sábado, 12 de janeiro de 2013

29" vs 26" by CLMS

A pedido de várias família aqui fica o meu ponto de vista! 

Roda 26
MSC Catal WCR (9.720 kg)


Roda 29
Bergamont Revox LTD (10.680 kg)


Depois de me ter debruçado sobre as leis da fisica e outras leis, achei por bem deixar isso de parte, pois não me estava a entender muito bem com tantas contas,pelo que me vou-me limitar as minhas sensações ehehehe 

Para que conste também não tiro qualquer lucro daquilo que digo ou escrevo, razão pela qual ainda vou dizendo aquilo que quero e me apetece, o que me dá alguma credibilidade ou não!

Ora vamos lá o que interessa! Eu venho de um bike 26 de alumínio tamanho M (46) que me acompanhou por 3 anos, na qual fiz muitas alterações com objectivo competitivo, tendo conseguido correr com a bike com 9.550 kg, sendo que actualmente estava com 9.7 e uns pós, mas para isso ela foi-se tornando cada vez mais um "pau", mas não era coisa que me preocupasse uma vez que corria nas distâncias mais curtas,logo a "porrada" era menor lol.

A 29 que adquiri é uma bike em cabono tamanho S(42) e que vem de origem com 10.9 kg sem pedais, sendo que após algumas alterações consegui coloca-la, pronta a competir, com 10.690 (por confirmar).

Só por si a troca de bike de aluminio para carbono já é bem diferente em termos de conforto e se lhe acrescentar-mos rodas 29, então não existe comparação, posso dizer que agora ando de sofá. Com a troca ganhei mais conforto e em consequência disso menos desgaste fisico.

Em termos de sensações em cima da bike posso dizer que agora dou comigo a pensar que o 46 era grande para mim, tendo em conta que me sinto bem melhor neste quadro do que no 26, contudo acho que a minha medida exacta é o 43, razão pela qual ando a ponderar experimentar um avanço maior.

Andei alguns meses a acompanhar a evolução das bikes de 29" e as minhas duvidas prendiam-se com as questões do peso/carteira, pois tinha consciência, a qual foi confirmada por alguns atletas que contactei, que não tirava vantagens se a bike 29"  pesasse mais de 1.5 kg que a 26 que utilizava, o que tornou a minha procura muito complicada, pois também tinha a 26" para retoma, mas lá consegui e atualmento estou com 1 kg de diferença.

O fato da bike 29" ser um S, veio equipada com uma suspensão 80mm e estando eu normalmente no limite máximo dos "S" e no inico dos "M", aliado ao fato de ter retirado uma anilha da direcção e invertido o avanço, permitiu colocar a frente da bike "baixinha", o que deu azo a que a posição de condução não alterasse muito em comparação com a 26", mas ainda assim é menos racing que a 26".

No que diz respeito à condução da bike em uma palavra "espétaculo", sendo que logo me transmitiu muita segurança, robustez, conforto e que a 26" era "pequena". O fator 29" permitiu-me abusar mais nas descidas e manter mais segurança do que na 26" com menor velocidade, permitiu-me manter velocidades mais altas em plano muito por culpa das das pequenas irregularidades terem deixado de existir e em subida considero que posso ter perdido ligeiramente (+1 kg de bike) em subidas longas sem qualquer tecnica, pois em subidas tecnicas a 29" tem uma tração bem maior, o que leva o pessoal a pensar que também se fazmais esforço, mas se pensar-mos que na 26" ia-mos muitas vezes a fazer equilíbrio e a patinar, logo está compensado esse esforço.

Há quem comente as partes tecnicas como um dos obstáculos, mas eu não concordo e considero que não perdi nada a não ser que o guiador não caiba eheheh(já a pensar nisso retirei-lhe 2cms), pois os trilhos que fazia com a 26" faço om a 29" e se perco são segundos minimos, mas tudo isto tem a ver com o kit "unhas/pernas".

Por tudo isto considero que fiz uma boa aposta, apesar de quase forçada por causa do marketing, pois passava-mos bem sem as 29",mas para quem faz alguma espécie de competição já era complicado seguir a roda das 29".

Sou mais um a dizer que não volto as 26" e estou à vontade para falar pois fui mais um resistente à mudança e algo desiludido com as primeiras experiências 29", conforme registei aqui.

Por fim e para quem anda nisto como eu, a mudança só trás vantagens se não ultrapassar 1 kg a mais da bike 26, porque caso contrario vai-se notar o peso e as prestações depois podem não ser bem iguais.

Para terminar! só quem se dedica ao XCO é que a troca tem muitos "ses", mas tudo tem a ver com os percursos em causa. Agora em maratonas esqueçam lá a 26" ....

Penso assim! bem ou mal é o que sinto.....................

A pouco e pouco ela vai vestir a "roupa" da ex. ehehheh

4 comentários:

  1. Excelente Post Carlos :-) vais arranjar mais umas "brigas" em casa do pessoal que lê o teu blog e que ainda anda de 26" eheeh... Já agora qual a medida e ângulo do teu guiador?

    Cmps

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  2. Boas Merino...

    Ninguém me dá cartão lol, por isso não haverá problemas por esses lares fora eheheh.

    o guiador tem 5.º e 63.7 cms se não estou em erro.

    também li o teu comentario no forum e vi que estás satisfeito com a troca....

    ainda penso retirar outra anilha da direcçaõ e baixar mais 0,5 cm à frente, para ver como me sinto..

    cump.

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  3. E não se torna pequeno de mais o guiador com 63 cm??, o meu mandei cortar para 67cm e noto que ando com as mãos muito nos topos dos punhos!!,agora mandei vir um de carbono com 69cm.

    Olha no segundo teste que fiz dou-te mais uma vez razão nas palavras " ainda vais alterar alguns X na tabela" lembras-te do teu mail!! Acho que sim cada vez gosto mais da 29 e me srpriende mais pela positiva..

    Boas pedaladas grande campeão ;-))

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    1. Boas

      Merino o meu da 26 era bem mais curto e não me senti bem com este tão largo, por isso lhe retirei 3 cm acho que melhorei a posição, mas pode ser só ideia lol..

      em bem te disse que ias mudar algumas opiniões e não percebo nada disto ahahah

      olha! ainda em relação ao guiador, o facto da minha ser 42 e ter a suspensão a 80 mm torna-lhe a frente baixa e possivelmente mais baixa que a tua, logo se usares o guiador mais vais inclinar-te mais a pedalar e podes sentir-te melhor, já eu se o guiador fosse maior ficava com uma posição mais curvada e com os braços uito abertos para o meu gosto..contudo pondero aumentar o avanço de 90mm para 100mm ou o de 90 mm com mais inclinação... mas não passa de ideia, pois queria chegar-me mais à frente na posição em cima da bike lol

      cump

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