segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Rescaldo XCM#1 - Cartaxo

Agora que já me encontro recomposto fica aqui o meu rescaldo..


O acordar foi pelas 07:15 da matina, pois o encontro com o restante pessoal da equipa estava marcado para as 07:45. Arrancámos direito ao Cartaxo com uma temperatura que rondava os 9 graus onde se fazia sentir um enorme nevoeiro e felizmente sem chuva à vista.

Cheguei pelas 08:40 e já era visível uma grande agitação e a presença de muitos participantes. Em breves momentos apercebi-me seriamente que os meus objectivos estavam muito elevados, pois eram muitas caras conhecidas e grandes kits de pernas.

Seguidamente fui levantar o dorsal e fui-me equipar, tendo entretanto encontrado o Mauro (domos), o luis (shark24) e o Pedro (pedroxpto). Posto isto lá fui fazer um aquecimento, à máquina e ao atleta.

Pelas 09:30 lá me desloquei para a partida, mas mais uma surpresa negativa, a partida era por categorias, ou seja, tinha 100 "gajos" à frente, não tendo sido pior porque os da maratona e meia maratona não federada era tudo ao molho, nomeadamente elites e veteranos A. Perante tal situação lá foi por água a baixo a ideia de fazer os primeiros kms nos 30 primeiros lugares, para evitar ao máximo a lama e os engarrafamentos.


Pelas 10:00, há hora marcada lá iniciei a maratona, tendo dado o litro nos primeiros kms em estrada, para ultrapassar o maior número de participantes, o que resultou, mas desde a entrada no mato, a coisa piorou, pois o terreno estava tão pesado, que o pessoal seguia uns atrás dos outros, não sendo quase possível ultrapassagens, pois se fosse arriscar a ultrapassagem, estávamos sujeitos a queda ou em vez de ultrapassarmos, éramos ultrapassados, pois afundavamo-nos na lama e em autênticos charcos de água. Mesmo assim lá consegui manter o andamento possível, sempre no encalço do Luís Monteiro (colega de equipa) que seguia a cerca de 30 segundo à minha frente. Infelizmente aproximadamente ao km 20 a corrente fez chupão e abriu o "l rápido", tive de desmontar e retirar um parte do l rápido que estava ainda na corrente e substitui por outro, mas ao arrancar apercebi-me que a chaveta da roda de trás tinha dado de si, o que me fez desmontar novamente e resolver o problema. Com isto perdi cerca de 3 minutos e pelo menos 30 lugares ficardo com o Ricardo (colega de equipa) na minha roda, mas pronto, lá continuei algo desiludido com a sorte. Daqui para a frente foi sempre a tentar recuperar, mas não era fácil, pois a transmissão nunca mais foi a mesma, pois era chupão atrás de chupão e o andamento também, muito por causa do pensamento nos danos que a lama estavam a causar e ainda faltavam uns bons kms.


Ricardo Pereira  na roda
 Com o passar dos kms consegui recuperar vários lugares, mas o terreno estava cada vez pior, até que cheguei à pior parte, pois os últimos 7 kms em terra, devo ter feito 5 a pé, pois era impossível subir montado e a descer era quase igual, até que chegou os últimos kms em terra batida ciclável e alcatrão, onde ainda consegui ultrapassar 6 atletas.

Uma maratona para esquecer, onde os resultados não fazem esquecer os danos causados à bike, mas já estava previsto, mas nunca pensei encontrar uma coisa assim, pois foi o pior terreno onde já andei de bike, enfim.... ninguém me obrigou lol.

as botas estão aprovadas, apesar da lama, estão 5.*
A minha opinião


- Organização: sem nada a apontar, considero que está dentro do exigido para uma prova do regional;
- Levantamento de dorsais: rápida, sem confusão, bem estruturada e organizada.
- Ofertas: a t-shirt, mais uma.
- Partida: a horas, organizada por categorias, nada de atropelos nem confusões.
- Percurso: fantástico! mas em Junho! acredito que a organização fez o melhor, mas mesmo assim foi uma chacina de material.
 - Sinalização do percurso: excelente!

- Briefing: simples mas suficiente!
- Chegada: sem nada a apontar.
- Controlos: muito bom! sem necessidade de desmontar.

Aspectos a melhorar:

- Lavagem de bikes: insuficientes, tendo em conta o estado que as bikes vinham. Optei por lavar a minha em casa
- Posto de abastecimento: achei fraco, mas tinha a vantagem de não ser necessário desmontar para ter acesso à agua, mas espero que a organização tenha apanhado as garrafas lol.
Sem Opinião:

- Balneários: não usufrui (tenho ver se tomo banho um dia destes, pois já à desconfianças quanto à minha higiene lol) 
- Almoço: não participei

Resultados:
         Kms: 36,57 
         Tempo: 2h03m01s
         Média: 17,45
         Acumulado: 600 m
         Classificação: 12º em 85 - Veteranos A (24.ºem125 - geral meia-maratona)
         http://www.trilhoperdido.com/index.php?option=com_content&view=article&id=77&Itemid=86

http://4u2d.pt/section447336.html
Conclusão: 
Os objectivos sairam furados em longa escala, o brinquedo deu de si e eu também já tive melhores dias.....

2 comentários:

  1. Pior mesmo foi os sapatos novos...

    A sério aquilo foi bem pior que Benavente, aquelas ultimas subidas feitas à mão com a bike...eu já rezava para aquilo acabar!

    A bike ficou com algumas mazelas, mas pior ficou as varetas!

    Para a semana à mais...ou não!!!

    ResponderEliminar
  2. é mais ou menos isso... mas os sapatos foi o que ficou melhor, posso dizer que estão como novos lol.

    mesmo assim pensei que o brinquedo ficasse pior, tirando as pastilhas, corrente, l rápido e um litro de oleo, acho que aguenta mais umas provas...

    as varetas querem é castigo, para aproveitarem o descanço...

    ResponderEliminar