terça-feira, 11 de junho de 2013

Rescaldo do 1.º Troféu do Carregado

Inesperadamente surpreendido!.........

No domingo transato, fui participar no 1.º Troféu do Carregado o qual se realizou mais concretamente na aldeia da Torre com organização a cargo da equipa  Prálamabike Team.

O evento teve o seu traçado numa zona que me é bastante familiar e que faz parte da minha zona de treinos, não estivesse a mesma a meia dúzia de kms de casa, pelo que não tinha grandes expectativas em relação ao percurso, contudo a minha participação tinha como principal objectivo apoiar mais uma iniciativa no Concelho de Alenquer, sendo certo que não iria descurar a classificação ehehe.


O evento contou com um único percurso com a extensão de 40 kms, o que de certa forma me deu muito interesse, pois iríamos estar todos para o "mesmo", atletas de meias maratonas e de maratonas concentrados num único percurso que pelo sua extensão é típico das “meias” e para fomentar a “coisa” não foi divulgado o gráfico de altimetria. Não sendo conhecido o acumulado de subida, também não dava para ter uma ideia da dureza que nos aguardava, indo desta forma os atletas na “ignorância” o que pode ser bom ou mau. No entanto estava algo perturbado com as inscrições porque a “coisa” não estava a correr muito bem, uma vez que quase não existiam confirmações de inscritos, ainda assim acreditava que o pessoal aparecia, porque normalmente deixam tudo para a última.


Chegado ao local do evento, estavam reunidas a condições que considero essenciais para satisfazer as minhas “necessidades”, pois deparei-me com uma box para a partida, chegada devidamente definida com arco meta, pessoal da organização motivado e a presença de vários atletas, o que foi aumentando consideravelmente com o aproximar da hora da partida, permitindo desta forma ascender a cerca de uma centena de participantes. Pena foi a falta de verão em mais um evento em pleno Junho, mas pronto, as pingas evitaram o pó lol.

A minha avaliação:

Aspectos positivos:
- Local do evento.
- Percurso, deveras surpreendido com o percurso desenhado, muito bem conseguido e os dois trilhos abertos estavam 5* e a gincana antes da meta também esteve muito bem.
- Marcações, faltou uma “cana” no famoso buracos eheheh;
- Rigor no horário da partida
- Partida em Box
- Publicação de classificações
- Troféus! Com entrega seguida à chegada dos primeiros.
- Controlos! Não existiram…é sempre bem jogado se não correr mal eheheh

Aspectos a melhorar:
- A entrega de dorsais! Custou a arrancar mas foi lá……
- Promoção do evento! Deveria ter sido mais divulgado/promovido….

Sem opinião:
- Abastecimentos
- Banhos
- Almoço

Minha prestação:

Chegada a hora e depois de avaliar a concorrência, fiz a honras da casa e lá dei inicio à entrada para a Box da partida, uma vez que o pessoal estava envergonhado.

Há hora marcada deu-se inicio da pré partida, que percorreu a localidade até à entrada para a terra batida, onde se iniciou o andamento livre.


Desde logo me coloquei na frente da prova em parceria com o Tiago Gomes o que deu para perceber nos primeiros kms que ele estaria na disputa pela vitória, tendo também a ter em conta o André Crispim e possivelmente outros que não conheço. 


À passagem pelo primeiro "trilho" o pelotão desfez-se e a frente da corrida passou a ser controlada por um grupo de quatro atletas, eu, Tiago Gomes, Ricardo Silva e André Crispim. 




Percorridos pouco mais de meia dúzia de kms surge a primeira subida, não muito dura, mas longa e lá me colei à roda do Tiago até terminar a subida, local onde já só chegámos os dois. Daqui para a frente trabalhamos em conjunto, eu nas descidas ahaha e ele no resto, mas também o homem só tinha "talega" e era sempre a fundo, especialmente a subir (que bruto lol). 


Os kms foram passando e não avistávamos ninguém atrás de nós, pelo que dava para ir controlando o andamento, indo eu sempre na esperança de apanhar uma subida onde o Tiago tivesse de apear, mas isso não estava fácil porque ele subia tudo, até que na penúltima subida ele descolou e não o consegui acompanhar e em poucos metros ganhou-me alguma vantagem, tendo perdido parte desta no "trilho" por dentro do rio, pois passei e te-lo ao alcance da visão. 


Já na última subida onde desmontámos todos lá estava ele uns metros à minha frente, tendo eu forçado o andamento na descida seguinte e já na entrada nos últimos 10 kms e inicio do estradão ele seguia a menos de 20s, mas não tive força física para me aproximar dele e fui mantendo o meu andamento e controlando uma eventual aproximação de outros atletas, pois estava à espera que a qualquer momento o André aparecesse. 






Chegado ao alcatrão vejo o Tiago a entrar na quinta e apercebo-me que ele levava  cerca de 1m de vantagem, pelo que limitei-me a olhar para trás para confirmar que não vinha ninguém e manter o andamento até à linha de meta, onde terminei a 1m40s do Tiago, justo vencedor.  


Os meus registos:

Kms: 38.22
Tempo:1:39:51
Média: 22,87
Classificação 2.

Posição      Nome                  Equipa             Tempo
   1.º      Tiago Gomes               RBikes             1:38:08
   2.º      Carlos Santos      Arealbike/Radioalenquer   1:39:40
   3.º      Guilherme Silva      GDM/HomeBike     1:43:09
   4.º      Ricardo Silva           SRC Camarnal       1:43:14
   5.º     Marco Fernandes     Penabikefirme       1:43:39
   6.º       Pedro Filipe         GDM/HomeBike      1:44:34
   7.º      André Crispim      GDM/HomeBike       1:44:36




Em conclusão:
Preciso de comprar força para subir, pois continuo a ceder muito nas subidas mais duras, mas ainda assim foi uma prestação muito positiva, na qual venceu o melhor. À que continuar a treinar ou descansar  pois já começo a ter algumas duvidas se não passa por aí a falta de força. Fica o registo de mais uma participação sem problemas mecânicos ou quedas, mas tenho de afinar o conta-quilómetros, pois o gajo dá sempre menos kms. Para terminar foi um prazer andar na roda do Tiago, atleta com o qual já tinha feito um treininho de BTT, na altura ambos de 26”. 



Sem comentários:

Enviar um comentário