segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Rescaldo dos Trilhos de Pontével 2013

Mas que evolução fantástica!!!!
Sendo eu um habitual cliente dos Trilhos de Pontével tenho acompanhado a evolução da organização e posso dizer que o ano passado já esteve muito bom, mas este ano superou as minhas espectativas e passou de mais um passeio para "os Trilhos de Pontével" como acredito que será o objectivo da organização.
Este ano o S. Pedro voltou a ajudar e fechou a torneira o que fez com que as inscrições crescessem a olhos visto, tendo também ajudado o "chamaris" com as presenças do Vitor Gamito, José Silva, Hernani Broco e Micael Izidoro, o que resultou em cerca de 600 atletas entre as duas vertentes, maratona e meia maratona, que contaram respectivamente com 35 e 60 kms de extensão.
A minha motivação para o evento era mais do que muita, pois iria experimentar o meu "cavalo" novo em competição e logo na extensão maior, sabendo antemão que a calssificação iria sem bem diferente da que fiz o ano passado, pois a concorrência era outra.

A minha avaliação do evento foi a seguinte:

Aspectos positivos: 
  • Local do evento
  • Brindes (a t-shirt alusiva ao evento, e muitos doces
  • Controlos
  • Classificações
  • Marcações
  • Percurso 
Aspectos a melhorar
  • A chegada, devido ao numero de pessoas sempre de um lado para o outro.
  • Lavagem de bikes não as vi.
  • Os levantamento de dorsais no meio da via, também dificultou as movimentações.
  • Uma entrega de prémios e um pódio não ficava nada mal.
Mas vamos à minha participação!

Segui para este evento com o objectivo de me adaptar à bicicleta e preparar-me fisicamente para o regional, contudo as classificações fazem sempre parte dos objectivos e como tal tinha em mente um top 20, o que não seria facil, tendo em conta a concorrência.

Mantendo a tradição entrei cedo para o controlo 0, e por lá fiquei 30 minutos  à conversa com o pessoal e á espera que aparecesse o sol, pois estava um frio "russo" e não havia meio de aquecer.

Entretanto deu-se a semi-partida e lá fomos nós durante cerca de 2 kms de alcatrão atrás do veículo da organização e passados esses kms entramos na terra e foi ver os "cavalhos" com um andamento do pior e eu a "ganir" atrás deles, o que durou cerca de 10 kms porque daqui para a frente o grupo partiu e seguiram uns 10 na frente da corrida e eu a mais uns 5 no grupo perseguidor.
Nisto apercebo-me que estava a pedalar baixo de mais, o que não era novidade para mim, porque o espigão já tinha escorregado outras vezes, mas como coloquei um aperto novo, pensei que o problema estivesse resolvido, mas não estava, . Contudo não parei e aguardei o momento em que deixasse de conseguir acompanhar o grupo que ia, mas como isso não estava a acontecer optei por volta do kms 20 por parar e colocar o "gajo " no sitio, situação que me levou a perder algumas posições. Continuei viagem e ainda não tinha feto 5 kms e já o espigão estava na mesma, situação que quase me fazia virar para os 35 kms, mas lá optei por manter os 60.
Cerca de dois kms depois tento apertar o espigão novamente e lá "f..." a chave e o parafuso, momento em que decido voltar para trás, mas encontro o Mitra e o Valter do Ota e lá me convenceram a continuar.
Daqui para a frente foi uma comitiva "alenquerense" com a Ota, Areal e GDM, o que durou quase até ao final, onde na última descida apertei e fui "agarrar" o Fábio Inácio seguindo com ele até ao final, tendo ainda conseguido passar outro atleta.
Conclui assim a minha prestação com os seguintes resultados:
















Classificação: 12.º  
Kms: 58,40         Organização: 56 kms
Tempo: 2:35:12   Organização: 2:33 
Média: 22,96
Acumulado:
AVG HR: 163
MAX HR: 177
TDT Cal: 2157
  
Em termo de conclusão considero que a aposta na roda 29 está mais do que ganha, isto só para levantar um bocadinho do véu, pois posteriormente vem uma análise mais concreta. O percurso do evento foi excelente e mesmo com o problema no espigão estou mais do que satisfeito com o resultado, pois levar apenas 13 minutos do Gamito e companhia é muito bom para mim. Fica também o registo da parceria Ota, Areal e GDM que tornou 30 kms menos dificeis ....
  

Sem comentários:

Enviar um comentário