terça-feira, 25 de junho de 2013

Rescaldo o 14.º Cross Country da Benedita

No passado domingo desloquei-me à localidade da Benedita para participar no 14.º Cross Country da Localidade, o qual foi organizado pela equipa de BTT Roodinhas/Vila Norte e contou para o Campeonato Regional de Santarém.

Já há muito que andava atrás da participação num evento XCO, mas outros "valores" têm falado mais alto, mas esta agendei-a com um bom tempo de antecedência e não era longe, bem como, também era numa localidade que me diz alguma coisa.

A minha inscrição/participação estava na vertente promoção, uma vez que não sou federado, ainda assim tinha consciência que iria ter de sofrer para fazer "alguma coisa" e a destreza anda pouco treinada, já para não falar das rodas grandes nestes carreirinhos eheheh.

Cheguei cedo ao local do evento para poder fazer o reconhecimento nas calmas, tendo tido a companhia de mais um Alenquerense, o Jorge Sousa e lá fomos os dois vez o que nos esperava. Concluído o reconhecimento deu cerca de 4,5 kms de extensão, os quais  tinham uma dureza considerável, contando com duas subidas, sendo uma delas a da meta, muitos drops de "top", um salto "menos top" eheheh e muito "carrocel".

No que se refere à adesão, é dificil avaliar, tendo em conta que à muitos escalões, escolinhas e afins, mas sabia que para a classe de promoção não era-mos muitos. No entanto vive-se outro espírito porque são partidas em horas diferentes e está tudo concentrado no mesmo local, o que permita existir muitas pessoas a ver, incluindo outros atletas que estão a aguardar a hora da prova deles.

A minha avaliação:

Não tendo eu grau de comparação torna-se difícil poder avaliar o que quer que seja, contudo considero o percurso muito bom, o levantamento de dorsais bem rápido, 10 € com almoço também é agradável, mas ter que ficar lá durante a tarde para ir ao pódio é que não está com nada e também faltou umas setas a indicar a localização do evento, uma vez que para quem vai a primeira vez, anda um bocado perdido até lá chegar.

No que diz respeito a banhos, almoço e entrega de prémios não tenho opinião porque não usufrui. 

A minha prestação:

Minutos antes das 09:30 deu-se a chamada para a partida( ordem de inscrição) dos 18 atletas e lá me tive de contentar com a segunda fila, o que não é mau, mas a primeira é melhor, em especial nesta vertente, onde o arranque é quase metade do resultado.


Momentos antes da partida os comissários informa-nos que eras duas voltas ao percurso e no arranque não entrava-mos logo no trilho, entrando mais à frente para evitar engarrafamento, o que me levou logo a pensar "problemas" não via esta entrada no trilho e tão poucas voltas, mas pronto...siga.....



Segue-se o arranque e vá de tentar chegar à frente da corrida antes de entrar no trilho, mas não consegui, contudo entrei na 4.ª posição e lá fui a morder os calcanhares do 3.º, pois estava mais lento do que eu. 


Percorridos cerca de 1 km consegui passar o 3.º e logo de seguida numa "picada" curtinha o 1.º partiu a corrente e lá ascendi à 2.ª posição e coladinho à roda do primeiro (atleta da casa).


Entretanto segui na
na roda dele por mais algum tempo e ataquei na primeira subida o que permitiu ganhar alguma vantagem a qual aumentei nos trilhos seguintes, perdendo alguma na segunda subida, ainda assim trazia alguns 10 metros de vantagem (isto não é XCM ahaha), mas chegados a pouco mais de meio do percurso apanho o salto e vou pela escapatória e lá se foi a liderança, porque o 2.º fez o salto.

Voltei a ter que espremer mais um bocado e na entrada para a segunda volta já estava na roda do 1.º e assim me mantive até à subida onde tinha atacado, mas desta vez não consegui atacar nem acompanha-lo e lá foi ele sem vergonha nenhuma eheheh.

Ainda voltei a forçar o andamento nos "drops" mas chegados à subida mais extensa ele mantinha a vantagem, pelo que me convenci que só com uma queda ou avaria o conseguiria passar e como a vantagem para o 3.º lugar era considerável, passei a ultima metade da segunda volta a "controlar" a 2.ª posição e a esperar pela "sorte".











Como a sorte não brilhou, e o azar não bateu à porta, terminei em 2.º lugar 


Não sou eu no pódio, mas estou altamente bem
representado! Obrigada ao Carlos Coelho.
Os meus resultados:

Simplesmente não existem, porque o kms não estava habituado a este andamento e morreu logo no primeiro drop ahahah












Classificação

CATEGORIA : PROMOÇÃO MASCULINOS 
POSIÇÃO DORSAL NOME                                                    TEMPO 
   1          108      Bruno Rufino RÓÓDINHAS / Santos Silva   00:33:10 
   2          110      Carlos Santos Arealbike/Radioalenquer    00:34:25 
   3          119      Nelson Manique ARCBT                           00:35:07 
   4          118      Bernardo Silva ARCBT                            00:35:17 
   5          105     Jose Castelhano RÓÓDINHAS/Santos Silva 00:35:38 
   6          117      Sergio Silva Craques do Pedal                00:37:06 
   7          107      Pedro Ferreira ribapedalbikeshop           00:37:19 
8          102      Rogerio Paulo Pinto Individual               00:38:08 
   9          103      Ricardo David Batista Correia Individual 00:38:27 
  10         106      Fernando Martins Individual                    00:39:24 
  11         116      Jorge Sousa Individual                           00:40:16 

Em conclusão:
Para segunda experiência até que correu bem, tendo em conta que na primeira não terminei por avaria mecânica e já lá vai mais de um ano. No entanto foi a primeira em roda 29, e aqui não sei não, muitas duvidas......
Fica a faltar treino para este tipo de prova, pois só alcatrão não dá destreza e já a tive em melhores dias, bem como fazer uns saltinhos, não que exista "medo" mas porque preciso de trabalhar e quem paga os danos no brinquedo sou eu lol....
Arrependido de não ter saltado? não estou! pois mesmo que o tivesse feito a classificação era a mesma.

Fica um palavra de obrigada ao Carlos Coelho pela representação, outra para o Jorge Sousa pela companhia e aos paitrocinios pelas fotos.



Momentos





Sem comentários:

Enviar um comentário