segunda-feira, 2 de abril de 2012

Rescaldo da VI Maratona do Camarnal

E tudo a lama lavou...............


Contrariamente ao previsto, tornou-se uma prova muito dura, fisicamente e em termos mecânicos, tal era a imensidão de lama, ficando marcada pelas desistências.




Por incrível que possa parecer, na quinta feira a zona da prova era um deserto e passados dois dias, sem que tenha caído grande chuva, pelo menos eu acho, deparamo-nos com um verdadeiro pântano, e dos que considero mais complicados, pois era meia duzia de centímetros de lama que se agarravam aos pneus e não havia nada a fazer se não leva-la à mão, tendo inclusive chegado a ter que a levar ás costas, porque "ela" nem para a frente nem para trás.


O dia também não ajudou e começou chuvoso, obrigando a que a partida fosse feita à chuva e os primeiros kms também, mas passado pouco tempo parou e até que não se portou mal o resto do dia.


O número de presenças superou as minhas expectativas e para além disso tive conhecimento que dois elementos da equipa de Ota iriam participar na meia maratona o que apimentou o interesse pela meia, sendo certo que o andamento deles é bem superior ao meu.
Como o evento foi à porta de casa, a chegada foi em cima da hora e em dia de chuva a confraternização não foi lá grande coisa, mas deu para a troca de algumas ideias.


A minha opinião
Organização: voltamos a ter mais do mesmo, os erro do passado continuaram presentes, nomeadamente a pouca ou nenhuma informação, alterações de horários sem comunicação, briefing atrapalhado entre outros pormenores, contudo valeu o esforço empregue no percurso.
Levantamento de dorsais: Levantado no dia anterior e não foi por mim.
Ofertas: Tshirt alusiva ao evento.
- Briefing: A despachar, todo atrapalhado, mas com intenção.
Partida: Com controlo 0, bem organizada e estruturada.
- Percurso: gostei muito, fui surpreendido, gostei do trabalho desenvolvido pela a organização com o singles, só foi pena a lama. 
Sinalização do percurso: Três falhas, mas só uma grave, que valeu um engano a mim e a outros quantos.
- Controlos: Sem reparos!
Posto de abastecimento: não utilizei.
ChegadaBoa.
Lavagem de bikes: Lamentável......... só para lavar as pernas e a cara.
Balneários: não utilizei
- Almoço: Não participei.
- Prémios: Para os primeiros 3 das duas provas, mas aqui foi mais um ponto negativo, com entrega de prémios marcada para três, foi feita ás 14:30, para isso voltamos à conversa da entrega logo após a chegada dos primeiros.

A minha prestação


Como tinha conhecimento da primeira parte do percurso e sabia que logo que entrasse-mos na terra batida ia-mos apanhar um trilho "individual" optei por fazer um arranque forte, seguindo na cabeça do pelotão, permitindo-me assim passar o trilho, sem problemas. 

Mal terminou o trilho fui logo ultrapassado pelos dois atletas da equipa de Ota que estavam inscritos para a meia maratona,  e como o andamento deles é outro, foi deixa-los ir, tanto mais, que me apercebi que o terreno não estava nem de perto nem de longe como eu esperava, ou seja, razoavelmente húmido.



Passados meia dúzia de km e já depois de ter ido ao chão, na primeira subida a corrente fez logo chupão e daqui para a frente foi a piorar a olhos vistos, tal era o excesso de lama, mas também pelo desgaste que a cassete e a corrente já têm, mas mesmo assim lá segui, tendo ainda colocado em questão desistir junto ao primeiro abastecimento, pois só conseguia pedalar no prato 26, quando colocava no 40 era a desgraça. 


A pouco e pouco lá se foi levando e estava a conseguir manter a posição, mas a parte pior estava por vir, pois em mais uma subida, nem com ela à mão dava, tendo sido necessário carrega-la ás costas, porque a lama não permitia as rodas andarem. No final da subida foi retirar a lama e continuar, estando eu naquele momento na companhia dos colegas de equipa Luís Monteiro e Pedro Amaro, na disputa pela 3.º posição da meia maratona.


Entretanto consegui ganhar algum tempo ao Luis e ao Pedro , tempo que perdi passados poucos kms, pois enganei-me com outro atleta, tendo se juntado a nós o Pedro Amaro e mais dois atletas. Lá voltámos para trás e entramos de novo no caminho correcto, mas nisto já tinham passado alguns atletas entre eles o Luis Monteiro. 


Com a transmissão melhor, mas com os travões piores, lá fui a correr atrás do prejuízo e voltei a recuperar a posição, deixando para trás os colegas de equipa, ficando no entanto com o André Crispim alguns metros atrás de mim. Calculo que os últimos 10 kms foram feitos com olhar atento sobre o André, para ver se ele não me apanhava, pois o que ele ganhava a subir recuperava eu a rolar.




Chegado ao último controlo e com cerca de 30 segundo sobre o André foi manter a cadência e esperar pela linha da meta, mas nesse momento vejo um dos atletas da equipa de Ota, o Fragata, com o drop out partido, tendo naquele momento eu subido ao 2.º lugar, mas continuava a luta directa com o André, que vinha a tirar vantagem do facto de eu vir à frente a procurar caminho "parecia do Dakar", mas lá me aguentei a passei a linha de meta no segundo lugar.




Meus Resultados                                              
Kms: 36,43                                                     
Tempo: 1:44:17
Média: 20,97                                         
Acumulado: ??
Classificação: 2.º
http://bttsrcteam.blogspot.com/

O meu dia:

Desta feita nem era necessário despertador, visto o "bicho" estar habituado a levantar-se a esta hora. Seguiu-se o pequeno almoço em casa e depois rumei até à Sede onde encontrei o resto da equipa. Pelas 08:20 lá seguimos para o Camarnal, onde a chuva se fazia sentir e bem, mas piorou logo que saimos dos carros.

Como o pessoal já vinha todo preparado e com dorsais colocados estavamos prontos para a "acção". Ainda tentei um aquecimento, mas depressa disisti e entrei logo para o controlo "0" e refugiei-me da chuva na tenda de apoio, tendo posteriormente me colocado à frente na linha de partida.

Após terminar a prova, ainda tentei ir lavar a bike, mas acabei por lavar só as pernas e os braços e desloquei-me a uma lavagem automática, para conseguir lavar a bike.
Pelas 15:00 desloque-me ao Camarnal no sentido de receber o trofeu, mas qual não é o meu espanto que a entrega já tinha sido feita 30 minutos antes, a pedido dos presentes, facto que só reforça o meu ponto de vista em relação à entrega de trofeus... enfim...

A próxima é  dia 15 em Abrantes a contar para o Regional de Santarém XCM.

Os fotógrafos hoje tiveram a sua melhor sessão de fotos, apesar de uma ou outra tremida...eles chegam lá!

Sem comentários:

Enviar um comentário