domingo, 26 de fevereiro de 2012

Rescaldo V Maratona da cidade do Cartaxo

Ainda não foi desta que fui feliz no Cartaxo


Concluída a primeira prova do Campeonato Regional de Santarém de XCM, resta pensar no próximo ano, o meu campeonato morreu à nascença.

A muito custo segue o o meu rescaldo.....

Se no ano passado levámos com um valente banho de lama, este ano foi a seca extrema, vá-se lá compreender o São Pedro. No entanto as bikes agradessem e o público também, pois fomos brindados com mais uma grande manhã de sol e com temperaturas a fazer lembrar o verão ou quase.

À semelhança do ano passado volta-mos a ter a presença de muitas caras conhecidas, que aproveitam para fazer a preparação para e época 2012, bem como a de muitos participantes não federados, tendo o evento ascendido a cerca de 500 participantes, numero que não tem sido ultrapassado porque acredito que muitos não participam pelo facto do evento ter cariz de competição "declarado".


A minha opinião
- Organização: Acho lamentável o facto de terem colocado um mapa do percurso e uma altimetria que não correspondia à prova... enfim.....
- Levantamento de dorsais: Muito rápido e bem estruturado.
- Ofertas:  Uma caneca típica, fora do comum , mas de pouca utilização para mim(lolo) e um tintinho da região.
- Briefing: Suficiente e dentro do que se quer.
- Partida: Em boxes devidamente organizadas e depois estrada livre com PSP à frente, permitindo que o pessoal se posicionasse antes de entrar na terra.
- Percurso: Até onde fiz, não achei nada de especial, esperava mais, mas só fiz 23 kms
- Sinalização do percurso: Excelente.
- Controlos: Sem reparos!
- Posto de abastecimento: não utilizei.
- Chegada: Não cheguei
- Lavagem de bikes: Não utilizei.
- Balneários: Não utilizei, tomei banho no rio eheheh
- Almoço: Não participei.
- Prémios: Para os primeiros 3 de cada categoria.

A minha prestação

Desta feita não me consegui colocar na frente na linha de partida, pois o sistema de partida é por boxes e como tal a minha foi atrás dos federados, o que assim por alto deve ter sido atrás de 200 participantes, mas depressa contornei a situação, pois nos 2 kms de alcatrão fui passando o pessoal e quando entrei na terra ia nos 20 primeiros.


Após a entrada na terra e sabendo que seria dos primeiros da meia, se não o primeiro, foi aguentar o mais possível a roda do grupo da frente o que consegui até ao km 10, sendo certo que o grupo já se ia alongar. Com o passar dos kms foi marcar posição e tentar controlar melhor o esforço, pois tinha quase certeza que estava à frente dos meus concorrentes directos. Nisto apercebo-me da chegada do Fernando Carriço

Fernando Carriço, eu e Marco Mestre
 e segui na roda deste, tendo pouco tempo depois se juntado a nós o Marco Mestre e assim completou-se um grupo de 8 ou 9, até que entrámos num trilho mais ou menos aos 17 kms e o meu momento chegou.....a corrente saiu do prato da frente, tentei coloca-la em andamento, mas não consegui e parei, tendo arrancado de imediato e v devo ter forçado o desviador de trás, visto que não colocava mudanças a trás, parei novamente uns metros à frente e vi que o cabo tinha cedido, pelo que o desapertei , puxei e voltei a apertar, continuando assim em prova e caindo para a posição 50 e tal da geral, quando seguia em 25.º.

Entretanto consegui engrenar na roda do Nuno Alves e tentei recuperar o tempo perdido,


mas o desviador estava a dificultar, pois a corrente estava só a saltar. Entretanto apercebo-me que o colega de equipa Luís Monteiro estava parado com a corrente partida, tendo eu continuado, mas nisto o azar voltou e parti o drop e dei por terminada a minha prova desta forma inglória, mas que faz parte.


Desta forma o meu objectivo em termos de campeonato regional já era e pelo terceiro ano consecutivo tenho problemas mecânicos neste evento....tenho de ir à bruxa, salvo seja .....lol
O meu dia:

Começou pelas 07:20 com o pequeno almoço e com a preparação do "jê" depois foi seguir até ao Carregado onde se encontrava o resto das equipa, Luís Monteiro, Rui Barral, Pedro Amaro e Luís Carvalho e seguir em direcção ao Cartaxo, onde chegamos ás 08:30 com 3 graus e algum nevoeiro.

Fiz o aquecimento, comprimentei a concorrência eheheh e em especial o Pedro Morgado e foi para a box, tendo me colocado à frente eheheheh. Com uma temperatura quase de verão e com o pessoal animado, foram 30 minutos de conversa da treta.

Como a prova acabou mais cedo, lá o paitrocinio me veio buscar ao primeiro abastecimento e segui para o Cartaxo, enquanto o Luís Monterio que também desistiu, foi pedalando até ao Cartaxo.

Quando cheguei fiquei a saber que o Fernando Carriço foi o 1.º, o Marco Mestre 2.º, Pedro Barrela 3.º, Pedro Amaro 4.º, sendo que o Fernando é Vet B, Marco Elite e os restante Vet A.

Desta feita o fotografo estava limitado fisicamente e teve ajuda da mãetrocinio lol.

Fica o meu agradecimento a todos o que me perguntaram se necessitava de ajuda e a todos aqueles que me foram dando força. Tenho pena de não conhecer mais amantes da modalidade, mas pelos vistos sou reconhecido por uns quantos.

2 comentários:

  1. Viva Carlos!
    ia muito bem posicionado na corrida! um desempenho notável!
    Foi pena o problema mecânico... mas são coisas que acontecem!
    Certamente surgirão novos desafios e aventuras, mas mesmo assim ainda vai existir muito campeonato! :)
    Força nisso!

    Cumps,
    Pedro

    ResponderEliminar
  2. resta-me ganhar as três proximas ehehehe

    ResponderEliminar