quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Rescaldo da 8.ª Maratona de Óbidos

Surpreendido!!!!!Afinal Óbidos não é sempre a mesma coisa!!!!

No passado domingo voltei a Óbidos pela segunda vez este ano, sendo que desta vez foi para participar na 8.ª Maratona de Óbidos, a qual foi organizada pelo BTTCaldas, organização que mais uma vez esteve à altura das expectativas e foi brindada com mais de 600 atletas divididos entre a maratona e a meia maratona, muitos deles a disputar o Troféu de BTT do Oeste  que teve o ser términos neste evento.

Como cliente assíduo já tinha uma ideia do que esperava, mas vale sempre a pena ressalvar as excelentes instalações colocadas à disposição dos participantes, os extras (café, pastel de nata) e magnifica chegada no Castelo de Óbidos.

Posso dizer que há uns bons anos a trás, foi aqui que me estreei nestas andanças e por esse motivo pensei que seria o local ideal para mais uma estreia e assim foi....maratona com ele lol .... 

Quanto à informação disponível, sabia que iria contar com 74kms, com cerca de 1600 de acumulado de subida, sendo que nos primeiros 40 kms só iriam existir duas subidas para trepadores, ainda assim contava-mos com 800m D+, ficando a faltar mais 800 D+ para os 30 kms finais, os quais iriam decorrer na zona de À dos Negros, onde a dureza é palavra de ordem. 


No que diz respeito à avaliação do evento, a minha foi a seguinte:

Aspectos positivos: 
  • Local do evento
  • Levantamento de dorsais
  • Controlos 
  • Infraestruturas
  • Entrega de Prémios (imediata ou quase)
  • Marcações 
  • Percurso (o melhor que já fiz em Óbidos!! grande trabalho...muitos trilhos e falo dos primeiros 40 kms...grande evolução (para que conste já fui a 6 edições)) 
  • A chegada (5.*)
  • Cumprimento de horários.
Aspectos a melhorar:

  • Falta de pontos com água...em especial a segunda parte...considero mesmo uma falha! 
  • Falta de troféus por escalão.
  • Classificações online
  • Partida ás 09:30 (acho tarde) 
Lembranças:
  • Uma tshirt alusiva ao evento.
  • Folhetos de publicidade.
  • Um refrigerante energético.
Vamos mas é ao que interessa……….

Há hora marcada deu-se o inicio do evento e lá segui a roda dos primeiros por forma a passar a zona do Castelo sem contratempos. Passado o castelo a frente da corrida começou a organizar-se com o Sr. Marco Sousa a "orientar" a cadência. 

Percorridos os primeiros kms surgiu o primeiro trilho e o pelotão começou a alongar e a alongar e a alongar, ao ponto da frente da corrida ter ficado com cerca de 20 atletas. Entretanto mais meia duzias de kms feitos e já só eram-mos para aí uns 15 e assim se manteve por muitos kms, tendo eu a partir do 15 kms começado a ficar no elástico  mas aguentei-me até cerca do kms 20. Ainda assim  não seguia sozinho e a frente da corrida não ia longe, mas cerca do kms 35 surge a primeira subida à homem e lá perdi a roda, mas não fui o unico, pois era ver o pessoal "espalhado" pela subida acima. 

Depois de uma subida vem uma descida e por sorte um plano e graças à boleia de um atleta, alcancei o vencedor da meia maratona e fiquei a ver o Luis Cardozo. Concluidos que estavam 40 kms fui alcançado pelo João Chagas e os dois alcança-mos o Luis Cardozo, tendo o João Chagas ido embora na subida seguinte e eu acompanhado o Luiz Cardozo até à separação, onde ele chegou a 4.ª posição da meia Maratona. 



Nesse momento sou informado que tinha 11 atletas à minha frente, mais 30 kms pela frente e não avistava ninguém, situação que se manteve durante 23 kms, momento em que sou alcançado por dois atletas. 














Dois ou três kms depois passei por um atleta (conterrâneo do Ota) e subi mais uma posição, mas tinha de descarregar os dois que me tinham alcançado, pelo que, aproveitei as descidas, mas não dava porque depois eles recuperavam nas subidas. Já no inicio da subida para o Castelo não consegui acompanha-los e lá foram eles, tendo eu terminado na 13.ª posição.


Meus registos:
Classificação: 13.º Geral
Kms: 74,43
Tempo: 3:32:37    
Média: 21,20
Acumulado: 1600~-
AVR Med: 163
AVR Max: 178
TOT Cal: 3473

Classificação VET.A
Classificação Geral







Em conclusão:Tendo em conta que os atletas que ficaram à minha frente e os que ficaram atrás de mim, considero este resultado como uma "quase" vitória, mas o que mais me surpreendeu foi ter hipótese de lutar por um lugar no pódio da meia-maratona e seguir em frente para a maratona. 

Ponderei várias vezes como iria impor o andamento nesta vertente, m
as alguém me disse que é sempre a fundo e assim fiz...à morte até ao kms 40 e depois quase à morte daí para a frente e estou satisfeito com a opção.....

Por fim! fica a satisfação por conseguir os objectivos 

Fica uma palavra de obrigada aos paistrocinios pelo apoio e fotos.

Momentos:


                




 

Sem comentários:

Enviar um comentário