segunda-feira, 14 de março de 2011

Rescaldo V Maratona do Camarnal

Depois de recuperado e do cromado desinfectado, aqui fica o meu rescaldo.
Simplesmente o maior dorsal que já tive
Desta vez deu para dormir mais um bocadinho, dada a proximidade da maratona, mas mesmo assim pelas 07:30 da manhã lá me fiz à vida. Pelas 08:00 encontrei-me com o restante pessoal do Arealbike para nos deslocar-mos para o Camarnal. A curta viagem foi feita com constante ameaça de chuva, como se não tivesse sido suficiente a que caiu quase toda a noite.

Cheguei pelas 08:15 e já se viam alguns participantes. Fui levantar o dorsal e de seguida preparei a bike e o "atleta", tendo posteriormente seguido para junto da equipa, pois eles já tinha levantado o dorsal no dia anterior e já estavam preparados.

Pelas 08:50 fiz o controlo "0" e segui para a linha de partida onde permaneci, junto do Luis Monterio e do Luis Carvalho. Mais uma vez optei por ficar na frente, pois prefiro ser ultrapassado do que andar a ultrapassar.  


Com vinte minutos de atraso, que a organização justificou com a queda de moto de uma pessoa da organização e com a GNR, lá se iniciou a maratona, pelas 09:20. Arranquei na frente e mantive-me lá até se iniciar a terra batida e daí para a frente consegui ir na roda do grupo da frente, o que durou até ao primeiro controlo, sendo que apartir desse momento apenas consegui ir mantendo o contacto visual com eles, isto até entrar em Ota.


Daqui para a frente vinha o meu "calcanhar" pois vinham as subidas dignas desse nome, mas como me estava a sentir muito bem e sabia que tinha alguma vantagem para os que seguiam atrás,  segui o meu ritmo de tal forma que se fosse necessário seguir a roda de alguém ainda tivesse força para tal. No fim da primeira subida na serra de Ota apercebi-me que não vinha ninguém a trás e agora podia recuperar algum tempo perdido na subida, pois seguia-se um "trilho" a descer. Já na segunda subida da serra de Ota apercebo-me da proximidade do Luis Carvalho e tive de ir buscar forças para fugir dele, o que não era fácil, pois ele é mais forte a subir do que eu e ainda faltava subir até á pedreira, pois estavamos a chegar ao segundo controlo.

O Luis Carvalho,  já aprecia nas fotos lol
A partir deste momento foi sempre no limite, pois o objectivo era começar a descer a pedreira sem que o Luis me apanhasse, o que consegui, tendo na descida me feito valer do kit de unhas (ou falta de responsabilidade) para lhe ganhar tempo, uma vez que ainda vinha uma subida complicada. Após ter feito a subida sem ter sido "agarrado" sabia que dificilmente ele me ia apanhar, pois vinha mais uma descida e depois era quase sempre a rolar e eu continuava a sentir-me muito bem. Como não à bela sem senão, na última curva a descer em alcatrão espalhei-me, pois tive de alterar de trajectória e a roda da frente escorregou e eu fui ao "tapete" com alguma violência, mas felizmente estava bem e a bike também, tendo prontamente arrancado como se não houvesse amanhã, pois não queria ser ultrapassado a 2 km do fim.


Para complicar, já a chegar ao fim da subida antes de se iniciar a descida para a meta, saiu-me a corrente e tive de acabar a subida a correr, já com o Luis a escassos  metros, mas após me montar novamente e ter começado a descer para a meta vi que o meu esforço valeu a pena, pois terminei a meia maratona na terceira posição.

Após breves momento depois da chegada fui informado que era 2.º classificado, porque o que terminou em 2.º estava inscrito para a maratona, razão pela qual não ia ser classificado.

O Sr. que me foi sempre a morder os calcanhares lol
Da queda resultou danos o guiador e no pedal, menos uma gramas. Já as botas ficaram com uma boa mazela e o equipamento rasgou-se na nádega e no cotovelo. Eu fiquei com uns arranhões que não demonstram a violência da queda....


Resultados:
         Kms: 39,90 km
         Tempo:1h52m23
         Média: 21,18
         Acumulado: 700 m
         Classificação: 2.º
         http://www.bttsrcteam.blogspot.com/

A minha opinião
- Organização: Bem estruturada, mas com algum nervosismo, para quem já não é estriante..
- Levantamento de dorsais: Muito rápido e organizado (ás 08:15).
- Ofertas: A t-shirt, mas sem ser branca.... mantém-se o bom gosto do ano passado.
- Briefing: Algo nervoso e atrapalhado, mas esclarecedor..
- Partida: atrasada 20 minutos, mas sem confusão.
- Percurso: Gostei do percurso! mais do que o do ano passado, mas é sempre complicado avaliar o que conhecemos muito bem..
- Sinalização do percurso: sem reparos a fazer.
- Controlos: Sem nada a apontar.
- Posto de abastecimento: Não usufrui.
- ChegadaMuito boa, apesar de eu não concordar com chegadas a descer.
Lavagem de bikes: duas mangueiras com pouca pressão, mas como o pessoal optou por lavar as bikes em casa, facilitou  ou outros que utilizaram as lavagens
- Balneários: Não utilizei.
- Almoço: Não almocei.
- Prémios: A grande desilusão....nada, nem uma simples medalha dos "marroquinos" nem mesmo um pódio... espero que não seja nada contra mim.

Conclusão: Mais tarde ou mais cedo o esforço é recompensado e espero que o meu assim continue. Valeu o contacto com o pessoal conhecido e o valente empeno, era desnecessário ter estragado o equipamento, mas enfim ... também faz parte. Foi pena o Luis Monteiro não me ter conseguido acompanhar., mas também ele foi ao tapete.

Obrigado à minha "famelga" pelas fotos e força, obrigada ao Arealbike e ao Nuno (forum btt) pelas fotos e pela força.....

2 comentários:

  1. Já tive oportunidade de te dar os parabéns, mas nunca é demais, Muitos Parabéns!!!

    O esforço cada vez mais está a ser compensado, que continues assim...

    Que recuperes bem da queda...e as melhoras para a burra, essa sim, sem culpa nenhuma!!! lol

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlinhos..,tou a ver é qualquer dia em alguma prova que estejamos inscritos já nem na meta de vejo..., pois já vi que está em grande forma... :-).
    Parabéns pelo excelente 2º lugar :-)), fico muito contente por ti...

    As duplas MSC/Carlos a fazer "render o peixe". lol

    Cmps e boas pedaladas...

    ResponderEliminar