segunda-feira, 28 de abril de 2014

Rescaldo da VII Maratona Almourol à Vista

Trilhos magníficos!!!!! resultado aquém......ou não!

No passado domingo foi dia de estreia, uma vez que pela primeira vez me desloquei à zona do Castelo de Almourol para pedalar, mas não foi a laser, não me está no sangue lol, foi para "competir" no evento denominado VII Passeio/Maratona Almourol à Vista, o qual decorreu na localidade de Vila Nova da Barquinha, com organização a cargo do Grupo Cicloturismo Barquinhense http://gcbarquinhense.blogspot.pt/

A organização divulgou o evento com recurso a inúmeras fotográfica, mostrando o que de melhor tinha realizado para ser usufruído pelos participantes e eu não resisti ás imagens, pelo que, organizei a comitiva do costume e juntei-me aos mais de 500 inscritos, distribuídos pelas duas vertentes, meia maratona com 35 kms e maratona com 60 kms. 

Pela primeira vez este ano o S. Pedro ambientou a minha participação num evento com temperaturas muito agradáveis e com sol, situação que me agradou muito, pois contribuiu também para que trilhos estivessem sem lama, uma mais valia para a "burra".

Segui para este evento com boas expectativas, mesmo sem conhecer a "concorrência", porque não identifiquei nomes de "referência deste mundo", contudo ao saber que a prova fazia parte do Troféu de BTT de Ourém e as expectativas começaram a mudar um bocadinho ahahah....pois num universo de 200 atletas para a maratona deveria haver de tudo ....    

Em termos de organização, o meu ponto de vista ditou o seguinte:

Aspectos positivos: 
  • Local do evento (muito espaço para estacionar,  instalações  com  excelentes  condições, inexistência de trânsito e tudo no mesmo local) 
  • Levantamento de dorsais (07:45)
  • Controlos
  • Entrega de Prémios imediata
  • Marcações 
  • Percurso dos primeiros 30 kms dentro do "normal", mas enganador quanto à dureza lol, já os segundos 30 kms não tenho palavras ....do melhor que já me foi apresentado.
  • Classificações (online - muito bom)
  • Bebidas recuperadoras à chegada.
  • Pequeno almoço à disposição
Aspectos a melhorar:

  • Cumprimento de horário da partida, não podem estar 200 gajos à espera de meia dúzia que esteve a dormir até ás 9:00.
  • Falta de duas placas de perigo, pelo menos não as vi!
  • A junção dos atletas da maratona com os da meia, mas reconheço que é inevitável pois todos querem fazer os trilhos "top" e os mais lentos da meia "levam" com os mais rápidos da maratona. da minha parte obrigada a todos os que me deixaram passar, pois tinham de parar e desculpem qualquer coisa! 
  • Preço da inscrição.
Lembranças:
  • Uma garrafa de vinho.
  • Folhetos de publicidade.
  • Descontos em lojas.
Pormenores à parte, vamos à luta!!!

Após 15 minutos de espera deu-se a partida atrás do veículo da organização, tendo os primeiros kms sido realizados em alcatrão pela localidade, o que deu para o pessoal se organizar e definir posições, tanto que à entrada na terra batida, já só seguia um grupo de 20 atletas na frente da corrida.
A entrada na terra foi feita a descer , tendo depois se seguido um conjunto de subida e alguns falsos planos, isto até sensivelmente ao km 10, o que originou que o grupo se fosse desfazendo, e se eu tinha entrado em 3.º na terra, conclui estes primeiros 10 kms fora do top 10, uma vez que não aguentei o ritmo dos primeiros, nem do grupo perseguidor, acabando por ficar a pedalar sozinho, situação que durou pouco tempo, pois fui alcançado por um grupo que vinha de trás, composto por 4 atletas. 


Daqui para a frente mantive-me nesse grupo, mas a passar algumas dificuldades, contudo lá se foi levando e à medida que os kms foram passando fomos aproximando-se do grupo que seguia à nossa frente, mas como dos 5 que pedalava-mos juntos, praticamente só um puxava, a tarefa não estava fácil, mas a pouco e pouco lá fomos reduzindo a distância e à passagem pela meta, sensivelmente a meio da prova, consegui-mos colocar, mas apenas eu e o atleta que puxava, pois um conseguiu "fugir" antes disso e dois ficaram para trás. 



Mais meia dúzia de kms e vá de pedalar sozinho, voltei a ceder, tendo entretanto começado a ultrapassar o pessoal da meia e apanhado roda de um atleta que seguia à minha frente e se perdeu. 
Passamos a trabalhar juntos para tentar colar ao grupo de 5 atletas que seguiam e menos de 1 minuto, mas isto não estava fácil e após ingerir um gel peguei no bidon para beber e deixei-o cair, e agora paro ou continuo, acabei por continuar para não perder a roda do atleta. Passei por mais dificuldade por não ter uma gota de água, situação que se resolveu alguns kms depois com o abastecimento. Já dentro dos 20 kms finais e com os magníficos trilhos à disposição, não totalmente pois fomos apanhando o pessoal mais lento da meia e estava-mos sempre a pedir para passar, mas pronto faz parte, quando para nossa surpresa apercebe-mo-nos que estávamos praticamente colados ao grupo que seguia à nossa frente. Alcançamos o grupo e agora pedalava-mos 6 atletas juntos, sendo que na frente da prova seguiam outros 6.  Já no parque urbano de Vila Nova da Barquinha, a sensivelmente 3 kms do fim, já tinha-mos perdido um atleta devido a um furo, quando surge um "ataque", mas apenas consegui responder por pouco tempo, tendo acabando por ficar com outro atleta e assim nos mantivemos até ao final, contudo ainda fomos ultrapassar um atleta que seguia nos 6 primeiros. Ultrapassada alinha de meta, sem luta pela classificação com o atleta que seguia comigo, fechei o top 10 na geral e fiz 8 em Vet A.


Meus registos:
Classificação: 10.º Geral / 8.º Vet A
Kms: 60,20
Tempo: 3:45:20
Media: 22,4

Classificação Geral

Clas NOME EQUIPA DIST Escalão Tempo
1 MARTINHO SARAGOÇA Marrazes/Brejinho/Joficina 60 KM VET A 2:38:29
2 Pedro Carvalho Marrazes/Brejinho/Joficina 60 KM VET A 2:38:37
3 Luis Martins Marrazes/Brejinho/Joficina 60 KM VET A 2:39:06
4 OCTAVIO VICENTE FÔJO-ZYBEX BTT TEAM 60 KM VET A 2:42:09
5 Nuno Santos Marrazes/Brejinho/Joficina 60 KM ELITE 2:43:53
6 Diogo Pereira Portelabike 60 KM ELITE 2:45:37
7 Helio Videira Batalhabikers 60 KM VET A 2:45:56
8 Filipe "Melo" Ribeiro Batalha Bikers 60 KM VET A 2:46:03
9 Pascal Inacio ABC Caxarias 60 KM VET A 2:46:19
10 Carlos Santos Arealbike/Radioalenquer 60 KM VET A 2:46:24
11 Hugo Moreira Pódio 60 KM VET A 2:47:52
12 António José Marques Marrazes/Brejinho/Joficina 60 KM VET B 2:48:41
13 Hugo Fortunato MTB-Mirense Trilhos e Bikes 60 KM VET A 2:49:43
14 Rui Bacharel Marinha BTT team 60 KM VET A 2:49:46
15 Nuno Carvalho MTB-Mirense Trilhos e Bikes 60 KM ELITE 2:49:52

Para mais tarde recordar: 

Ficam os trilhos lindos de morrer eheheh, a companhia do Edmundo Ramos, que melhora a sua prestação de dia para dia e a do Paitronicio que está sempre pronto, bem como deu para rever camaradas de Guerra e outros conhecidos destas andanças.  Já a nível desportivo não gostei de ter perdido o comboio tão cedo, mas à que reconhecer o mérito dos adversários, pelo que só resta ir treinando e perceber qual é o meu "patamar". A bike continua  aí para as curvas, mais gorda, mas mais garantida lol.   

Resta-me agradecer ao terapeuta Rui Seabra http://ruiseabraalenquer.wix.com/ruiseabra por todo o trabalho feito na minha pessoa.

Momentos:












Sem comentários:

Enviar um comentário