domingo, 20 de novembro de 2011

Rescaldo da IV Maratona Terra de Toiros - Porto Alto

Concluida a participação neste evento, dou por terminada a minha epoca  2011 e como tal, nada melhor do que o fazer neste grande evento, o qual esta cada vez melhor e este ano voltou a brindar-me com mais uma grande manhã de BTT. Dou os parabéns à organização que tudo fez para que as coisas corressem pelo melhor e de ano para ano nota-se o empenho em melhorar, onde as limitações geográficas limitam a diversidade de percurso. Para além do já referido também o S. Pedro foi amigo e brindou o pessoal com um final de manhã com muito sol.

Em comparação com o ano passado, posso dizer que melhorou em quase tudo, isto do meu ponto de vista, pois o controlo "0" veio acabar com a confusão da partida, bem como o espaço escolhido para logística e partida é mais favorável. No que diz respeito ao inicio, continu-o a achar complicado tantos kms atrás de um veículo, mas desta vez foram menos e o veículo seguia a velocidade mais elevada, o que evita os atropelos e distracção.
 


A minha opinião
- Organização: Sem reparos, considero uma excelente organização. 
- Levantamento de dorsais: Muito rápido, ás 07:40, bem estruturado com separação numérica.
- Ofertas:  Mais uma vez, muito bem servido de brindes, o bidon é sempre bem vindo e fora do comum e o chapeu também.
- Briefing: Não consegui perceber grande coisa, ficou a faltar uma coluna junto à linha de partida.
- Partida: Desta vez bem organizada, atrás de um veículo da organização e ligeiramente atrasada.
- Percurso: É o Porto Alto! Vou lá e sei para o que vou, por isso gostei do percurso apesar de pesado. 
- Sinalização do percurso: boa. Só a chegar ao campo é que tive uma dúvida, mas não passou disso.
- Controlos: Sem reparos
- Posto de abastecimento: não utilizei.
- ChegadaBoa! só acho que devia ter ficado mais ao fundo no campo de futebol, pois em situações de sprint poderia causar queda de alguém.
- Lavagem de bikes: 5*.
- Balneários: Condições exceletes e nesta parte foi o primeiro lol.
- Almoço: não participei.
- Prémios: É de louvar a entrega de trofeus, uma vez que estes estão quase extintos e não consigo compreender porquê.


A minha prestação
Posso dizer que correu como foi planeado, pois tinha como objectivo arrancar na frente e mais à frente era impossivel.

 Em termos de prova passava por aguentar a roda dos mais rápidos até as pernas se aguentaram e consegui isso durante os primeiros 20 kms, onde segui a roda o Fernando Carriço, Nuno vicente e mais alguns. Entretanto começei a perder o grupo de vista, que era composto por seis, onde me incluia, sendo este composto por três participantes para a meia e outros três para a Maratona.


Chegado à separação do percurso, seguia em terceiro a escasso mestros do segundo, o qual consegui alcançar uns kms mais à frente, mas no estradão antes de sair-mos da quinta, já com o Fernando Carriço à vista, não consegui aguentar a roda do segundo e começei a ve-lo afastar-se.


Daqui para a frente foi manter a minha cadência e controlar se aparecia alguém de trás, pois já só pensava em manter o 3.º lugar, uma vez que o 1.º ou o 2.º só lá chegava se existisse um problema com eles. Com a entrada no alcatrão estava confirmada a minha posição e agora era só pedalar e esperar pela chegada ao campo de futebol sem azares lol.



Resultados
Kms: 46,90
Tempo: 1:46:13
Média: 26,49
Acumulado:
Classificação: 3.º Meia Maratona
http://www.terrasdotoiro.com/


35 Km – 35Km – Masculinos
Posição
Dorsal
Nome
Sexo
Equipa
Tempo
1
597
Fernando CarriçoMClube de Praças da Armada
1:29:43
2
493
Rui NariguetaMCicloPinhal
1:30:09
3
288
Carlos Luis Manuel SantosMArealbike/RadioAlenquer
1:31:46
4
704
Carlos MartaMFullwear – Hilzy
1:34:52
5
228
Filipe Manuel Feitas NunesMTeam Quero é Andar d´Bike
1:35:00
6
73
Ricardo MendesMPapa palha team
1:35:05
7
36
Paulo PiresMC.A: Águias De Alpiarça
1:35:11
8
598
Luís Miguel Santana JunhoMClube de Praças da Armada
1:35:17
9
674
Antonio Manuel MoreiraMIndividual
1:40:52
10
555
Horácio Manuel Santos RibeiroMTeam Quero é Andar d´Bike
1:41:44




O meu dia:Depois de na noite anterior me ter deitado ás tantas, porque fui ver o Tony C..... (sim é esse! Uns vão a pé a Fátima, outros fazem coisa mais difíceis...ahahaha para os deixarem andar de bicicleta) o acordar foi a muito custo, mas como quem corre por gosto não cansa lá me coloquei ao caminho pelas 7 e picos na companhia do meu paitrocinio, que ainda não se cansou lol.

Cheguei ao Porto Alto pelas 07:40 com uma nublina e um gelo "manoso" e fui levantar o dorsal, tendo de seguida me preparado para a prova. Posto isto fui fazer uns  movimentos de aquecimento, tendo aproveitado  para comprimentar  o pessoal conhecido. Pelas 08:20 desloquei-me para o controlo "0" onde aguardei até à hora da partida.
A pré-partida deu-se atrás de um veículo da organização em velocidade moderada e arrastou-se durante cerca de 6 kms onde se denotou muita calma dos participantes na frente o que me surpreendeu pela positiva.

Depois de terminada a prova, foi ora de lavar o brinquedo, lavar o "artrista" e aguardar a entrega de dos trofeus, que ocorreu como deve ser, isto do meu ponto de vista, ou seja, após a chegadas dos primeiros, porque não concordo em fazer esperar os atletas durante a tarde para lhe entregarem um trofeu.

Pela primeira vez utilizei um "pulsometro" e os resultados da máquina foram:
kcal 1772
tempo- 1:45h
fat gordura - 3.9g
avg HR 162 - max HR 181
cal/h 1005
in zone 1:41h

não sei se é bom ou mau, mas é o que deu lol

Posto isto, o objectivo foi conseguido e foi um bom final de temporada.

Mais uma vez o fotografo teve ao seu nível e agora é esperar que para o ano renove contrato.

Sem comentários:

Enviar um comentário