segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Foi assim a Maratona Festibike 2012

Pelo terceiro ano consecutivo marquei presença no que considero a "Meca" do BTT, não desfazendo de outros eventos de grande nivel, como Portalegre, entre outros, mas porque

este envolve a diversidade do "mundo" das bikes ao estar englobado na feira.
 

Mais um vez o evento contou com um mar de atletas (+- 2300), ao ponto de ficar difícil descrever a "coisa", mas segundo quem vê diz é brutal, mesmo não tendo qualquer afinidade com bikes, ainda vou ter de ver a "coisa" de outra vertente lol.

Foi o terceiro ano que participo, e vou pela envolvência da prova e para me por à prova, pois trata-se de uma prova de "Portugal", pois se fosse pelo percurso, não me apanhavam lá, pois não é nada de especial, mas também tenho de reconhecer que um percurso para este número de atletas torna-se complicado se não for tipo "estrada".



Em termos de organização considero das melhores, pois não me tenho apercebido de confusões, complicações, problemas de atrasos, ou marcações. Mas também estamos a falar de uma prova a contar para a taça de Portugal, contudo este ano melhoraram a zona de espetaculo, mas pioraram no fato dos primeiros 25 kms serem iguais para todos, o que causou ultrapassagens constante logo que cheguei à terra batida, mas pronto, que não quer não vai.




Mais uma vez a minha participação passou pela meia maratona e tinha o objectivo de melhorar o meu 13.º lugar à geral do ano passado, mas não deu lol




Como é meu hábito, cheguei cedo e arranjei um bom lugar, depois foi só esperar pela hora marcada, em convívio com o pessoal conhecido.




Há hora marcada lá arranque e saí do espaço do evento em 3.º, depois foi posicionar-me na subida para tentar perder o menor número de lugares, o que resultou em cerca de 30 (é só cavalos a subir ehehe), situação que resolvi no plano e na descida em alcatrão, entrando assim na terra, no grupo da frente (6.º ou 7.º), o qual era constituído por cerca de 25 atletas, onde se encontrava também o meu colega de equipa Luis Carvalho.




Logo que sujámos os pneus de terra começou o martírio das ultrapassagens, pois começaram a surgir os mais lentos da maratona e estão a ver o que é uma "manada" de 25 atletas a fundo a passar "é pior que o malámen", mas pronto lá fomos passando no meio de muita gritaria ehehehe.

Com isto estava-mos cerca do km 12 onde surgia a segunda subida, das três existentes e novamente não tive força para acompanhar o pessoal, perdendo assim a roda dos 5 primeiros que seguiam à minha frente e depois de mais 20 que seguiam a trás. Como não havia volta a dar, era deixa-los ir embora e perder o menor tempo possível. Terminada a subida era momento de atacar e recuperar o tempo perdido e assim fiz em conjunto com outro atleta (na foto, vestido de verde) fui puxar, puxar e puxar, tendo recuperado algumas posições.
Á separação dos percursos já seguia em 14.º com dois atletas na roda, mas lá continuei a tentar alcançar os que seguiam ao alcance da minha visão, o que foi resultando, mas nisto também tinha sido alcançado por 2 que vieram de trás. Resumindo e concluindo a cerca de 10 kms da meta seguia num grupo de 5 atletas, mas já algo desgastado do trabalho que tinha feito para chegar mais à frente e sabia que faltava ainda uma subida curta mas muito inclinada.




Chegado à subida, parece que fiquei pregado ao chão e os outros não foram de modas deixaram-me "sozinho" ehehe (abre os olhos mula). Após terminar a subida foi tentar dar mais qualquer coisa para ver se os apanhava, mas não deu, apesar de os estar a ver alguns metros mais à frente, mas não tinha força para mais, terminando assim a minha prestação.

Os resultados oficiais foram estes, 18.º na geral e 11.º no escalão.

Meu registo:
46,78 Kms
1h40M29s
27,94 kms/h

Como é "lógico" queria mais em termos de classificação, porque em termos de andamento nunca tinha feito uma média tão alta e tendo em conta que só levei cerca de 4 minutos do 3.º classificado, que é nada mais nada menos que o campeão de contra relógio, não me posso queixar, mas uma coisa é certa já estive melhor e não consigo acompanhar o pessoal a subir, pelo que estou sem força ou o pessoal anda muito forte.



E para mais tarde recordar aqui fica uma foto do final, numa troca de palavras com o Atleta Diogo Vieira, com o qual partilhei o trabalho de tentar chegar mais à frente.

Não podia deixar passar a excelente prestação do meu colega de Equipa Luis Carvalho que alcançou o 5.º lugar à Geral e 3.º em Vet. A,  pois é mais do que merecido.


Agora é altura de repensar o futuro, e contrariamente ao que tinha em mente, encostar os brinquedos por algum tempo e depois se a vontade se mantiver volta-se à carga.

Sem comentários:

Enviar um comentário