segunda-feira, 31 de março de 2014

Rescaldo da V Maratona de BTT Castro S Martinho/Tasquinhas de Rio Maior

Mais uma maratona à homem...que tareia!!!!

Há vários anos que tentava marcar presença neste evento, pois realiza-se na cidade que me ensinou umas "coisas" ahahah, mas por motivos diversos não tinha sido possível cumpri este objectivo está agora. Assim sendo, no passado domingo desloquei-me à Cidade de Rio Maior e participei na V Maratona de BTT  "Casto S. Marinho/tasquinhas" de Rio Maior, evento organizado pelo BTT- Rio Maior. 

A minha participação passou pela maratona, a qual se apresentava com cerca de 1300 D+ para 62 kms, e iria ter como ponto mais alto, a famosa Serra de Aires e Candeeiros. À partida sabia que teria cerca de 70 concorrentes entre os cenca de 350 que marcaram presença e para além do habitual, tinha de contar com as dificuldades impostas pelo S. Pedro e que dificuldades......

No que diz respeito à avaliação do evento, a minha foi a seguinte:

Numa cidade que se apresenta como a "cidade do desporto" considero que ia à espera de melhore condições de infraestruturas, contudo em termos de reparos, apenas registo o facto da casa de banho não ter luz "haja telemóvel com luz". No que se refere a outros reparos, registei a falta de elementos da organização no PC2 da maratona (não estava lá ninguém), assim como em dois atravessamentos de estradas e ficou a falta de duas marcações mais perceptíveis na "serra". Registei ainda o facto da organização querer esperar 5 minutos por atletas que se atrasaram para a partida, quando estão alguns 300 prontos para partir...é mais fácil esperarem 300 dos que se levantarem mais cedo meia dúzia deles....e a divulgação tardia das classificações, porque actualmente mais de 24 horas é muito tempo.   

Registei positivamente o cumprimento do horário da partida, o local do evento, marcações no geral, entrega de prémios imediata, banhos ainda quentes (depois de alguns 250 atletas) e o mais importante de tudo....o percurso 5* .

Em termos de lembrança, trouxe uma T-shirt alusiva ao evento e um saquinho de sal.

A prestação foi assim!!!

Entrei para o controlo 0 já com alguns atletas posicionados na frente da corrida, mas nada que me incomodasse, pois a concorrência estava "controlada" lol. Como prometido, antes da partida começou a chover e se já estava frio, pior ficou e eu vá de mudar de roupa, troca jersey pelo casaco o que foi uma boa aposta. Há hora marcada deu-se então inicio e lá fomos nós dar uma volta pela cidade de Rio Maior, tendo os primeiros kms sido realizados em alcatrão, permitindo desta forma o pessoal posicionar-se. 
Com a entrada na terra batida o andamento "subiu de nivel" e lá fui fazendo o que podia dentro do top 10, pois o Cesário queria acabar a prova depressa ehehhe. Meia duzia de kms depois comecei a perder a roda do grupo da frente (alguns 6) e agrupei-me ao grupo perseguidor, onde me mantive até à divisão dos percursos, o que ocorreu cerca do kms 20. Na divisão alcancei o Horta e fizemos alguns kms juntos, até o percurso começar a "impinar", momento em que cedi ao seu andamento, ficando desta forma sozinho na 5.ª posição à entrada para a serra. Daqui para a frente surgiu a pedra à bruta e com o pânico de furar acabei por levantei o pé do acelerador e fiz muitas secções de pedra a pé, tanto a subir como em plano, para evitar cortes na "carteira" e trabalho de mecânica na prova eheheh. Com isto estava passada a parte pior da pedra e tinha sido alcançado por um atleta, atleta com o qual segui "viagem" e que viagem, pois o nevoeiro, chuva e lama não nos deixava quase ver o caminho em plena Serra de Aires e Candeeiros. 


A trabalhar em conjunto com o atleta do MontejuntoBike team consegui-mos alcançar outro atleta que à nossa passagem ficou para trás, mas volvidos mais uns bons kms também eu fiquei para trás, contudo alguns kms depois consegui alcança-lo e ele e a outro atleta, o qual ficou para trás, isto já com a junção dos dois percursos. Neste momento estávamos numa parte bastante divertida do percurso com um trilho de vários kms cheio de lama e técnico onde íamos pedido aos atletas mais atrasados para nos deixarem passar..um bem haja a esse pessoal que em nada dificultou as ultrapassagem. A cerca de meia duzia de kms do fim não consegui aguentar o andamento do atleta do Montejuntobike Team e ele seguiu viagem, tendo eu feito o resto sozinho, ou melhor com as "piranhas" que devo ter apanhado no rio, pois era só dentadas nas pernas ahahah. Concluídos os 63 kms, estava terminada a minha prestação na 5.ª posição geral, numa prova que apesar de "poucos" kms ficou marcada na minha memória com de elevada dureza, muito graças a S. Pedro que nos molhou do principio ao fim, arrefeceu-nos e enlameou os trilhos.

Meus registos:
Classificação: 5.º à Geral e 4.º no escalão
Kms: 63,10
Tempo: 3:00:11


Classificação 
Geral


Escalão










Em conclusão: objectivo foi cumprido, porque conclui mais uma maratona sem problemas, uma vez que o cansaço, as dores nas pernas e não aguentar os mais rápidos, não são problemas é a essência.  
Considero que a opção de não ariscar na pedra foi o mais correto, pois não tive despesas extras e fui trabalhar no dia a seguir, e seria sempre alcançado pelo outro atleta, era uma questão de tempo e assim fiquei a conhecer mais um atleta da zona lol...
Continuo a não conseguir ingerir sólidos durante as provas (sempre de motor aberto lol) e mais uma vez fui carreado desnecessariamente com duas barras e 600 ml de água, pois o bidon apenas foi passear, assim como uma barra, já a outra só veio metade...



Agradeço aos meus paistrocinios por me terem acompanhado e pelas fotografias à "top" e  também ao Rui Seabra por recuperar as minhas perninhas https://www.facebook.com/ruiarmandoseabra?fref=ts

Momentos:


     


Sem comentários:

Enviar um comentário