terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Rescaldo da 1.ª Maratona de Abrigada

Quem foi o gajo que provocou o S. Pedro?


Pois é! O que no sábado estava seco depressa passou a encharcado e bem encharcado, graças ao Sr. da chuva. Nunca pensei em encontrar um terreno naquelas condições, pois nem sequer me apercebi da chuva ehehe

Mas falando do que interessa, posso dizer que para primeiro evento, considero que foi muito positivo, e ainda por cima o S. Pedro complicou as coisas, porque organizar um evento com chuva não é a mesma coisa de o organizar com sol, mas a organização esteve à altura e proporcionou-me uma excelente manhã de puro btt, sendo que a minha bike tem outra opinião lol.

Não posso dizer que fui surpreendido pelo percurso, porque conheço relativamente a zona e digo relativamente porque apesar de perto não faz parte da minha área de treino, mas fiquei muito satisfeito em saber que existiu preocupação da organização em criar uns trilhos de propósito para o evento, o que é sempre de louvar.

Em termos de estrutura montada para o evento, considero que foi a suficiente, mas como é lógico quero sempre mais e melhor. Nessa base digo que o recinto deveria ter sido dividido em dois para permitir a passagem de quem se atrasa para trás dos que já lá estão e dividir o pessoal que vai participar do restante.

Este evento ficou gravado na minha memória, não fosse a minha primeira vitória, mas não só, pois infelizmente tenho de trabalhar (lol) e por esse motivo não tive o prazer de receber o troféu, uma vez que estes não foram entregues após a chegada dos atletas. É certo que existe regulamento, mas de acordo com a promoção do evento no Forúm btt, a entrega seria após a chegada dos atletas, o que não aconteceu. Contudo agradeço a compreensão, sendo certo que à presente data já o tenho em minha posse. Fica um grande obrigado ao meu representante eheheh


A minha opinião
- Organização: Considero uma boa organização, com um ou outro ponto a melhorar, mas tendo em conta que se trata de um primeiro evento, onde acredito que foi dado o que de melhor sabem, não seria justo exigir o que se exige em eventos já com provas dadas e anos de experiência.
- Levantamento de dorsais: Rápido e sem complicações, ás 08:10.
- Ofertas:  Um gorro! forma diferente de recordar o evento. O gel e o "doce" é sempre bem vindo.
- Briefing: Percepivel e suficiente, com referência ás formas de marcação do percurso.
- Partida: Algo atrapalhada, com 20 minutos de atraso. Do meu ponto de vista, o recinto era dividido em dois, sendo que os atletas entravam, "tipo controlo 0", pelo acesso da chegada da prova e à hora marcada era fechado o acesso a terceiros pelo local onde sai-mos e assim acredito que se resolvia o assunto do pessoal a entrar e não saber onde se posicionar, por forma a não se colocar à frente do que já lá se encontravam.
- Percurso: Bom percurso, agradável, com laminha à mistura.... é btt puro e duro, gostei! 
- Sinalização do percurso: Sem reparos.
- Controlos: Sem reparos! ou quase, à que evitar postos de controlo a subir.
- Posto de abastecimento: à muito que não utilizava, mas perdi o bidon e lá teve de ser, mas não consegui ter tempo para formar opinião.
- Chegada: Muito bem pensada, com espaço suficiente para o sprint final.
- Lavagem de bikes: fui o primeiro e foi 5 estrelas, mas uma mangueira para o pessoal todo é insuficiente e valeu a lavagem do intermarchê. É nisto que o portuga peca, com os bombeiro ali ao lado, meia dúzia de mangueiras ligadas ao tanque de algum veículo resolvia o problema.
- Balneários: Água a ferver, é que se quer! Fui o segundo a utilizar as mesmas lol. Pelo que sei a água quente durou pouco, sendo este um dos pontos mais importantes a rever.
- Almoço: não participei.
- Prémios: Troféus para os primeiros três, nas quatro vertentes, acompanhados por uma garrafa de vinho. À que louvar a entrega de prémios, pois cada vez existem mais eventos sem prémios, o que acho incrível, tendo em conta os montantes envolvidos.

A minha prestação
Como vem sendo hábito, voltei a colocar-me o  mais à frente possível na linha de partida e consegui entrar na terra batida nos primeiros lugares, pois entrei nos 5 primeiros. A partir daí foi aguentar o mais possível a roda dos primeiros, o que consegui praticamente até terminar os primeiros 5 kms. Neste momento já seguia dentro dos 7 primeiros juntamente com um atleta para a meia maratona. 


Como tinha consciência que os que me tinham passado têm outro andamento, optei por controlar o atleta da meia maratona que seguia comigo, aproveitando também o facto de seguir connosco o Miguel Costa que seguia para a maratona e tem bom andamento, o que foi vantagem para as minhas intenções. Conseguimos organizar-se e fomos puxando à vez, o que resultou pois consegui-mos chegar ao atleta Claudio Paulino que seguia à nossa frente.


O grupo passou a ser composto pelos quatro e assim iniciámos a subida para montejunto, sendo que à divisão do percurso trazia uns metros de vantagem sobre o atleta da meia maratona que vinha no grupo. Nesse momento aproveitei para forçar mais o andamento e sabendo pelo gráfico de altimetria que se ia iniciar uma secção de descidas, fugi ao mesmo e continuei a forçar o andamento para conseguir chegar à próxima subida com uma  boa vantagem, o que consegui.


Depois de terminada a subida para os Casais da Pedreira e não avistar ninguém atrás de mim, foi manter um andamento certo e controlado, não fosse aparecer o "zé", pois a correr bem já não iria perder a minha posição.

Contrariamente ao que pensava, os últimos kms foram de extrema dureza, tal era o barro, ao ponto de ter de desmontar em subidas, que nem dignas desse nome são, contudo aproveitava essa situação para ir controlando as minhas costas. Como não avistava ninguém consegui ir pedalando com cabeça, pois com este tipo de terreno, não são só as pernas que contam, à que saber trabalhar com a bike, ou melhor, com a transmissão, porque ela não aguenta e a qualquer momento ficamos a pé. Felizmente não foi o caso, mas já estava limitado a poucas mudanças, devido ao acumular de lama, pois o desviador deixou de ter força para descer.

Com isto estava com a meta à vista e a satisfação era enorme, pois foi a minha primeira vitória e a primeira é sempre a primeira.


Meus Resultados
Kms: 34,82
Tempo: 1:38:37
Média: 21,18
Acumulado: 680 m
Classificação: 1.º 

                    1.ª Maratona - "Por Trilhos de Abrigada e Montejunto"
                                 Lista de Classificação  Meia Maratona
Classificação
Tempo
Dorsal
Nome
Equipa
1.º
1.37.35
19
Carlos Santos
Arealbike/radioalenquer
2.º
1.39.55
16
Filipe Nunes
TOABike
3.º
1.43.10
23
Paulo Pires
Águias de Alpiarça
4.º
1.44.25
10
Nuno Brás
GDM Team
5.º
1.44.46
126
André Crispim
Individual
6.º
1.45.30
35
Marco Chagas
Marco Chagas
7.º
1.47.20
220
Nuno Azevedo
Marco Chagas
8.º
1.47.25
216
Rui Duro
Marco Chagas
9.º
1.47.58
270
Rafael Correia
GDM Team
10.º
1.49.40
186
Hernani Tomás
BTT SR Camarnal


O meu dia:

Começou ás 07:00 porque apesar da deslocação ser curta, não abdico de estar despachado uma hora antes de se iniciar o evento. Pequeno almoço tomado, foi ir buscar a bike ao trabalho, pois lá é que elas estão bem, depois do susto que tive. Seguidamente desloquei-me para Abrigada onde me encontrei com o resto da equipa.

Fui levantar o dorsal, preparei o brinquedo com óleo e mais óleo e cumpriu-se a saga dos cumprimentos lol, não fosse um evento quase em casa. Entretanto fui movimentando os músculos e só por volta das 08:40 é que me posicionei para a partida, porque até lá não se verificavam movimentações a esse respeito.

Enquanto aguardava a partida ia verificando as caras conhecidas que me podiam "passar" a perna, onde exclui o segundo classificado, por me ser completamente desconhecido.

Terminada a prova, eram horas de regressar a casa e preparar-me para ir trabalhar, onde se incluiu quatro horas de pé sem tirar fora (fonix).

Fica o registo da vitória e do valente treino para o regional de Santarém, meu objectivo principal.

Desta feita fica uma palavra de obrigada ao pessoal que me foi dando força durante o percurso, aos fotógrafos, desta feita foram dois eheheh e a outras duas pessoas que não gostam de publicidade, mas sem ele não conseguia estar presente no evento.

3 comentários:

  1. Máquina...
    Mais uma vez os meus Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Na divisão dos 30/60 não foi enganado em frente? Se era tem de me agradecer o berro de aviso ;).
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. boas...

    por acaso não, mas é uma acção de louvar... mostra o caracter das pessoas..

    eu seguia com o Miguel costa, o claudio paulino e om o que faz 2.º na meia, isto à separação dos percursos, pelo que não devo ter sido eu lol

    cump...

    Mauro mais uma vez obrigada eehheh

    ResponderEliminar