terça-feira, 9 de outubro de 2012

Rescaldo da 7.ª Maratona de Óbidos

Que meia  maratona tão desejada!!#?*……

No passado domingo desloquei-me à magnifica Vila de Óbidos para participar na 7.ª Maratona de Óbidos, a qual é organizada pelo BTTCaldas em parceria com o ginásio Gloria´s  GYM, organização que mais uma vez esteve à altura das expectativas e contou com a presença de 400 atletas divididos entre a maratona e a meia maratona, muitos deles bem conhecidos do nosso BTT.
 
Como o evento não é novo para mim, tendo em conta que já marquei presença várias vezes, não tinha em mente voltar este ano porque andava um bocado farto de fazer sempre o mesmo percurso, pois por norma apenas se trocava o sentido, mas graças à publicidade com fotos, vi que o percurso ia ser diferente e não resisti, pelo que lá fui fazer uma “perninha”.




Como cliente assíduo já sei o que me esperava, mas vale sempre a pena ressalvar as excelentes instalações colocadas á disposição dos participantes, como casas de banho, balneários, acessos, estacionamentos, o café e o pastel e a extraordinária organização, que continua a cumprir os horários, não cria confusões, mantém o levantamentos de dorsais bem rápido, brinda-nos com a magnifica chegada no Castelo de Óbidos e com a entrega de prémios mais rápida da história. (cheguei 8 minutos depois do 3.º e já só os vi a sair do pódio ahahah)
Quanto à informação disponível, sabia que iria contar com cerca de 40kms, com cerca de 700 de acumulado de subida e apenas iriam existir duas subidas para trepadores as quais se encontravam nos primeiros 14 kms e depois e típica subida para o castelo. O terreno em si, seria maioritariamente estradão e no que diz respeito à concorrência fui surpreendido com a inscrição na meia maratona de alguns atletas que fazem as “grandes”. Contudo no brifing a meia maratona ganhou 8 kms, ficando assim com 48 e a maratona com 71 (não sei quantos tinha).

Mas vamos mas é ao que interessa……….

Há hora marcada lá se deu o inicio do evento e eu e o meu colega de equipa Luís Carvalho lá se posicionámos na frente da prova e posso dizer que a primeira passagem no castelo
 foi minha ehehe, mas foi sol de pouca dura porque lá apareceu outra liderança com um andamento ideal, mas à entrada na terra o andamento alterou a olhos visto e logo num terreno algo complicado, devido ao regos e ao aglomerado de atletas. Nisto já estávamos na primeira subida, momento em que levo um encosto e lá tive de por os pés no chão, perdendo assim a roda do Luís, a qual recuperei à passagem da “gruta” de extracção de gesso, mas veio logo outra parede e lá fiquei para trás, mas voltei a chegar-me a ele e entrar assim no grupo da frente composto por cerca de 20 atletas. Uns kms mais à frente sensivelmente ao kms 10 perdemo-nos e tivemos de fazer alguns metros para trás, o que fez com que muitos atletas que vinha atrás ficassem à frente do grupo e logo no início da subida mais dura da meia maratona. Como ainda não estava satisfeito e voltei a enganar-me, mas também coisa pouca, contudo com o fim das “subidas” cerca do kms 14 estava nos 35 primeiros (foram só cerca de 15 lugares que foram à vida).

Seguiu-se então a perseguição possível e a ultrapassagem a atletas que não se enganaram ou que foram perdendo a força lol, mas infelizmente o meu comboio apenas foi composto por mim e pelo atleta que ficou à minha frente no final (vet B) e por alguns momentaneamente o que não chegou para alcançar os grupos que seguiam à frente e melhorar o resultado, mas ainda assim muito satisfatório, mas aquém dos objectivos…contudo foi o meu melhor resultado de sempre em Óbidos.

Em termos classificativos, consegui chegar à divisão dos percursos (a 1 km da meta) a fechar os 30 primeiros da geral e um km depois terminava a meia no 11.º geral e em 7.º no meu escalão.
 
 Os resultado Gerais

 
 No que diz respeito ao percurso, gostei, bem agradável, bem estruturado, foi pena alguma debilidade de marcações, facto que causou alguns enganos e algumas duvidas nos caminhos a seguir e tive pena de não passar mais devagar na extracção de gesso para admirar a paisagem.
Como não sou de superstições voltei a Óbidos com o pneu que o ano passado me deixou a pé duas vezes, e com já se percebeu, este ano esteve à altura do dono lol


Em conclusão, acho que já tive melhor…. ou não…

mas uma coisa é certa, o pessoal está a andar muito e as meias maratonas estão cada vez mais renhidas, com o pessoal a andar a “vapor”, mas o meu “ferrinho” vai continuar a dar luta….

Já me esquecia de agradecer a cavaca das caldas, o tinto, o óleo e as meias, contudo fiquei desiludido pois pensava que este ano viria com uma ginjinha de Óbidos eheheh.

Sem comentários:

Enviar um comentário