terça-feira, 24 de setembro de 2013

Rescaldo da 6.ª Maratona de Almeirim " Rota Sopa da Pedra"

Repetiu-se o pódio do regional .......

Para quem nunca tinha ido pedalar para Almeirim, ir lá duas vezes em menos de 6 meses é porque gostou.....

Depois de ter participado no evento organizado pelos Bombeiros Voluntários de Almeirim, evento esse a contar para o Regional de Santarém XCM, decidi regressar a Almeirim para a tão famosa maratona "Sopa da Pedra" com organização a cargo da Ass20kmsAlmeirim. 

O evento contou com uma muito boa adesão, pois estiveram em Almeirim cerca de 400 atletas, mesmo com a data coincidir com a Maratona dos  5 Cumes a contar para a Taça de Portugal XCM, sendo certo, que faltaram muitos "prós" na maratona. Já na meia a concorrência estava forte eheheh!

A organização contou com uma manhã de pleno verão, onde se pedalou com cerca de 35 graus, mas felizmente todo o Staff estava à sombra em pleno jardim, à excepção da partida, mas não se pode ter tudo lol. O evento contou com duas distâncias, maratona com cerca de 75 kms e a meia maratona com aproximadamente 40 kms, tendo ainda organizado um percurso BTT Guiado, uma caminhada e umas aulas de "zumba", promovendo desta forma outro tipo de desporto.

No que diz respeito à avaliação do evento, a minha foi a seguinte:

Aspectos positivos: 
  • Local do evento
  • Levantamento de dorsais
  • Controlos 
  • Infraestruturas
  • Entrega de Prémios (imediata ou quase)
  • Marcações (faltou uma setas em "gancho" nas viragens em cotovelo)
  • Percurso (muito bem trabalhado)
  • A chegada (5.*)
  • Disponibilização Online de Classificações.
Aspectos a melhorar:

  • Troféus! originais mas fraquinhos, contudo valeu o certificado...muito fixe.....
  • A ligação entre a partida e a terra batida, muito lenta, provoca muita ansiedade e risco de queda no pelotão.
  • Cumprimento de horários. 
Lembranças:
  • Não sei o que lhe chamar, mas gosto! e sei sempre de onde foi, pois a imagem digitalizada é o cartaz do evento.
  • Uma tshirt de publicidade.
  • Folhetos de publicidade.
  • Um refrigerante.

A minha prestação:

Ainda nem vestido estava e já tinha a bike com o controlo "0" feito, pois o pessoal estava com pressa, ou seja, nem aquecimento ouve...valeu o sol ahahah. Entretanto preparei-me e lá fui mais o colega de viagem Edmundo Ramos, para a treta na linha de partida. 
Chegada a hora lá arrancámos atrás do veículo da GNR e assim se mantivemos durante 3 kms a 20 há hora, situação de originou que fossem "gajos" de bike pela via contrária, passeios e afins, mas ponto... logo que entámos na terra consegui seguir a roda dos primeiros e assim me fui mantendo até o "espigão" estragar a brincadeira e lá fui no elástico e poucos kms depois já seguia no grupo perseguidor, mais um kms percorridos e já não existia grupo nenhum, lol, porque alguns ficaram-se e outros abalaram .......


Com isto perdi a roda do Filipe Coelho e fui gerindo o esforço, esperando por outro grupo o qual me alcançou na subida mais dura da meia maratona, cerca do kms 20, grupo esse que não era nada mais nada menos que Luiz Cardoso, Eloi e Mauro Santos, pelo que me rendi logo e segui com eles, a muito custo pois as subidas pareciam montanhas....

Percorridos cerca de 35 kms e com o inicio do "plano" ou quase, passa-mos a andar em "cruise controlo" pois não se avistava ninguém atrás e sabia-mos que à frente seguiam 4 atletas, sendo apenas um Vet A e nós os 4 era-mos todos A...(tá explicado e velocidade em causa) ahahah Ainda mandei dois "esticões" assim com outros, mas o pessoal não descolava e assim chega-mos ao último km, mas este decorria "tipo gincana" onde entrei em 3.º no grupo e ataquei no único espaço para o fazer, conseguindo ultrapassar os que seguiam na frente e desta forma passei a meta na frente do grupo, terminando em 5.º da Geral e 2.º no escalão.

                                                                           Meus registos:
Classificação: 2.º  Vet A; 5.º Geral
Kms: 43,93
Tempo: 1:54:30    
Média: 23,01
Acumulado: ---
AVR Med: 163
AVR Max: 194
TOT Cal: 1798





(discrepância de valores, têm a ver com o facto da organização ter contado a partir da entrada na terra)



Em conclusão:

Mais um valente empeno, numa prova muito rápida e por incrível que pareça muito técnica, pois a areia assim o exigiu, especialmente em curva. Felizmente não existiram azares e deu para ver que a concorrência direta está mais forte e mais difícil de aguentar.


Obrigada "ED" pela companhia....só te levo para bons caminhos ahahah e à Noticias BTT/Ciclismo pela disponibilização das fotos.

Momentos:
 







Sem comentários:

Enviar um comentário