terça-feira, 8 de maio de 2012

Rescaldo da I Maratona dos BV. de Óbidos

Afinal Óbidos é muito mais do que a lagoa.....

Depois de várias participações em eventos na localidade de Óbidos quase sempre nos mesmos trilhos, os Bombeiros Voluntários de Óbidos colocaram mãos à obra e mostraram que Óbidos tem grandes potencialidades e paisagens, para além das já tradicionalmente conhecidas, pelo que merecem o meu muito obrigado.


 Depois de vários dias de chuva que deixaram os participantes e organização de pé a trás, o S. Pedro também apoiou os Bombeiros e fechou a torneira, permitindo assim um percurso praticamente sem lama (40 km) e perporcionou um domingo de sol e temperaturas muitos agradáveis.

Infelizmente continua-mos a ter mais do mesmo, pois segundo a organização durante a noite foram retiradas as marcações do percurso, o que obrigou a organização a um trabalho extra, por forma a resolver a situação, mas apesar do esforço, ficou "manchada" por esse motivo. Ainda não consegui perceber o que leva o pessoal a estragar o trabalho de outros, mas enfim..... 

Não estava agendada a minha participação neste evento,  mas ao acompanhar a promoção da prova no Forum BTT, o interesse em participar surgiu, devido ás fotografias apresentadas do percurso, as quais me criaram uma expectativa muito alta em termo de percurso, sendo que ao vivo a história foi ligeiramente diferente, pelo que, tenho pena que a meia maratona não tivesse sido realizada na segunda parte da maratona e aí sim, vinha completamente extasiado, mas ainda assim está mais do que recomendada......

A minha opinião
- Organização: Em termos gerais posso dizer que existia muita vontade e meios, ficou a faltar algum "sangue frio" e uma gestão correcta dos meios, bem como, a definição de alguns pontos que considero importantes, nomeadamente a definição do momento da entrega de prémios, para evitar o "é só mais um bocadinho" (foram 2h de mais um bocadinho), o facto de ser definido se quem se inscreve para uma vertente e vai para a outra é classificado e por fim, mas a mais importante, a confirmação de dorsais à chegada, pois se não os confirmam, para que servem os postos de controlo......

 - Levantamento de dorsais: Algo confuso e demorado, ás 08:10, mas resolveu-se tudo a tempo.
- Ofertas: Uma tshirt alusiva ao evento.
- Briefing: Muito bom! Bem falado, esclarecedor e audível.
- Partida: Antecedida de controlo "0", o qual deveria ter aberto mais cedo, o que provocou um atraso de 15 minutos. Ficou também a dever-se uma "voltinha" antes de se entrar na terra para alongar o pessoal.
- Percurso: Muito agradável, sem grandes paredes, mas as que existiram fazia mossa, bons trilhos...(40kms)
- Sinalização do percurso: Podia ter sido diferente! ou não! se não retirassem as marcações, mas o que posso a dizer é que poucos foram os cruzamentos onde tinha a plena certeza de que tinha ido pelo sitio certo, devido a falta de setas e ao tamanho das fitas, mas felizmente só me enganei num sitio, por meia dúzia de metros e no castelo onde voltei para trás para confirmar se era pelo interior do castelo.
- Controlos: Sem reparos durante o percurso, já à chegada, ninguém se preocupou em confirmar..........
- Posto de abastecimento: não utilizei.
- Chegada: O castelo é aquela "coisa", mas ainda assim não se ficou a trás, graças a gincana por trás do estádio... muito bom!......
- Lavagem de bikes: Auto tanque dos bombeiros e mão de obra da organização eheheh.
- Balneários: Excelentes condições e com água quente... onde fiz 2.º lugar ahahaha
- Almoço: Não participei.
- Prémios: Para os primeiros 3 de cada categoria, mas fiquei desiludido, por não ter existido mais 5 euritos para troféu para o 3.º da meia, sinceramente achei injusto, mas a minha opinião vale o que vale e já participei em outras que nada foi dado......

A minha prestação

Segui para a prova sem o descanso desejado, por motivos profissionais, mas ainda assim sentia-me bem e estava motivado. Independente das sensações coloquei-me na frente da linha de partida, como é hábito e foi muito importante esta posição, uma vez que praticamente arrancámos dentro do trilho, tendo eu entrado nas primeiras posições, evitando assim a confusão.


Depois do primeiro trilho segui-se uns metros em alcatrão onde se formou um grupo de atletas na frente da corrida, grupo esse que perdeu diversos elementos na primeira subida, ficando reduzido a cerca de 10 elementos, onde eu me incluía. Sabendo eu que era de extrema importância manter-me no grupo da frente, tentei ao máximo aguentar-me na cauda desse grupo, apesar do elevado andamento imposto por atletas tais como Ismael Graça, Hugo "Espigão", Tiago Fragata, irmãos Trancadas, Cesário entre outros.



A minha resistência durou até cerca do km 12, onde surgiu a primeira subida mais durinha, tendo eu ficado uns metros para trás mais outro atleta, mas fomos mantendo o contacto visual com o grupo durante mais cerca de 5 km, não tendo no entanto os consegui alcançar. Entretanto também o Cláudio Trancadas perdeu o "comboio" e juntamos-nos a ele e lá fomos nós a tentar recuperar algum tempo aos da frente, mas este trio foi sol de pouca dura, uma vez que não consegui-mos acompanhar o Cláudio a subir e fomos ficando para trás, mas nada que me desmoraliza-se uma vez que sei o andamento que ele tem.


Segui então eu e o outro atleta, que por sua vez também ia equipado com uma MSC WCR "igual" à minha, a tentar não perder muito tempo para os primeiros, até que cerca do kms 30 alcançamos o Carlos Trancadas com alguns problemas físicos o qual não nos conseguiu acompanhar.

Já no último controlo consegui-mos avistar três atletas, os quais levavam cerca de 30 segundo de avanço e que nos fez forçar o andamento, mas surgiu a parte mais dura da meia maratona e eu sabendo que as subidas longas não é o meu forte e como o outro atleta subia melhor do que eu, disse-lhe que os tentasse alcançar, uma vez que eu estava "arrumado" e não ia para a maratona, tendo ele colocado "uma" a baixo e lá foi ele.
Nisto faltava apenas a subida para o castelo e o single da parte de trás do castelo, para a meia maratona estar concluída e como não vinha ninguém a trás, em mais de 2kms de extensão, limitei-me em seguir descontraidamente, pensando eu que os cerca de 8 atletas que estavam à minha frente iam para a maratona, mas enganei-me, pois dois deles tinha seguido para a meia, informação que obtive a 2kms do fim, local da separação do percurso, mas mesmo que a tivesse tido 2km depois de partir não tinha mudado nada, pois não tinha andamento para eles.  



Desta forma terminei a minha participação na terceira posição, num percurso com extremo empenho por parte da organização, mas onde as duvidas do rumo a tomar foram mais do que muitas, ainda assim não prejudicaram a minha classificação, mas cansaram-me psicologicamente ahahahaha

Meus Resultados                                              
Kms: 42,46                                                     
Tempo: 1:46:48     
Média: 23,86                                         
Acumulado: 800 m
Classificação: 3.º



O meu dia:

Desta vez  o paitrocinio veio-me buscar ahhahaha e levou-me até Óbidos onde chegámos pelas 08:10. De seguida fui levantar o dorsal, mas devido a demora do momento lá tive de chamar o apoio logistico para ficar no meu lugar à espera de vez para levantar o dorsal enquanto me preparei e fui aquecer.  

Aproveitei o aquecimento e fui procurando as caras conhecidas, a claro está, saltou-me logo à vista o "Hugo Santos" e vá da primeira foto do dia, depois segui o aquecimento e ás 9 lá fui eu para a box de partida, mas tive de sair, porque ia existir controlo "0". Lá tive de fazer um sprint e algumas ultrapassagens para conseguir entrar para a box numa posição favorável.

Concluída a prova seguiram-se duas horas de espera e alguma insistência para a entrega de troféus, tempo que foi aproveitado para por a conversa em dia com alguns participantes, nas quais deu para concluir que dificilmente conseguirei evoluir mais, devido a vários factosres .......

Em termos de conclusão, só tenho de estar satisfeito, pois consegui brindar o novo equipamento com um pódio.

Desta feita ofereço o meu esforço à minha mãetrocinio, não só por ser dia da mãe, não só pelas fotos, mas por tudo desde à 31 anos a esta parte..............

Os fotógrafos hoje "sacaram" as fotografias com a melhor qualidade de sempre ou quase.

2 comentários:

  1. Parabéns pela classificação!
    Agora só falta uma roda 29 para chegares sempre em primeiro ;)

    Fica bem

    Jorge Sousa

    ResponderEliminar
  2. É isso ou quase!!!

    estou aberto, salvo seja, a patrocinios e boas vontades... ahahah

    ainda vou conseguindo passar algumas 29.

    cump

    ResponderEliminar