terça-feira, 6 de setembro de 2011

Rescaldo XCM#3 Alpiarça - Regional de Santarém

Hoje foi dia de mais uma estreia, desta vez na localidade de Alpiarça, onde nunca tinha ido, pelo menos que me lembre.


Sai de Alenquer pelas 07:45 de boleia com os paistrocinios e apenas com a companhia do Ricardo, uma vez que a equipa foi participar na 3.ª Maratona dos Trilhos da Vila em Alenquer.

Arranquei em direcção a Alpiarça, com uma temperatura algo esquesita e a chover, mas quanto mais me aproximava de Alpiarça melhor estava o tempo, o qual se veio a compor com um solzinho à maneira.

Chegado a Alpiarça fui levantar o dorsal 120 e desloquei-me para a entrada da box, pois queria ser dos primeiros, o que consegui, pois fui o segundo a entrar para a box, a qual foi composta pelos elites e Veteranos A da maratona e meia maratona. À partida estavam alinhados na primeira fila os meus concorrentes directos e algum pessoal conhecido, Ricardo Pereira, Luis Carvalho, Pedro Amaro, Irmãos Trancadas entre outros.


À hora marcada, ou seja, pelas 10:00 deu-se a partida e lá fui eu no prego a tentar chegar o mais à frente possível, aproveitando os primeiros kms em alcatrão, pois tinha todos os federados à minha frente. Com a entrada na terra batida o pelotão começou a alongar e a formar-se grupos. É este o momento que considero mais importante numa prova, porque se formos bem colocados .... depois é só manter lol.

Consegui fazer uma prova sem grandes complicações e quase sem ultrapassagens, porque depois de engrenar num grupo, foi sempre a rolar. Ainda tentei deixar o grupo para trás e ir na roda de outro atleta, mas acabei por peder a roda dele e tive de fazer uns kms sozinho até ser novamente alcançado pelo grupo, grupo esse que se manteve até ao final.

Nos primeiros 20 kms ainda consegui acompanhar a pedalada do "Luís Rufino" que estava em igualdade de pontos comigo mas depois faltou-me pernas.


Fica aqui também o registo que após uma troca de palavras com o Pedro Barreira, referentes ao open do Cartaxo, lá nos entendemos e tivemos de fazer equipa para alcançarmos outros dois atletas que tinham conseguido fugir do grupo e um deles contava para a nossa classificação. Já na parte final, a cerca de 300 metros da meta, ataquei, fui mais forte e terminei à frente do Pedro, mas não consegui alcançar o outro que terminou a escassos segundos e com direito a pódio lol.

Meu resultado:
Kms: 40,97
Tempo: 1h37m47s
Média: 24.9
Acumulado: 500
Classificação: 4.º (veteranos A) e 6.º Geral




Passeio Meia-Maratona – Veteranos A (30 a 39 anos)
ClassificaçãoNOMECLUBETEMPOPONTOS
1Carlos TrancadasBike Clinic01:33:4040
2Luís Rufinowww.luisrufino.com- Treinador Pessoal01:36:3235
3Luis LopesRIBABIKE/B. V. Almeirim01:37:0530
4Carlos SantosArealbike/RadioAlenquer01:37:1026
5Pedro BarrelaOuribike C.C. Ouriquense01:37:1223
6Luis CarvalhoTrilho Perdido/BarboRacing01:37:5820
7Ernesto Sérgio CaniçoRIBABIKE/B. V. Almeirim01:38:1018
8Bruno MaiaClube de Praças da Armada01:38:1216
9Luis JunhoClube de Praças da Armada01:38:1414
10Carlos RodriguesBarbo Racing01:40:4512
11Vitor MendãoHILZY RD SERVICES01:41:2610
12Pedro Miguel SoaresBike Clinic01:41:309
13Pedro SerradorOuribike C.C. Ouriquense01:43:418
14André Filipe LopesBike Clinic01:43:437
15Pedro AfoitoJP Bike Clube BTT Cartaxo01:45:176


 A minha opinião
- Organização: organização simples mas objectiva e sem complicações, mas continua a existir problemas na organização no terminar da meia maratona e segunda volta da maratona devido ao aculumar de pessoas na zona de passagem dos atletas.
- Levantamento de dorsais: super rápido (08:50)e sem confusões. 
- Ofertas: a tshirt da praxe, achei muito fraco para o valor da inscrição.
- Briefing: para mim inexistente.
- Partida: Partida à hora marcada e bem organizada... a mota podia era andar um bocadinho mais depressa e evitava os atropelos.
- Percurso: Muito rolante, muito estradão, alguma areia e pedras, pouca subida ...dentro das expectativas.
- Sinalização do percurso: boa.
- Controlos: muito bom, sem necessidade de parar.
- Posto de abastecimento: não utilizei.
- Chegada: Muito boa, com a gincana final, mas devia de ter sido colocado umas baias para evitar a confusão da passagem dos atletas da maratona.
- Lavagem de bikes: Não utilizei.
- Balneários: Não utilizei.
- Almoço: não participei.
- Prémios: Sem conhecimento

Conclusão:
Estou muito satisfeito com o resultado da prova, pois consegui alcançar o meu objectivo, apesar de ter sabido a pouco, tendo em conta que a 1 km do fim ia colado ao 3.º lugar, e consegui ficar à frente de atletas que por norma têm ficado à minha frente.  Já em termos gerais fiquei desiludido por o 4.º classificado não participou, logo ia subir um lugar, mas como o 7.º estava empatado comigo e ficou em 2.º fique na mesma em 6.º lugar, mas consegui reduzir a diferença pontual, para o 4.º e 5.º lugar já não é mau.

Fica o agradecimento mais uma vez aos meus pais por tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário