segunda-feira, 14 de maio de 2012

Rescaldo do 3.º Raid de Aveiras de Cima

Averisbike renasce e bem!!!!

Depois de alguns anos sem "actividade" o grupo de BTT Averisbike colocou mãos à obra e fez lembrar outros tempos, sendo certo, que ainda estão longe desses tempos, mas no bom caminho.


Sabendo eu que a divulgação do evento não foi muita e a evolução das inscrições também não, ia á espera de poucos participantes o que se veio a confirmar, não por falta de qualidade dos trilhos, não pela organização, mas sim pela tonelada de eventos neste dia.

Infelizmente cheguei a Aveiras muito em cima da hora, pelo que, não me foi possível avaliar o evento da forma que pretendia, razão pela qual apenas deu para fazer uma avaliação geral da "coisa", tendo ficado satisfeito com o que vi, nomeadamente, organização, simpatia e vontade. 

A minha opinião
- Organização: Como referi, não consegui avaliar o "pré-maratona", mas o que se quer estava lá, contudo chegou-me a informação de alguma confusão sobre a atribuição de dorsais e levantamento dos mesmos. Fica também a boa disposição da organização, o interesse em agradar aos participantes, bem como  a muita simpatia pelos diversos pontos da maratona e à chegada.
- Levantamento de dorsais: foi levantado no dia anterior, pela equipa.
- Ofertas: Uma tshirt alusiva ao evento e uma garrafa de "tinto", que muita tem satisfeito as minhas visitas ehehe
- Briefing: Bem falado, compreensível e perceptível.
- Partida: A hora marcada, atrás da viatura da GNR, mas com um ponto negativo, nomeadamente as motos a carregar o pessoal de fumo.
- Percurso: É sempre complicado comentar um percurso que conhece-mos, contudo preencheu todos os requisitos, tendo para mim dois pontos altos, o magnifico monte redondo (maratona) e o trilho tipo xc a seguir à lagoa, contudo não gostei do estradão da "base", o qual podia ter sido alterado em parte.  
- Sinalização do percurso: Não podia estar melhor... é certo que podia levar mais umas placas de perigo, mas isto é BTT e acima de tudo o perigo não é interpretado da mesma forma por cada participante.
- Controlos: Sem reparos.
- Posto de abastecimento: apenas usufrui do segundo e pelo que me apercebi só existia água.Uma frutinha fica sempre bem.
- Chegada: Gosto da chegada, contudo é limitadora de chegada ao sprint, lol 
- Lavagem de bikes: Não utilizei
- Balneários: Não utilizei.
- Almoço: Não participei.
- Prémios: Para os primeiros 3 de cada categoria, e pelo que consta a entrega foi a seguir  à chegada dos primeiros da maratona, o que louvo pessoalmente.


A minha prestação

Segui para  esta prova carregado de pastilhas para a garganta e com algumas sensações de cansaço, uma vez que não reagi muito bem à alteração de temperaturas, mas nada que colocasse em questão a minha participação.


Desta feita a equipa apresentou-se bem representada e como tal fizemos um "comboio" logo na linha de partida, uma vez que parte da equipa ia para a maratona e outra parte para a meia.


A partida deu-se à hora marcada e lá segui eu pendurado na roda dos mais rápidos, para me poupar para os 60kms, mas depressa me apercebi que não estava bem fisicamente e não conseguiria ir na roda, facto que se veio a confirmar 5 km depois da partida, momento em que perdi o contacto com os da frente e perdi a minha companhia (Luis Monteiro por problemas mecânicos), mas com algum esforço lá me consegui colar outra vez, mas no primeiro "pico" ao km 10 o "zé" quase que me matou, tendo mesmo pensado em dar por terminada a minha participação, mas muito custo lá fui indo.


Entretanto fui sendo passado por vários atletas até que consegui controlar a respiração e fazer uma ingestão de líquidos como deveria ser, tendo a partir daí começado a impor o meu andamento. À divisão dos percursos seguia como Paulo Pires que era o 3.º da meia-maratona, tendo daqui para a frente rumado sozinho. 


Segui-se a subida e descida do monte redondo, a qual me correu muito bem e me permitiu acertar o "passo", tanto que consegui aproximar-me de um atleta que seguia à minha frente, acabando-o por passar nos kms seguintes e o deixado para trás. Nisto começo a avistar outro atleta e de forma controlada lá o ultrapassei e o deixei para trás..




Já no último controlo estava a cerca do 1 minuto do atleta que seguia à minha frente, mas sentia que já não tinha força para forçar o andamento e mantive-me como vinha, o que depressa alterou, uma vez que vinha a aproximar-se um atleta da Ouribike, pelo que tive de forçar o andamento, mas foi insuficiente, pois a cerca de 5 kms do fim fui alcançado pelo Pedro Barrela (ouribike), o qual se tinha perdido. Fizemos o resto do percurso juntos e na última viragem para a meta, sem querer, dificultei  a passagem do Pedro, pelo que de imediato lhe disse para ele passar, mas ele empurrou-me para a frente e não o fez, o que só demonstra muito "fair play" lol.

Meus Resultados
Kms: 60,52
Tempo: 2:38:50
Média: 22,79
Acumulado: 800 m
Classificação: 6.º



O meu dia:

Desta vez os paistrocinios não marcaram presença e como tal, "já foste" transporte e fotos, pelo que, lá tive de ir de autopróprio aheheheh. Pelas 08:00 foi marcado o encontro da equipa no Carregado, para o cafézinho e depois seguimos em direcção a Aveiras de Cima.


Cheguei a Aveiras, pelas já com um calor considerável, mas felizmente com o tempo encoberto, onde já se denotava muita agitação e até um número razoável de atletas, maioritariamente pessoal conhecido da zona.

Depois de organizado o estacionamento foi momento de preparar a bike e reconhecer a concorrência, isto em passo acelerado, pois já estava atrasado, e ainda para dificultar as coisas tive de andar a afinar as mudanças mesmo antes de entrar para o controlo "0", pois   voltei a montar a cassete e corrente velha (bem dita seja a troika), que ainda faz uns bons kms sem lama e não tinha confirmado as afinações.

Concluída a prova, já com o pessoal da equipa todo presente, foi momento de saudar os vencedores em especial ao Pedro Amaro e Luis Cavalho, 1.º 2.º da meia maratona e arrumar a "trouxa" e rumar a casa.


Em termos de conclusão, gostava de estar mais satisfeito, pois acredito que consigo melhor, ainda assim, fortaleci-me psicologicamente e consegui terminar em menos de 3 horas. Fica também o  abre olhos pelo facto de fazer alterações na transmissão e não lhe fazer um teste drive lol

Fica o agradecimento pelas fotos, ao Helder Reis e ao Bruno Reis...a topa manda desenrascar ahahah

2 comentários:

  1. viva Carlos!
    parabéns pela prestação numa prova um pouco maior do que habitual!
    grande ritmo!bravo!
    abraço!

    ResponderEliminar
  2. boas Pedro!

    não foi o desejado, mas foi o possivel lol, ainda assim foi muito satisfatório e um dos objectivos foi ultrapassado, nomeadamente ultrapassar a barreira psicológica dos 50 ehehehe

    ResponderEliminar