terça-feira, 22 de outubro de 2013

A minha maratona Festibike 2013 foi assim!!!!

Frustrado!!!!! é a palavra certa....

No passado domingo marquei presença no evento de BTT denominado Maratona Festibike 2013, que se realizou em Santarém, evento que não necessita de apresentação, uma vez que é considerado por muitos a "meca" da bicicleta em Portugal. 

O evento já não é uma novidade para mim, pois esta foi a minha quarta presença, apesar de ter sempre na ideia de não voltar, mas pronto!!! a pancada não dá para mais.....Este ano o recinto voltou a encher, com cerca de 1900 atletas de promoção e uma boa "dose" de atletas federados, que disputavam a última prova da Taça de Portugal XCM.

A organização apresentou este evento com duas novas alterações, sendo elas a partida por boxes, de acordo com a inscrição e a colocação de chip nos frontais, evitando desta forma a necessidade de controlo "0", pois bastava passar na meta que registava a passagem.

Posso dizer que as coisas não começaram bem, porque até ao dia do evento, nunca se percebeu a distância e altimetria da meia maratona, mas pronto...nós só lá estava-mos para pagar....No dia do evento a abertura do recinto atrasou-se 20 minutos, coisa pouca! e depois na entrada para as boxes, os controladores estavam a "borrifar-se", permitindo a troca de boxes e antes da partida era ver o pessoal a "fugir" para as boxes da frente....viva Portugal....e para concluir, a partida for dada 5 minutos antes da hora......Com este inicio e conhecendo o evento estavam reunidas as condições para mais um "espectáculo de circo" lol

No que diz respeito à meia maratona, acabou por se perceber que tinha 50 kms de extensão, cerca de 1000 metros de D+ e que o percurso era comum com todos os participantes até ao kms 26. 

No que diz respeito à avaliação do evento, a minha foi a seguinte:

Aspectos positivos: 
  • Local do evento
  • "Repasto" final
  • Consulta de classificação disponível no local.
  • Marcações 
  • A chegada
Aspectos a melhorar:

  • Controlos (um em 50 kms...)
  • Banhos na feira (felizmente consegui ser dos primeiros 30 a tomar banho e já deixava a desejar)
  • Entrega de Prémios, considero uma falta de respeito a promoção apenas ter pódio para os três primeiros da geral, bem como apenas existir uma medalha para o primeiro de cada escalão...pobrezinhos..o dinheiro não deu para mais...)
  • Percurso (sem chuva teria sido o melhor que tinha feito em Santarém, mas assim como estava nem tenho palavras e considero que o percurso ao contrário era mais vantajoso, não existia tantos afunilamentos) 
  • Cumprimento de horários. 
Lembranças:
  • Uma tshirt do patrocinador .....mais uma pano para a bike....
Vamos mas é ao que interessa……….

Por perspicácia consegui número de dorsal que me permitiu arrancar da boxe da frente e cmo cheguei cedo, arranquei na frente e à saída do recinto da feira seguia na frente da prova a aguardar os ataques pela subida do hotel, os quais não se  fizeram  esperar, e  lá  fui
respondendo conforme podia, com o colega Luís Carvalho que também deu uma sapatada na frente da corrida. Chegado ao final da subida tinha perdido a frente da corrida, mas dois ou três kms depois já estava inserido na frente, juntamente com uns 25 atletas, entre os quais o Luís e outros concorrente diretos conhecidos.

Concluídos os 9 kms em alcatrão ataquei no final e entrei nos 5 primeiros na terra batida, e fui seguindo o grupo da frente, mas com as inumeras ultrapassagens aos mais lentos da maratona, não estava facil, para além do kit de pernas também não estar a aguentar. Cerca de 5 kms depois perdia roda e segui na roda do Luis por mais um ou dois kms mas as ultrapassagens mantinha-se e começava também a ser ultrapassado pelos "miúdos da estrada (uns cavalos a subir)". Entretanto ainda com o Luís debaixo de olho, tendo aproveitar o alcatrão para me aproximar, mas por azar entramos num trilho a descer muito estreito e vá de o pessoal desmontar e não deixar passar e na subida imediatamente a seguir a mesma história, mas um gajo mesmo pedindo para passar e ir montado...o pessoal reclama...pelo que perdi muito tempo aqui "engatado" com vontade de esmurrar muito pessoal, pois se vão para a maratona, para descer a pé e subir a pé, façam caminhadas, ou então optem pela "meia".

Entretanto pouco tempo depois sou alcançado pelo Mauro Santos e sigo a roda dele, mas no "elástico", tendo na descida seguinte e na ânsia de passar pessoal, optado por fugir do trilho e seguir paralelamente num terreno lavrado, erro muito grave, pois o barro agarrou-se ás rodas e bloqueou o andamento, pelo que tive mais de um minuto a tirar barro da bike e depois ainda aproveitei o riacho para a lavar. Com isto passou mais meio mundo e perdi a noção da minha posição, que até então estaria nos 15 primeiros. 

Lá continuei e alcancei o colega de equipa Rui Alexandrino, que participava na maratona, o qual ia algo desmotivado com a prova, devidos aos problemas que ia causar à bike e fomos alí um tempo juntos, porque depois aproveitei a roda de alguns atletas da maratona que tinham ficado para trás com problemas na bike e assim cheguei à divisão do percurso. 
Sigo então para meia maratona e vejo dois atletas a uns 100 metros mais à frente, mas mesmo ao esperar pelo que vinha atrás de mim, para seguir na roda, para os tentar alcançar, não fui capaz e fiquei sozinho, situação que se manteve até final, pois nunca mais vi ninguém na minha frente, nem a aproximar-se de fim. No decorrer dos kms ia tentando perceber a minha posição e tanto ia nos 10 primeiros, como nos 30 primeiros, mas chegado à meta, termino na 19.ª posição da geral e 5.ª no escalão, o que de certa forma é positivo, mas o sentimento de frustração está presente, pois vejo atletas que até então têm ficado classificados atrás de mim, a terminarem á minha frente com muitos minutos de vantagem....

Meus registos:
Classificação: 19.º Geral, 5.º Vet. A
Kms: 52,35
Tempo: 2:21:17    
Média: 22,23
Acumulado: 1000~
AVR Med: 162
AVR Max: 185
TOT Cal: 2303

Classificação Geral



Em conclusão:

Apesar do sentimento de frustração, tenho noção que lá no fundo até foi uma boa prestação e que os meus "concorrentes" habituais (Vet. A) estão a ficar mais fortes, pois os outros é só promessas de ciclista e com esses nem me vou comparar (não fumam, não bebem, não f.., não trabalham, nem tem filhos) ehehehe.  
Quanto ao Festibike 2014 ... não sei, só se for à "grande" ou então existir dois percursos distintos, porque gastei os "piscas" e perdi a paciência para os "chicos" ....Não pretendo ofender ninguém, mas também não gosto de ser gozado .... e muito menos participo neste eventos para me chatear....

Por fim! fica a satisfação da bike se ter portado à altura e que dei o melhor..... 

Momentos:         

 
 





Sem comentários:

Enviar um comentário