quinta-feira, 30 de maio de 2013

Rescaldo do Circuito de Meca 2013

Meca com sabor a profissional ..................

Na segunda feira passada fui participar no circuito de Meca, evento inserido nos festejos da localidade, pois não poderia perde uma das poucas hipóteses de participar em eventos de "estrada" porque como não sou federado tenho de me limitar a assistir lol

O evento é uma tradição e de inscrição gratuita e pode-se rotular de "informal", mas ainda assim não tem falta de qualidade, sendo que este ano o nível voltou a subir em qualidade e quantidade, não estivessem em jogo prémios monetários até ao 5.º lugar.

O circuito do evento é sempre o mesmo, ou quase, sendo que este ano eram 15 voltas com cerca de 2 km, onde cerca de 800 metros era em subida "à homem", 400 metros em patamar e o restante em descida a alta velocidade e muito perigosa, pois cruzamos-nos uns com os outros, uma vez que a o circuito decorre numa via, sendo utilizados os dois sentidos, um para subir e o outro para descer.

Alinharam à partida cerca de 25 atletas dos quais 3 senhoras participantes, "tendo como cabeças de cartaz" Fabio Silvestre - Ciclista Profissional da Leopard Trek, António Pereira Barbio - Ciclista Profissional da team Ceramica Flaminia - Fondriest, Claudio Paulino - Viveiros Vítor Lourenço/Sintra CC(3.º Calss. Campeonato Nacional de Contra-relógio Masters 2013) , Vitor Lourenço - Viveiros Vítor Lourenço/Sintra CC(Campeão Nacional), Duarte Salvaterra (Pinabike) e a grande surpresa, pelo menos para mim, André Crispim - GDM - Escola de Ciclismo Alexandre Ruas, entre outros que não conheço lol. 

Mas vamos lá à minha prestação.......

Cheguei a Meca logo me apercebi da qualidade da concorrência e do elevado numero, ou melhor nem se pode chamar concorrência, pois a minha concorrência era menos de metade dos participantes, mas como o meu objectivo passava por mais um treino em zona que não é a minha cara (subidas duras em estradão) não foi coisa que me preocupasse, ainda assim iria fazer pela vida como é meu feitio. 

Inscrição feita foi momento de dar umas voltas de aquecimento com o meu colega de equipa Luis Carvalho e trocar umas ideias com o pessoal conhecido. Entretanto organizou-se a partida e depois da tipica "reza" lá se deu a partida.

Logo a meio da subida deu-se um ataque dos profissionais" e lá foram eles, tendo no entanto os restantes feito pela vida e eu deixei-me vir na cauda do pelotão, mas à segunda volta já existia um grupo perseguidor, e um segundo grupo, sendo que os restantes já vinham todos partidos, onde eu me incluía  mas nada que me preocupasse pois ainda faltavam muitas voltas. Volta a pós volta fui passando atletas até que mais ou menos a meio da prova sou dobrado pelos dois primeiros e a duas voltas do fim (para mim) sou dobrado pelo grupo perseguidor, sendo que logo após entrar na 14.ª volta chega o primeiro e algum tempo depois termina o André Crispim e logo atrás o grupo perseguidor. Entretanto termina o Paulo Lopes, o David Ventura e o Luis Carvalho e depois eu, com 14 voltas cumpridas. Resumindo, pelas minhas contas fiquei para aí em 10.º num total de 14 atletas a terminar.

O pódio....

1.º - Fabio Silvestre                   1.º - Andreia Lopes
2.º - António Barbio                   2.º - Filomena Paulo 
3.º - André Crispim                    3.º - Madalena Ventura


Os meus registos:
2013                                                    2012
Tempo: 1h04m04                                   0h47m20s
kms: 25,73                                            20,80
Média: 24,01                                         25,03
Acumulado: 700m                                  560 m
Voltas: 14                                             14 

Em conclusão:

Foi um magnifico treino de séries fora da minha zona de conforto e não é todos os dias que se "corre" cara a cara, ou quase, pronto! os primeiros 100 metros, com ciclistas profissionais. Não sou daqueles que são contra a presença deles, pois só dignifica o evento "fantasma" e quem sabe se o evento não evolui para outro patamar devido a estas presenças, contudo não vejo com muitos bons olhos eles aceitarem o prémio "financeiro" mas o que eu penso vale o que vale!

Venham mais eventos "fantasma" para que me divirta na estrada!

Sem comentários:

Enviar um comentário