.

















Este ano o número de inscrições superou em muito o ano passado, tendo ascendido a cerca de quatrocentas, mas em termos práticos esse numero não se concretizou em termos de presenças, pois muitos atletas "baldaram-se" ainda assim acredito que era-mos cerca de 300 resistentes e alguns deles bem conhecidos "tipo" Marco Chagas, Micael Izidoro, Edgar Anselmo e Carlos Gomes.

Em relação à organização considero que no global esteve muito bem, onde saliento como pontos positivos e para mim os mais importantes nos eventos, que são o percurso, as marcações, a entrega de troféus "imediata" e os banhos e aqui foi 5*. No que se refere a pontos a melhorar só me recordo de um, a falta de controlo "0".

À que registar também o dorsal personalizado, como ponto positivo, os brindes, que consistiram em um bidon e um chapéu alusivos ao evento.

Mas vamos à minha prestação!

Como tradição chego cedo para acabar cedo, evitar aglomerados e imprevisto, o que aconteceu mais uma vez, tendo desta feita a colocação na linha de partida sendo mais discrontraida e mais tarde do que o habitual, porque a "concorrência" se demorou a posicionar e como iamos dar a volta em alcatrão à localidade tinha tempo de me posicionar.  Mais ou menos à hora marca deu-se a partida e depressa andava nos lugares da frente do pelotão, o que se manteve até entrar na terra, ainda assim consegui entrar no grupo dos 10 primeiros.
Logo que surgiram os primeiros "charcos" de água ganhei algumas posições e posicionei-me no grupo da frente composto por 6 atletas, posição que consegui manter durante vários kms, mas com o acumular de subidas o grupo partiu e dividiu-se tendo eu ficado para trás mais dois atletas enquanto os outros três seguiram. Com o passar dos kms fui-me apercebendo que o percurso em nada tinha a ver com o que estava à espera e que o destino seria montejunto, o que se veio a confirmar quando descemos para a Espinheira, momento em que fico a escassos segundo de dois atletas que seguiam à minha frente e com o primeiro à vista, mas foi sol de pouca dura, pois a subida de São Salvador fez mossa, mas ainda foi dando para tocar opiniões, tendo ficado a saber que o atleta que vinha na minha roda (RTC - Rene Caseiro) seguia para a meia maratona. Terminada a subida seguia na 6.ª posição da geral, na roda do 5.º e com o 7.º a pendura (lol), pois tinha-mos sido alcançados por um atleta e tinha-nos fugido outro e assim se manteve por mais alguns kms, porque forcei mais um bocadito o andamento, aproveitando o facto do Rene ir com um "garfo" e ele descolou da minha roda, tendo a partir daqui passado a gerir a "coisa" na companhia do 5.º da geral.

Já perto do controlo, cerca de 1 km antes o pneu de trás fez "caput" (fdx..fdp.. sorte do c...) foram muitas das palavras proferidas, mas como não sou facil de me render, vá de resolver o problema e montar câmara de ar, mas com isto passaram-me vários atletas durante os cerca de dois minutos e pouco que levei até iniciar novamente a prova.

Daqui para a frente foi a recuperar o prejuízo que não foi muito mau, porque vinha com alguma vantagem para os atletas da meia maratona, mas ainda assim caí para a 4.º posição da meia maratona e seguia com o pneu com pouca pressão o que podia voltar a furar e ficar a pé literalmente. 

Á separação dos percurso apercebo-me que o 3.º lugar ia mesmo ali à frente e que o segundo levava cerca de 1 minuto de avanço e lá fui eu a "babar-me" todo para chegar ao 3.º o que veio a acontecer a cerca de 1 km do fim, momento em que passeio o Miguel Delgado do GDM e ascendi ao 3.º lugar, posição em que terminei.

O registos são:


















Classificação: 3.º  
Kms: 35,45         Organização:  30 kms
Tempo: 1:43:34   Organização: 1:48:20 
Média: 20,53
Acumulado:??  

Levo deste evento boas sensações e isso é que importa, ficando o resultado aquém do esperado, mas tendo em conta a sorte que me tem acompanhado acaba por ser um bom resultado. Serviu também para passar para a realidade mais um conhecimento do fórum btt, pois fiz grande parte do percurso na companhia do Rene Caseiro (RTC). 

Desta feita a minha equipa de reportagem perdeu-se e o resultado foi menos conseguido, ainda assim deram com a partida e com a chegada eheheh








Já agora! se alguém conhecer alguma bruxa, mas nada de equivalências ahaha, que acabe com o "broxedo" da minha máquina, que diga alguma coisa.


Como as minhas provas não terminam na meta, só no final da tarde se conclui a mesma eheheh

3 comentários:

  1. Isso é que é força.., furas e ainda fazes pódio.. Mais nada ;-).. Parabéns amigo

    ResponderEliminar
  2. Não tivesses furado e talvez tivesses sido o justo vencedor. Mas já andas nisto há muito tempo para saber que o btt é mesmo assim...
    Realmente na pedra de Montejunto não dava para acompanhar a descer com forqueta rigida.
    Mas diverti-me imenso. :)

    Abraço
    René

    ResponderEliminar
  3. Boas!

    Merino o pessoal reduziu a velocidade até eu chegar lol.

    RTC
    Isto da justiça tem muito que se lhe diga, pelo que, justo é o que se consegue sem "batota" por isso só tenho que estar satisfeito com o que consegui e a tua vitória é mais do que justa. Quanto ás descidas, perdias um bocadito, ainda assim safaste-te bem com a forqueta.
    Obrigada pela companhia e pela disponibilidade.

    cump. e vimo-nos por aí e já agora essa on one tá the best!

    ResponderEliminar