segunda-feira, 16 de abril de 2012

Rescaldo da Maratona de Abrantes

A 21 segundo do objectivo! No entanto deu para baralhar as contas ...........


Segui para esta prova, com muitas expectativas em termos de resultado, mas com pé a trás em termos de terreno, não só pela chuva que tinha caído, mas também porque nunca lá tinha pedalado e o gráfico de altimetria para além de esquisito era-me desfavorável, tendo em conta o número de kms seguidos em subida.

Abrantes foi a terceira prova a contar para o regional de Santarém XCM e como tal as estratégias já estão montadas e já se joga mais com a gestão da classificação final do que o resultado na prova, mas fui surpreendido, pois ia à espera de uma prova mais táctica e em pelotão e isso foi desmontado logo nos primeiros kms, devido ao forte andamento imposto.


Foi a minha primeira presença da zona de Abrantes e posso dizer que valeu os kms feitos para lá ir, pois fui brindado com excelentes condições e um percurso muito agradável, que apenas pecou pela falta de "parte pernas". Contudo também  foi pena a baixa adesão de participantes, mas que se compreende pelo número de provas existentes neste fim de semana.

A minha opinião
- Organização: Sem surpresas e sem reparos, o que se justifica, tendo em conta que se trata de uma empresa já com "cartas" dadas e para o efeito.
- Levantamento de dorsais: Rápido, estruturado e como tal sem confusão, pelo menos ás 08:40.
- Ofertas: Uma garrafa de "tinto" alusiva ao evento, pouco!
- Briefing: Existiu! Mas imperceptível na box da meia maratona, algo a ter em conta para o futuro, situação que facilmente se resolvia com um coluna a meio da "manga".
- Partida: Em boxes devidamente organizadas, separadas por federados, promoção maratona e promoção meia-maratona, tendo as partidas se realizado com intervalos de 2 minutos, o que achei "curto" tendo em conta os primeiros kms da prova, uma vez que cerca de 4 minutos após a partida comecei logo a ultrapassar pessoal da maratona.
- Percurso: achei pobre, ia com mais expectativas, tendo em conta a zona.
- Sinalização do percurso: Excelente.
- Controlos: Sem reparos! pois nem os vi.....
- Posto de abastecimento: não utilizei.
- ChegadaDo melhor! que excelente espaço....parabéns à autarquia de Abrantes. 
- Lavagem de bikes: Não utilizei.
- Balneários: Excelentes condições, só foi pena a distância e a elevada temperatura da água.. fá-lo a sério ... acho que vim de lá escaldado.
- Almoço: Não participei.
- Prémios: Para os primeiros 3 de cada escalão, o que é de louvar, mas o tamanho dos trofeus é que me "mata".

A minha prestação

Mais uma vez lá me coloquei na frente da linha de partida da minha box, pois assim é sempre mais facil controlar a "concorrência" e depois foi aguardar a hora da partida, à sombra e com um frio do caraças, mas felismente sem chuva.

Há marcada deu-se inicio à prova e colei-me logo atrás do atleta que assumiu o comando,




pois não pretendia ser eu a impor ritmo, uma vez que a primeira parte da prova não me era favórável, pelo que já referi anteriormente, mas depressa o Fernando Carriço "embalou" mais o andamento e eu lá me tive de fazer à vida. Nisto consegui descolar juntamente com o Pedro Amaro dos restantes, tendo passado pouco tempo o Pedro Amaro e o Marco Mestre me passado e seguido em ritmo mais forte, situação que esperava, mas mantive o meu andamento e não entre em loucuras, pois a minha prova vira depois do kms 20.     

a qualidade é má, mas o sentimento é grande... obrigada menino.
Com o passar dos kms fui conseguindo manter o ritmo e sabia que do meu escalão apenas o Pedro Amaro (colega de equipa) me tinha passado, mas em termos gerais seguia em 4.º ou 5, uma vez que o Fernando Carriço veio "rebocar" os colegas de equipa. Fui também aproveitando a roda de alguns atletas da maratona (Grande Ricardo Obrigada), apesar de ser pouco tempo, mas sempre é uma ajuda, para tentar não perder muito tempo para não ser apanhado pelos que viam atrás.

Chegado à viragem da "coisa" a história mudou de figura, pois a partir daqui era ao meu jeito, mas sabia que tinha perdido tempo considerável, uma vez que para o Pedro Amaro levava cerca de 2 minutos de atraso, mas também não estava muito preocupado, uma vez que se tratava de um colega de equipa, ainda assim fui atrás do prejuízo e km a km ia passando atletas e descarregando alguns que se colavam, o que me ia dando mais força.


Entretanto a cerca de 8 kms a minha vista começa a alcançar o Pedro Amaro e arrisquei na descida seguinte para me aproximar, mas logo de seguida surgiu uma subida de forte inclinação e não o consegui alcançar. Já com o Pedro debaixo de olho e pensando que junto a ele seguia o Marco Mestre, lá fui eu tentar chegar à frente, tendo passado o atleta que pensava ser o Marco lol e o Pedro continuava ali à frente. Já na última subida da prova seguia a menos de 10 metros do Pedro e de outro atleta, mas após terminar a subida deixei de os ver e já só dentro do local do evento os voltei a ver, tendo ainda me esforçado para passar o atleta que seguia entre nós, mas não consegui, sendo certo que não sabia que ele ia para a meia, se não o esforço era outro ehehehe e assim terminou a minha participação.

Meus Resultados
Kms: 34,97
Tempo: 1:32:26
Média: 22,70
Acumulado: 750 m
Classificação: 2.º Vet A (5.º Geral)
http://trilhoperdido.com/index.php?option=com_content&view=article&id=100&Itemid=115


O meu dia:

Sai de Alenquer pelas 06:50 rumo à "santa terra" onde me aguardava o meio de transporte do fotografo e o próprio fotografo, já devidamente preparado para a ocasião e que jeito tem dado este apoio, mas como se costuma dizer "quem os fez que os ature eheh".

Dadas as 07:15 lá se iniciou a viagem até Abrantes, sem grandes pressas, para evitar problemas desnecessários. Pelas 08:20 cheguei ao local do evento e a partir daí segui-se os rituais habituais, nomeadamente o levantamento do dorsal, preparação da hidratação, verificação da bike, não só o ar dos pneus, apesar de fazer isso na última volta antes de uma prova e reconhecimento da partida e chegada do evento.

Concluído o ritual, foi momento de encontrar os colegas de equipa, Pedro Amaro e Luis Carvalho e trocar algumas opiniões com eles, bem como com os demais atletas conhecidos e amigos, dos quais saliento o Ricardo Pereira.

Pelas 09:30, depois do aquecimento possível ,foi momento de ir para a box para não ficar mal posicionado na partida, tendo depois se iniciado as conversas da "treta" com a concorrência até há hora da partida, a qual se deu pelas 10:04 em carga máxima.

Concluída a prova e tendo eu me classificado em 2.º do meu escalão, foi momento de aguardar a entrega dos troféus, que decorreu no imediato (alguém que me compreende ahahah) e depois banho com "ele".





Com este resultado, consegui recuperar duas posições, infelizmente um dos sacrificados foi o colega de equipa Luis Carvalho, mas está afastado o 1.º e 2.º lugar da geral em condições normais, pelo que me resta lutar pelo 3.º 

Desta feita para não enjoar deixo os parabéns ao Pedro pelo excelente desempenho e porque à pessoal ciumento, segue os agradecimentos para os patrocínios da Arealbike, para a Arealbike e para os colegas de trabalho que têm vindo a tapar os "buracos".

Sem comentários:

Enviar um comentário