terça-feira, 18 de setembro de 2012

A 7.ª Maratona ATV55 foi assim!

Desta feita a sorte esteve comigo e que sorte.... pois ainda não sei como não dei cabo do cabedal... mas adiante.

Desta feita o destino foi cidade de Torres Vedras, para participar na 7.ª maratona ATV55,ou melhor, na meia maratona.
A organização esteve a cargo do ATV, os quais já têm provas dadas, não fosse já o 7.º evento e por esse motivo foram brindados com muita adesão, nomeadamente cerca de 700 participantes, divididos por três percursos, 15, 40, 60 kms, sendo que ainda existiu uma caminhada, que ajuda a passar o tempo dos acompanhantes dos atletas.

Por todos estes motivos as minhas expectativas eram altas, apesar de nunca ter participado em nenhum dos eventos anteriores e não me enganei, pois deparei-me com uma estrutura muito bem organizada, um local com todas as condições para organização de eventos e acima de tudo, pessoal descontraído e bem disposto.

No que diz respeito ao percurso, posso dizer que foi de "vingança pessoal", pois foi copy paste da maratona de Ota, cerca de 20 kms rolantes depois uma subida de 3km seguida de descida e depois mais duas "picadas" curtas, perfazendo cerca de 900m de acumulado para 38 kms.
 
  Nisto eram horas de me preparar e depois de ter levantado o dorsal, o qual vinha acompanhado de papelada e uma tshirt alusiva ao evento, seguiu-se o aquecimento, com olhos sempre postos no acesso ao controlo zero eheheh, o qual abriu pelas 08:40, tendo eu feito as honras da casa lol.
Seguidamente veio a parte do briefing, algo a melhorar, pois a coluna estava muito afastado da linha de partida, o que impossibilitava o pessoal de perceber o que se dizia, mas ainda assim deu para entender que iria-mos partir a trás da patrulha ciclo da PSP e que iria-mos percorrer alguns kms de alcatrão atrás deles.
Há hora marcada ou quase, deu-se a partida e lá segui atrás da patrulha ciclo, o que deu azo a tamanha cavaqueira, sendo o principal animador o "grande" Carlos Marta. Neste momento já se circulava a uma velocidade considerável, pois os agentes não deram parte fraca, e lá iam apertando o andamento, mas chegado à saída de Torres Vedras (sentido Norte) deu-se a partida e foi prego a fundo ainda em alcatrão.
Chegada a terra batida, consegui entrar nos 15 primeiros da geral e foi tentar aguentar a roda o máximo possível, o que durou praticamente até ao inicio da subida (km 18) onde entrei em 11.º e terminei em 15.º o que foi muito bom, pois dois deles seguiam uns metros à frente e a trás não vinha ninguém.
Agora era momento cá para o "jê" pois eram cerca de 3 kms de descida e a maior parte em single track, o que me permitiu passar dois atletas e ganhar tempo aos que seguiam à minha frente. Mas como isto não é só rosas e o arriscar a descer tem os seus contratempos lá aterrei duas vezes, mas quase parado e em "ganchos".
Mais ou menos ao kms 27 deu-se a separação do percurso e consciente que seguiam cerca de 13 atletas à minha frente, foi tentar perceber quantos tinham seguido para a meia maratona o que não consegui na separação porque o elemento da organização disse que não sabia. Passados 2 ou 3 kms lá consegui saber que seguia em 2.º e estava para aí a 10s do primeiro, o qual seguia mesmo à minha frente.

Perante a proximidade forcei o andamento e aproximei-me mais, chegando a estar para aí a 20 metros dele, mas entretanto surgiu mais uma secção de subidas e ele ganhou algum tempo, tempo esse que perdia nas
 descidas ou partes rolantes, mas chegados ao km 35, última subida, deixei de o ver e optei por não "inventar", mas mesmo assim não evitou que na última descida "single" desse largas à velocidade e à adrenalina ao ponto de não ter respeitado o sinal de perigo e ter posto o meu coiro em perigo, pois dei um salto num drop para o qual não estava preparado e para ajudar aterrei fora de trilho e vá de outro drop, situação que me fez andar completamente aos papeis e a ver a vida a andar para trás, mas valeu o kit de unhas e muita, muita, mas muita sorte para não me ter "desgraçado", mas pronto, lá segui mas com um contratempo, pois o selim não se aguentou as pancadas e partiu
Com isto estava no alcatrão, mais concretamente na variante com destino à chegada e não avistava ninguém à frente nem a trás, pelo que foi manter o ritmo e tentar não dar cabo do que restava do selim, pois se o fizesse teria de pedalar de pé.
Lá terminei e confirmei o 2.º lugar, o qual infelismente, e aqui o calcanhar de aquiles da organização, não teve direito a pódio nem trofeu, contudo fui brindado à chegada com um pastel de Torres Vedras e com entrevista lol e posteriormente como lembrança do lugar alcançado, um saco contendo alguns produtos naturais, cremes, chocolate, suplementos alimentares e muita públicidade.
E os resultados foram:

Kms: 38,20
Tempo:1:43:01
Média:22,77
Acumulado: 800m
Classificação: 2.º

 
 
Para concluir, considero que foi um evento que mereceu o meu esforço e no qual gostaria de voltar a participar, pois as marcações estiveram excelentes, pessoal e muita "PSP" nos pontos essenciais, o que deu muita segurança aos participantes e informação mais que suficiente sobre o evento, contudo à um ponto que não posso deixar de tocar, nomeadamente lembranças para os primeiros ou pelo menos uma foto no pódio, mas isto já é um mal geral e não vai ser por isso que deixo de participar.
No que diz respeito à minha prestação, considero-me satisfeito, mas não a 100%, e nada tem a ver com a classificação, mas sim com o facto de ter "quebrado" por volta do kms 30, o que me fez andar a lamber a última subida.
Fica registado a morte do meu selim e o regresso do BBB ás "lides" até melhores dias eheheh

Sem comentários:

Enviar um comentário