terça-feira, 4 de setembro de 2012

Rescaldo da Maratona de Ota

Concluída a Maratona de Ota, a qual foi a 4º e última prova do regional de XCM BTT de Santarém, fica o sentimento de frustração... mas felizmente só me posso queixar de mim mesmo.

Esta foi para mim a prova mais dura do regional deste ano, mas eu já sabia disso, não fosse eu correr em casa, e também sabia que estava longe de ser ao meu jeito, mas tentei-me convencer do contrário.

Parti para esta prova com objectivo de ir ao pódio e com esperança de ascender ao 3.º lugar no campeonato, mas não sabia como havia de realizar a prova, contudo acreditava que esta se iria resolver na subida em alcatrão e não errei.


Para ajudar as coisas, fomos brindados com uma manhã de calor algo inesperada, que também ajudou a endurecer a prova.

Ota não me surpreendeu! mas também era muito difícil isso acontecer, tendo em conta o número de horas a pedalar na zona, mas considero que podia ter sido desenhada de outra forma, pois considero que a subida feita á mão era completamente desnecessária, pois não trouxe nada de espetacular a seguir.
A minha opinião
- Organização: Boa organização, mas voltamos a ter novidades na forma da partida, o que para mim peca, pois cada prova é uma forma de partida. Outro ponto a rever é a data de limite de inscrições, pois coloca-se data limite e depois é até à hora, mas pronto compreendo que serve de "marketing" lol.  
- Levantamento de dorsais: Rápido, estruturado e como tal sem confusão, pelo menos ás 08:15.
- Ofertas: Uma T-shit alusiva ao evento e um detergente para a higiene.
- Briefing: Não existiu, apenas houve referência ao prémio de montanha.
- Partida: Em boxes devidamente organizadas, separadas maratona e meia maratona separados por 2 minutos.
- Percurso: De extremos, puro btt, mas quanto a mim manchado pela subida a pé, que achei completamente descabido, tendo em conta que depois o percurso não o justificava.
- Sinalização do percurso: Bem marcado.
- Controlos: Controlos sem parar é sempre do melhor, agora considero que ficou á quem os controlos na serra, em especial depois do prémio de montanha e depois da subida a pé.
- Posto de abastecimento: muito bem colocados,à excepção do primeiro.
- ChegadaConsidero bem definida e com espaço para o "aperto" final. 
- Lavagem de bikes: Não utilizei.
- Balneários: não utilizei
- Almoço: Não participei.
- Prémios: Mantem-se os prémios para os 3 primeiros de cada categoria e desta feita  também prémio de montanha.

A minha prestação

Como é habitual lá me fui agarrar a linha de partida em conjunto com os colegas de equipa e concorrência directa,  o que para além da mais valia de partir na frente, consegui aguardar à sombra lol

Deu-se o inicio da prova e lá fomos nós, com o comboio do Arealbike a comandar, aguardado que alguém fizesse as honras, mas apenas o Fernando Carriço saiu de trás e seguiu viagem, tendo depois o Marco Mestre agarrado na frente do grupo, mas durou pouco por problemas mecânicos e lá fui eu e o Pedro Amaro a alternar a frente.

 

À partida pretendia resguardar-me, mas ao ver que ninguém estava virado para forçar o andamento acabei por ser eu a força-lo, pois procurava chegar à subida para a serra de Ota com o maior tempo possivel de distância dos outros atletas, mas sempre trazendo o Pedro Amaro comigo.

Os kms iniciais foram passando e fui conseguindo impor um ritmo forte, mesmo entre a gincana aos da maratona e nisto chego à rotunda de Ota, momento em que sou logo ultrapassado pelo Pedro Amaro, Luis Junho, André Crispim e outro atleta, os quais conseguiram vir sempre na roda e nem sequer consegui reagir, pelo que mantive o meu passo na esperança deles cederem, mas não aconteceu, pois quem cedeu fui eu, que fui a arrastar-me até ao segundo abastecimento, onde sou alcançado pelo Luis Carvalho colega de equipa.


A muito custo lá consegui chegar ao prémio de montanha na roda do Luis, tendo percorrido alguns kms na serra com ele, mas na descida para o Bairro fiquei bloqueado atrás de atletas de "estradão" e perdi-lhe a roda, mas lá segui.

 Já a chegar ao miradouro, sou ultrapassado por dois ou três atletas e entretanto inicia-se os "s" e mais uma vez levo pessoal muito lento à minha frente, que me limitam a descida. 

Chegado ao rio da-se a parte mais dura, subir à mão aqueles metros todos e depois ainda mais uns bons metros de subida montado, onde tive muitas dificuldades e fui ultrapassado por mais atletas que já tinha passado, mas cumprido a ascensão foi a dar o máximo para tentar passar alguém, o que consegui, pois ainda ultrapassei três atletas, sendo um do meu escalão e por muito pouco não agarrava o 4.º do meu escalão.

Chegado à meta mais uma desilusão, pois pensava ter chegado em 3.º ou 4.º do meu escalão e obtenho a informação que tinha chegado em 5, sendo que ainda estou para descobrir onde fui ultrapassado, mas como não consegui-mos conhecer o pessoal todo e estes eram-me desconhecidos, temos pena .. fonix....

Meus Resultados
Kms: 38,20
Tempo: 1:47:41
Média: 20,18
Acumulado: 800 m
Classificação: 5.º Vet A (10.º Geral)
http://trilhoperdido.com/index.php?option=com_content&view=article&id=116&Itemid=127

Passeio Meia-Maratona – Veterano A
ClasNomeEquipaTempo
1Pedro AmaroArealbike/Rádioalenquer01:44:50
2Luis CarvalhoArealbike/Rádioalenquer01:45:45
3João ChagasIndividual01:47:10
4Mauro SantosIndividual01:47:37
5Carlos SantosArealbike/Rádioalenquer01:47:41
6Pedro SerradorOURIBIKE C.C. OURIQUENSE01:47:45
7Ernesto Sérgio CaniçoRibabike01:50:19
8Miguel DelgadoG.D.M.-BTT-TeamAço01:50:59
9Pedro BarrelaOURIBIKE C.C. OURIQUENSE01:52:33
10Vítor MendãoClube de Ciclismo Marco Chagas01:52:44
 

O meu dia:

Começou pelas 08:00 com o pequeno almoço e com um sentimento de pouca vontade, o que me causou um sensação algo estranha, pois por norma estou sempre com a adrenalina em alta, mas pronto, vá carregar o carro e seguir para Ota, que são 10 minutos de carro.

Já em Ota encontrei-me com o pessoal da equipa e colocou-se a conversa em dia, bem como lá dei instruções aos fotógrafos para a estratégia fotográfica. Como desta feita os familiares eram mais, deu para "aguadeiros" e tudo eheheh.

Ficam os meus parabéns aos vencedores em especial ao Pedro Amaro meu colega de equipa pela vitória na prova e no campeonato, à Arealbike/radioalenquer pelos resultados, ao Luis Carvalho pela excelente prova e 3.º lugar no campeonato, bem como ao Luis Junho que está com uma forma altíssima e por fim, mas não menos importante ao André Crispim de me deixou de boca aberta com a sua condições física. Também não podia deixar de agradecer à minha familia pelo apoio, tendo desta feita aumentado a claque, com a presença da minha irmã, cunhado e avó, que diz que foi a primeira e última, pois não está para me ver sofrer assim. (acho  que ela é que tem razão) lol.

Para concluir, posso dizer que fica a experiência, ficam os erros e fica a confirmação que o trabalho tem de continuar, porque o pessoal não pára e está tudo muito competitivo e muito forte.

Sem comentários:

Enviar um comentário