domingo, 8 de janeiro de 2012

Rescaldo da VIII Maratona de Pontével

Pontével convenceu!

Concluída a participação neste evento, está oficialmente aberta a minha época 2012, e melhor era difícil, pois em pleno mês de Janeiro, ter temperaturas amenas, um sol radioso e um mato 5*, já para não falar da enorme vontade, pois as saudades já eram muitas eheheheh, só podia resultar numa excelente manhã de BTT.

Surpreendentemente os trilhos de Pontével deram um salto enorme em organização, sendo certo que o ano passado não pude estar presente, mas recordando 2010, para mim foi da noite para o dia, isto em termos de estrutura, pois em termos de percurso, já era do meu agrado.

Antes de continuar deixo a minha opinião no que diz respeito a rescaldos, onde se inclui o meu. Muitas vezes ouvimos rescaldos completamente diferentes, ou opiniões, o que muitas vezes me faça alguma confusão, razão pela qual tento perceber como terminaram esses atletas, isto em termos classificativos, pois existe sempre uma grande diferença de opiniões, ou quase sempre, entre os primeiros e os últimos, sendo certo que para mim as opiniões mais importantes concentram-se a meio da tabela classificativa.

A minha opinião
- Organização: Borraram a pintura toda com a chegada dos atletas...... 
- Levantamento de dorsais: algo atrapalhado, ás 08:10, mas estruturado com separação numérica, mas os pagamentos à última da hora é sempre complicado.
- Ofertas:  Uma caneca, original e para mais tarde recordar e a tshirt da praxe lol.
- Briefing: Suficiente e dentro do que se quer.
- Partida: Bem organizada, atrás de um veículo da organização e à hora.
- Percurso: Não foi nenhuma novidade para mim, mas também aos eventos que já participei na zona, não à milagres. É sempre bom voltar a passar em alguns trilhos e percebeu-se a opção estradões com receio do "S. Pedro".
- Sinalização do percurso: Excelente.
- Controlos: Sem reparos! ou quase, não fosse a confusão inicial com pessoal "picado" duas vezes e outros só uma.
- Posto de abastecimento: não utilizei.
- Chegada: O descalabro, atletas a chegar de sentidos opostos e a terminar no mesmo local, com carros e pessoas pelo meio. As forças de segurança servem para alguma coisa´. Sim! é pago,  mas justificava-se e justificava-se também licenciamento para fechar a rua ao trânsito.
- Lavagem de bikes: Não utilizei.
- Balneários: Não utilizei, tomei banho no rio eheheh
- Almoço: não participei.
- Prémios: Continuo a não compreender como um evento com este número de inscritos não arranja dinheiro para comprar meia dúzia de pastilhas para oferecer aos(ás) primeiros(as).

A minha prestação
Desta feita a participação foi na maratona (à homem! ou quase) e como tal existia uma expectativa diferente e uma abordagem também, pois apesar de se tratar de 52 km não deixava de ser o percurso maior.
Mais uma vez me coloquei à frente na linha de partida, pois a mesma forma de pensar não se alterou. Como o inicio da maratona em subida, lá fomos a ganir pelo alcatrão, tendo eu me mantido na frente, ou melhor junto com os da frente. Ao entrar na terra estava já definido um grupo de 8 atletas, onde me incluía, mas passado meia dúzia de kms apercebi-me que aquilo não era andamento para mim, podia ser! se fosse para a meia, e comecei a organizar um grupo perseguidor.


Sensivelmente ao km 10 já o grupo perseguidor era composto por 7 ou 8 atletas(incluindo eu) e já tinha-mos perdido o grupo da frente, composto por 8 atletas. Entretanto apercebo-me que estava junto a mim o Pedro Barrela da Ouribike e começamos a comandar a perseguição.



Com o passar dos kms o grupo foi perdendo elementos, tendo o último seguido para a meia maratona, mas não sem antes ter de levar um apertão de orelhas, porque apesar de novo, trabalhar não era com ele (parabéns pelo 3.º lugar na meia). Daqui para a frente eu e o Pedro apenas se limitámos a manter a cadência e a controlar a aproximação de algum atleta, pois a chegada à frente da maratona estava afastada. A poucos kms do fim fomos informados que seguiam 6 à nossa frente e um deles já o estava-mos a ver, tendo sido ultrapassado momentos depois.


Já com Pontével à vista e com a garantia do 6.º e 7º lugar, o Pedro perguntou-me como queria terminar, tendo-lhe respondido que por mim podia ser na descontra, e lá seguimos para a meta, tendo eu "optado" pelo 7.º lugar, tendo em conta que ele corria em casa ou quase eheheh

Após a chegada apurei que tinha terminado em 6.º lugar e que possivelmente a informação que me foi dada durante o percurso não estava correcta.

Meus Resultados
Kms: 52,11
Tempo: 2:04:51
Média: 25,02
Acumulado: 980 m
Classificação: 6.º 



O meu dia:

Começou pelas 07:00 com o pequeno almoço e com a preparação do "jê" depois foi seguir rumo até Pontevel, como ponteiro da temperatura a variar entre os 0,5 e os 4 graus. Cheguei a Pontével pelas 08:00 e fui levantar o dorsal e seguidamente comprimentar o pessoal conhecido, que era uma imensidão dele.

Fiz uma voltinha para ver se encontrava o "Pedro Morgado" mas foi em vão e segui posteriormente para o controlo "0" mesmo lá na frente, à conversa com o Nuno Alves. Entretanto chegou o paitrocinio e começou a sessão de fotos ehehehe

À hora marcada deu-se inicio à maratona e duas horas mais tarde estava de regresso, já com a maior parte do pessoal conhecido na "treta" a ver chegar o pessoal. Saiu mais uma sessão de fotos em família e depois das despedidas, segui para casa.


Apesar da pausa o fotografo manteve-se ao seu nível e para a semana à mais.


O Paitrocinio, fotografo, aguadeiro entre outras funções

Valeu a experiência psicológica de não virar para o mais "fácil" e também considero que foi um bom resultado e uma boa média.

Sem comentários:

Enviar um comentário