segunda-feira, 11 de março de 2013

Rescaldo da Maratona Águias de Alpiarça 2013

Broxedo 4 CLMS 1 .....mais do mesmo!

A vontade de escrever é nenhuma, mas ainda assim lá vai ter de ser, porque contra fatos não à argumentos....

Pelo terceiro ano consecutivo que participo nesta prova, a qual é tipicamente competitiva, razão pela qual não se verifica grande preocupação em termos de agradar aos participantes, pois a maior parte do pessoal que lá vai sabe o porque de estar ali e vai para se avaliar a ele próprio e participar no regional de Santarém, pois a mesma faz parte desse campeonato.

Para mim já não é uma novidade, pois já conheço a organização local e a organização do Regional, pelo que sei o que me espera, contudo sinto alguma desilusão pelo facto do percurso ser praticamente sempre o mesmo, mas como é para o regional lá tem de ser lol.

Depois das chuvas que caíram e se avizinhavam continuar  a cair, já se espera uma prova bastante pesada e com muita água e areia, mas o que não estava à espera é que a concorrência fosse tão forte, pelo que à partida sabia que iriam ser muitos "cães" a um osso, mas só me dava mais motivação. 

No que diz respeito à minha avaliação do evento digo o seguinte:

Aspectos positivos: 
  • Local do evento
  • levantamento de dorsais
  • Controlos (sem paragens)
  • Classificações 
  • Marcações
  • Infraestruturas 
Aspectos a melhorar
  • A chegada, devido ao numero de pessoas sempre de um lado para o outro.
  • Lavagem de bikes não as vi.
  • Banhos de água fria, depois de meia dúzia terem tomado banho (foi à pele ahahah)
  • Percurso (repetido ou quase! de outros anos)
  • Partida entre escalões muito curta (1 minuto)
Agora vem a parte pior... mas lá tem de ser!

Segui para o evento com boas sensações, pois o ano passado venci no meu escalão, mas logo à partida sabia que este ano as coisas iam ser diferentes, porque tinha muita concorrência e tudo a andar muito bem, mas isso só trás mais interesse ao campeonato  pelo que só me restou colocar o melhor possível na partida e aguentar atrás dos "cavalos" o máximo que conseguisse e assim fiz.

O inicio foi feito com um andamento a modos que ao "sprint" o que durou até entrar-mos na terra, mas ainda assim o andamento era muito forte e como começa-mos logo a ultrapassar atletas da maratona, surgiu a confusão total, mas lá me fui conseguindo manter, não sei bem onde porque a confusão já não dava perceber quem era quem lol, ficando apenas a saber que o meu colega Pedro Amaro seguia um metros à frente e sabia que ele ia com os primeiros, mas não sabia quantos eram. 
Lá fui fazendo o que conseguia e tentei a todo o custo alcançar um grupo de atletas da maratona que rolavam muito bem, mas como não tinha companhia para puxar não estava a ser fácil e as ultrapassagens continuavam. depois dos km 10 lá arranjei mais dois atletas para puxar e lá fomos tentado chegar ao grupo, mas no "charco" espetam-me uma trancada na roda de trás e ela fica a fazer barulho, pelo que tive de parar, pois a ponta do desviador de trás estava a bater no raios e com isto lá se foi o grupo, momento em que sou logo alcançado pelo meu colega de equipa Luís Carvalho e um "comboio TGV" e lá me agarrei a eles e em pouco tempo alcança-mos os que me tinha fugido. O andamento estava muito forte e a lama era muita, pois nem dava para ver o caminho, era seguir na roda e deixar ir (se o da frente passa eu também passo lol) 


Nisto surge um estreitamento de via ahaha e vá de por a pé e continuar em carga, mas no momento em que me vou montar novamente chamam-me à atenção que o selim estava no chão, momento em que olho para trás e vejo que apenas tenho os carris, não sei o que fazia naquele momento mas foi "engolir" e continuar, em pé tá claro, porque os carris fazem ferida (ainda te dá para gozar). 

Foram 20 kms em pé até ao fim e a dar "fruta" conforme dava, logo eu que não gosto de pedalar de pé, mas mesmo assim ainda deu para dar roda e ultrapassar alguns atletas.







Para a história fica:

Classificação: 13.º  
Kms: 39,10         
Tempo: 1:36:00    
Média: 24,13

Novo registo ahahah
Avarias: um selim partido


Passeio Meia-Maratona – Veterano A
CLASSNOMEEquipaTEMPO
1Sergio GasparEscolinha Btt Almeirim01:27:58
2Filipe CoelhoIndividual01:28:16
3Pedro AmaroArealbike / Rádioalenquer01:29:48
4António EloyRibabike01:32:00
5Luis CarvalhoArealbike/Rádioalenquer01:32:25
6Ernesto CaniçoB.V.Almeirim / Ribabike01:32:25
7Leonel CanelasDAI / Crédito Agrícola01:34:10
8Mauro SantosRibapedal Bike Shop01:34:10
9Luis ConceiçãoCampinosbtt / BIKEZONE / Redeenergia01:35:35
10Flávio FitasIndividual01:35:54
11Miguel FrangoBikeclinic / Evonutrition01:36:00
12Carlos SantosAZURIBIKE Mangualde Team01:36:00
13Carlos SantosArealbike / Rádioalenquer01:36:00
14Luís LopesB.V.Almeirim / Ribabike01:36:00
15João ChagasIndividual01:36:00

Para concluir:

O regional está feito, a sorte continua a bom ritmo, o resultado não foi mau de todo, tendo em conta que o grupo em que seguia só me deu 4 minutos, o selim está na garantia, as pastilhas de trás ficaram nas últimas e valeu o treino.

Sem comentários:

Enviar um comentário