terça-feira, 7 de maio de 2013

Rescaldo da 2.ª Maratona BV. de Óbidos

Uma palavra chega! magnifico! magnifico!magnifico!

Não foram à maratona! Então não ganharam anos de vida eheheh, pois considero que vou viver mais uns anos depois de ter ficado maravilhado com o percurso que me apresentaram e só fui para a meia, pois se fosse à maratona nunca mais morria lol.

O evento foi organizado pelos Bombeiros Voluntários de Óbidos e contou com cerca de 250 participantes, o que no fundo é uma boa adesão, tendo em conta que decorreu o "Portalegre" no dia anterior, mas ainda sim algo ingrato para todo o trabalho desenvolvido no terreno pela organização.
O evento estava dividido por três percursos, 20, 35 e 60 kms, sendo que o que me diz respeito, meia maratona, tinha cerca de 700 de acumulado de subida, os quais se encontravam praticamente em duas subidas. Ainda ponderei a participação no percurso maior, mas acabei manter a primeira opção, sendo certo que tive 34 km para pensar, uma vez que a separação era junto à meta.

Felizmente continuo-o a ir com objectivos de "pódio", mas desta feita sabia que a "coisa" estava complicada, tendo em conta que iria ter a companhia de Lúcio Oliveira, Ricardo Mendes e André Agostinho, os quais têm-me descarregado nos últimos eventos, mas tais presenças também contribuíam para uma motivação extra, bem como a presença de Luís Junho. 


O evento também conta com um pormenor caracteristico, ou seja, não à divisão de percurso e como tal, conseguimos ter uma ideia da classificação geral à chegada na meia maratona, mas também pode ser uma desvantagem, pois nunca se sabe quem "vira" para a a meia ou continua para a maratona.

A minha avaliação do evento foi a seguinte:

Aspectos positivos: 
  • Infraestrutura muito boas para organização de eventos.
  • Controlos 
  • Simpatia, alegria e boa disposição da organização.
  • Percurso (sem palavras) para além dos trilhos de kms, a passagem pelas ruas da aldeia com as pessoas à porta foi "topo".
  • Controlo "0"
  • Classificações online.
  • Promoção do evento
  • Marcações e pessoal a controlar os pontos de risco.
  • Pontualidade
Aspectos a melhorar:
  • Chegada no Castelo, apesar de ser muito bonita, acho que o risco é enorme para os visitantes, pois na disputa de uma posição, coloca-se em risco as pessoas que nada têm a ver com a situação, pelo que considero que a manter-se esta chegada deve ser feito um corredor com baías ou fitas para que não existam ultrapassagens depois da entrada no castelo. 
  • A entrega de dorsais, muito confusa e lenta, ainda assim resolvida a tempo da partida.
  • Brifing, o microfone não queria nada com o homem!
  • Um pódio ficava muito bém!
Lembranças:
  • Uma Tshirt alusiva ao evento e publicidade da bela Vila de Óbidos.
A minha prestação:

Sabendo antemão que tinha pessoal na meia a andar mais do que eu, tentei chegar à terra batida bem colocado, e consegui, para que daí para a frente me mantivesse junto dos primeiros o mais tempo possivel, pois só assim existia alguma possibilidade de pensar em pódio, mas a roda dos primeiros foi curta, não durou mais de 5 kms, pois o "espigão" deu um andamento tal, que na primeira inclinação cedi lógo, perdendo a roda do André, do Lúcio e do Ricardo, tendo desde logo pensado"já foste". 

Como não havia mais nada a fazer do que continuar, lá segui entre o grupo da frente e o grupo perseguidor, até ao primeiro trilho, momento em que me aproximo dos primeiros, mas logo me enganei e tive de voltar uns metros para trás, ficando na cauda do grupo perseguidor e lá me fui mantendo, até que chega o kms 12 e a primeira subida há homem e lá voltei a ficar para trás, caindo para o terceiro grupo, em muito mau estado fisicamente.

Como depois de uma subida vem uma descida e quando esta tem um trilho no final é ouro sobre azul para a minha pessoa,  o que fez com que conseguisse juntar os grupos e daqui para a frente seguimos cerca de 7 atletas, sendo o comando apenas repartido por três.
Sensivelmente a 15 kms do fim começo a ver o Lúcio e tento forçar o andamento do grupo, mas ninguém estava para aí virado e lá tive de fazer as honras da casa, com algum apoio do Réne Caseiro, mas como ele seguia para a maratona não estava para aventuras lol, contudo ainda me moeu a cabeça para eu ir para a maratona, mas não cedi ehhehe.

Os kms foram passando e não consegui ganhar qualquer tempo ao Lúcio  pois era eu contra ele e como tinha de controlar os que vinham comigo, para não trabalhar em vão, porque depois deixavam-me para trás e com um bocado de azar até o Lúcio ficava para trás,  nunca esgotei as força e ia aproveitando os trilhos para ganhar vantagem e descansar depois.
A 5 kms do fim já só trazia na minha roda, um atleta da maratona(fez 3º) e um que nunca se confessou até à separação, onde "como que não quer a coisa" se passa para a minha frente e vá de "partir" pelas escadas a baixo, situação que me incomodou bastante, porque depois de 15 kms pendurado ele estava com muita força, pelo que o meu mau feitio veio ao de-cima e lá me f... todo pelas escadas a baixo atrás dele e logo depois numa viragem à esquerda o camarada foi em frente e eu esperei por ele depois da meta, já com a 4.º lugar para mais tarde recordar........   

Meu registo:
Classificação: 4.º  
Kms: 32,96
Tempo: 1:32:26   
Média: 21,10
Acumulado: +-700


Em conclusão:

Regista-se mais uma prestação da Bergamont sem problemas, mas já não posso dizer o mesmos do kit de pernas, o qual teve uns problemazitos nos primeiros 15 kms eheheh. Infelizmente não consegui melhorar o meu 3.º lugar do ano passado, mas foi uma classificação justa, pois conta fatos não à argumentos. Fica também na minha memória como a primeira maratona de xco, sim aquilo pareceu um circuito de XCO.

Para dar mais credibilidade à coisa estava aqui a pensar em agradecer a alguém, mas depois de muito pensar só me vem à memoria o Tiago Sousa, pela boleia e aos paitrocinios por mais uma sessão fotográfica.

Momentos:








                                                   




Sem comentários:

Enviar um comentário