terça-feira, 15 de julho de 2014

Rescaldo da 8.ª Maratona BTT Cidade das Caldas da Rainha

Simplesmente brutal! Está em primeiro com larga vantagem............. 

Depois de ter ficado fascinado o ano passado, ficou logo decidido que este ano iria regressar à localidade do Campo  -  Caldas da Rainha  e assim fiz, tendo no passado domingo lá voltado para participar na 8.ª Maratona BTT Cidade Caldas da Rainha, sendo certo que por me encontrar a realizar o Troféu do Oeste, tornou-se "obrigatório" uma vez que esta é a segunda prova a contar para o dito troféu.  

A organização esteve a cargo da equipa BttTeimosos,  que esteve impecável, tendo demonstrado muita organização, empenho e dedicação, bem como não teve mãos a medir para que o evento fosse do agrado de todos e que fossem respeitados os horários. Como habitual o evento contou com duas distância, nomeadamente a meia com 40km e a maratona com 75, pelas quais se distribuíram os cerca de 600 participantes, que se classificaram na geral e no escalão. À semelhança da prova anterior do troféu, a partida deu-se por boxes por ordem de inscrição, o a meu ver traz sempre um ponto negativo e outro positivo, mas nada é perfeito e como tal, à que respeitar o regulamento.

Este ano a minha participação recaiu na maratona e sabia que teria pela frente "grandes" atletas, mas se para uns é pouco conveniente, para mim é do melhor, só me trás mais motivação. Tendo em conta os atletas presentes sabia à partida que em condições normais a minha classificação iria ser diferente da que aconteceu nos Trilhos Del Rei, mas como diz o outro "as contas fazem-se no fim".

O meu ponto de vista!

Aspectos positivos:
- Local do evento.
- Percurso brutal.
- Marcações
- Controlos
- Pontos de água
- Rigor no horário da partida
- Entrega de dorsais
- Entrega de prémios (imediata)
- Animação;
- Bikes de Spinning para aquecimento.
- Promoção do evento.
- Classificação por escalões
- Divulgação da classificação

Aspectos a melhorar:
- Segurança em travessias de alcatrão.
- A partida devia ser no lado oposto do campo, evitando assim o "gancho" à direita para sair do campo.

Sem opinião:
- Abastecimentos
- Banhos
- Prémios

A minha prestação:

Nesta segunda prova do troféu parti da segunda box, ou seja, tinha cerca de 50 atletas à minha frente, nada que me preocupasse pois facilmente chegava à frente da corrida e assim aconteceu, à saída do do recinto desportivo, já me encontrava junto dos primeiros e assim me mantive por alguns kms, nomeadamente até cerca do kms 6, momento em que surge a primeira subida e não aguentei o andamento da frente, ficando então para trás. 

Terminada a subida deu-se inicio os trilhos à beira mar e deu para recuperar tempo e aproximar-me de outros altetas que seguiam à minha frente. Na segunda seção de trilhos fui alcançado pelo Carlos Gomes e na roda dele consegui colar ao Guilherme Lopes e ao Fernando Duarte e assim andamos alguns kms até que ssurgiu mais uma subida e lá fiquei sem rodas ahahah.


Entretanto alcanço o Guilherme e seguimos juntos, ora puxa ele, ora puxa ele outra vez que eu não me posso cansar lol e assim andámos mais uns bons kms até que a cerca de 2 kms da divisão dos percursos somos alcançados por uma "maranhal" de atletas, uns para a meia e outros para a maratona. Nisto surge a separação dos percurso e comigo seguem mais 5 atletas, sendo que a maior parte não estava muito motivada para puxar, tendo o andamento do grupo baixado significativamente. Lá fomos seguindo os 6, sendo que apenas 3 passavam pela frente, tendo entretanto um conseguido fugir passamos a ser apenas 2  a puxar qualquer coisa. 
Já perto do kms 50 somos alcançados por mais dois atletas, sendo um dele meu conhecido, o qual começou a impor andamento e lá fui fazendo o que podia para aguentar. Pouco depois o grupo alcançou o que tinha fugido e passamos a 8 atletas,  momento em que ultrapassávamos a parte mais dura do percurso. Entretanto seguia na roda do comboio do CSRDota (David e Avelino) e consegui-mos alguma vantagem, mas logo se acabou devido a um engano e lá se juntou tudo outra vez. 
A menos de 15 kms do fim descolaram dois atletas e pouco depois aproveitei um trilho técnico a descer para fugir também e colar aos dois. Já a menos de 5 kms do fim fomos alcançados por dois atletas e entrámos no recinto desportivo os 5 e lá gastámos os resto das forças para chegar á frente uns dos outros. 



Os meus resultados:
Tempo: 3:17:02
Kms: 74,10
Média: 23,20
Classificação: 11.º Geral, 6.º Escalão




Classificação geral
 Classificação escalão


Em conclusão:
Não há muito a dizer! correu melhor do que estava à espera, pois nunca pensei chegar à meta na disputa pelo 8.º lugar à geral, contudo poderia ter sido diferente para melhor, caso o pessoal quisesse "trabalhar", uma vez que o grupo onde seguia tinha um boa vantagem do que vinham para trás, isto à separação dos percursos...fica o abre olhos lol. 
Em termos de contas subo a 3.º no troféu e agora resta aguardar pela próxima prova, na qual já se verifica uma boa afluência e uns adversários muito capazes ehehehe

Para terminar, agradeço ao Rui Seabra, https://www.facebook.com/ruiarmandoseabra?fref=ts, porque graças a ele fui para a prova quase novo, depois de uma semana de trabalho muito complicada, aos meus parceiros Edmundo e David pela companhia e aos fotógrafos do costume.

Momentos:




Sem comentários:

Enviar um comentário