domingo, 18 de setembro de 2011

Rescaldo da 6 Maratona de Óbidos

É como pouca vontade que faço o rescaldo do que foi a minha presença na 6.ª Maratona de Óbidos, mas como estas também contam, segue o dito cujo.

Ainda estava a 4 dias da prova e já as coisas pareciam estar nubeladas, pois consegui apanhar uma gripe em "condições" mas dei cabo dela e fui participar praticamente limpo. Com isto chegou o dia e o acordar foi pelas 06:15 da matina, pois o encontro com o restante pessoal da equipa estava marcado para as 06:45.

Segundo problema, antes de seguir para Óbidos fui para abastecer o meio de transporte porque estava na reserva mas as bombas de serviço de 24 horas não aceitavam o meu MB e lá fui eu quase sem "petróleo" a pensar quando ficava a pé, mas para piorar as coisas apercebo-me que  minha pandereta ia a aquecer demasiado...falta de água, pensava eu, mas não.... mas lá consegui chegar a Óbidos pelas 07:45 na companhia do Luis Monteiro e do Rui Barral que seguiam descontraidamente em outro veículo lol.

Quando cheguei a agitação ainda era pouca, mas em pouco tempo começou o movimento que se esperava, tendo eu ido buscar o dorsal antes que começasse a confusão. Seguidamente preparei-me para a prova e ainda consegui comprimentar o Mauro Domos, o Paulo Coutinho e os irmãos Trancadas que andavam a passarinhar por lá.

Pelas 08:20 lá me desloquei para a partida, e coloquei-me mesmo à frente, onde aguardei 40 minutos com um friuzinho manhoso, tal era a ventania que se fazia sentir. Pelos 09:00 em ponto iniciou-se a prova e eu sem grandes incómodos assumi a cabeça do pelotão até à subida para o Castelo.

Com a entrada na terra os primeiros começaram a impor ritmo, algo moderado que estava a originar que o pessoal de trás viesse a tentar as ultrapassagens, mas nisto surge a primeira subida "à homem" por volta do km 8 e lá fui eu a tentar ir na roda e nisto zas pneu da frente furado. Ainda andei uns bons metros porque o liquido vedou, mas estava muito vazio,pelo que disse ao Luis Monteiro que ia furado e tinha de parar, o que aconteceu a meio da subida. Lá dei ar ao pneu e arranquei a correr encosta a cima e tentar recuperar o prejuízo, pois o meu objectivo estava a ficar difícil de concretizar. Depois da subida veio uma descida e um estradão e com isto mais 4 kms e eu no chão novamente com o pneu da frente furado. Fiquei pior do que estragado, mas como desistir não é meu lema tentei por um "machão" no pneu, mas com a pressa correu mal e lá tive de colocar câmara de ar pois não queria arriscar a encher o pneu e ele voltar a despejar, porque já não tinha como o encher , uma vez que uso ar comprimido. Nisto passaram uma tonelada de gajos e perdi para cima de 5 minutos.
Daqui para a frente foi sempre a fundo ou quase pois o pessoal não saia da frente e eu tinha de aguentar, mas a pouco e pouco lá fui passando o pessoal, ganhando vontade e comprimentando o pessoal conhecido que ia passado, ainda tentei dar roda ao Rui Barral e ao Mauro mas eles não quiseram.

Já perto do final sou informado que seguia 60 à minha frente.... o que me motivou bastante, mas pronto tirando os da maratona não devia de estar assim tão mau....tanto que seguia na roda da Ana Antunes da JPBikes "Campeã Nacional de Maratonas". Até ao final ainda passei mais uns quantos mas mesmo assim foi muito inglório o resultado final.
 
Resultados
         Kms: 39,90 
         Tempo: 1h41m55
         Média: 
         Acumulado: +- 600 m
         Classificação: 23º 

            http://www.bttcaldas.com/site/classi



A minha opinião


- Organização: sem nada a apontar, uma das melhores organizações que conheço
- Levantamento de dorsais: rápida, sem confusão, bem estruturada e organizada.
- Ofertas: a t-shirt, bonita, mas da vez estamos mais pobres.
- Partida: a horas, muito bem organizada.
- Percurso: infelizmente estou a começar a ficar enjoado, porque é sempre mais do mesmo e está a perder a graça.
 - Sinalização do percurso: excelente!

- Briefing: inexistente.
- Chegada: a melhor que conheço.
- Controlos: sem nada a apontar.
- Lavagem de bikes: sem opinião
- Posto de abastecimento: sem opinião
- Balneários: excelentes condições, sem nada a apontar.
- Almoço: não participei



Conclusão: 
Os objectivos saíram furados em longa escala, mas a nível físico senti-me muito bem e pelo registo do meu kms que acusou 1h32m23s a rolar, fui um bom tempo tendo em conta que andei de trás para a frente. Fica o treino à reparação de furos e ao sacrifício/força psicológica.

Fica uma palavra de obrigada aos que se ofereceram para me ajudar e aos meus fotógrafos que agora não falham uma. 

Sem comentários:

Enviar um comentário