terça-feira, 17 de junho de 2014

Rescaldo da 3.ª prova da Taça Regional XCM de Santarém

Feliz na Raposa!...baterias recarregadas para mais uma quantas eheheh....

No domingo transacto desloquei-me à localidade da Raposa, concelho de Almeirim para participar na 3.ª prova a contar para a Taça Regional de Santarém de XCM, assim como mais cerca de 200 atletas. Prova esta que foi designada por 1.ª MTB FOX Marathon  e contou com a organização do Trilho Perdido, a qual também é a responsável pela realização da taça em causa.  


Apresentei-me para esta prova com boas expectativas, não por me encontrar melhor fisicamente, mas porque dois dos meus concorrentes diretos no escalão não iriam participar e como tal, o acesso ao pódio estava hipoteticamente mais fácil e em condições normais iria subir na classificação geral da Taça..

Depois da prova de Ota ter baralhado o "habitué" do que é as provas da desta taça, regressamos a terrenos mais arenosos, mais planos e menos técnicos, bem como regressamos ás duas voltas, mas dei por muito bem empregue a minha deslocação à Raposa, porque vim muito satisfeito com o percurso apresentado, uma vez que foram colocados à disposição dos atletas muitos trilhos, fugindo-se assim aos típicos estradões, sendo certo que também existiram, mas dentro do que considero aceitável. 

Em relação à organização considero que esteve muito bem, tendo mostrado preocupação para com os atletas, uma vez que estava previsto temperaturas a rondar os 40 graus durante a prova e por isso reforçou os abastecimentos e encurtou a distância do percurso para 37 kms. 


No que diz respeito à avaliação do evento, a minha foi a seguinte:

Aspectos positivos: 
  • Espaço do evento.
  • Entrega de Prémios (quase imediata - Maratona)
  • Marcações.
  • Percurso.
  • Cumprimento de horário da partida.
  • Classificações online.
  • Dorsal com chip
  • Levantamento de dorsais (08:50)
  • Muitos pontos de água
Aspectos a melhorar:
  • Partida ás 10:00, acho tarde para um "regional" em especial com estas temperaturas. 
Sem opinião:
  • Almoço
  • Banhos
  • Brinde
A prestação foi assim!!!

Descontraído e à procura de sombra! foi assim a minha colocação na grelha de partida, desta feita sem preocupação, uma vez que não era-mos muitos e iria-mos partir separados por 2m em relação aos atletas federados. 
Ás 10:00 deu-se a partida dos federado, já debaixo de um calor terrível e dois minutos depois foi a minha vez, maratona promoção, tendo desde logo o andamento sido imposto pelo Luis Marques e pelo Marco Mestre. 
Um km percorrido e já se subia, o que fez com que o pelotão alongasse e se partisse, contudo na descida seguinte deu para reorganizar novamente e consegui manter-me no grupo dos primeiros até cerca do kms 20. Depois foi procurar companhia e tentar não perder muito tempo para o grupo da frente, uma vez que não iam muito distantes, mas a pouco e pouco fui deixando de os ver, mas consegui "pendurar-me" em dois atletas federado da meia e deu para me poupar para a segunda volta. Terminada a primeira volta com o tempo de 1h28m30 e em 24.º da geral, entro para a segunda volta sozinho e faço os 5 kms seguintes a penar, mas a pouco e pouco lá me fui encontrando, contudo sou
alcançado por dois atletas e passo a ter companhia, mas apercebo-me que puxar não era com eles, pois um deles estava na "corda" e o outro não queria deixar o colega para trás. Perante isto forcei o andamento e o que estava na corda ficou para trás e o outro lá teve de começar a trabalhar também porque já não tinha desculpa lol. Sensivelmente a meio da segunda volta o atleta que seguia comigo tenta-me descarregar ...mas não correu muito bem e virou-se o feitiço contra o feiticeiro, mas como há muito tempo que não furava ora toma lá...pneu da frente a esguichar liquido e eu a ver a vinda a andar para trás...percorridos  alguns 3 kms com o coração nas mãos o liquido fez o seu trabalho e não tive de parar. 
Com isto estava a cerca de 10 kms do fim e começo a aperceber-me de atletas à minha frente, os quais alcanço em pouco tempo e tendo trazer um deles, pois já partilha-mos algumas provas e fez o favor de me acartar uns bons kms, mas não deu e acabei por seguir sozinho até final, tendo terminado na 20.º posição da geral e 3.º em Vet A não Federado, com o tempo de 3h09m54s.



Meus Registos:
Classificação: 3.º em Vet A, 9.º à Geral (promoção) 
Kms: 75,15
Tempo: 3:09:04
Média: 23,85















Classificação VET A - Promoção










Geral Maratona (federados e não federados)
Tendo em conta que os federados partiram com dois minutos de avanço, faço top 20 à geral....pois ultrapasso o meu "homónimo" ahahah


Em conclusão: Segui para esta prova com objectivo de chegar ao pódio, pois sabia que o "espigão" e o Carlos Trancadas iam estar ausentes, logo as minas hipóteses aumentaram significativamente, mas tinha consciência que as brincadeiras de sábado à noite associadas ás condições climatéricas podiam deitar tudo a perder, mas como à mais vida para lá das bikes....... lá teve de ser ahahah e agora não poderia estar mais satisfeito....gozei o sábado à noite, fui ao pódio no domingo de manhã e consegui fechar top 20 da geral....  Contrariamente ao que me aconteceu na última prova, fiz os últimos kms com andamento satisfatório, muito por causa de ter levado com a marreta logo que terminou a primeira volta e depois deu tempo de renascer novamente ahahah 
Com este resultado subo a 2.º na geral da Taça, mas deve ser sol de pouca dura....acima de tudo à que ter os "pés no chão". 
Agora resta-me reparar o furo convenientemente e recuperar para domingos na Serra Del Rei para a 1.ª prova do Trofeu do Oeste. 

Fica um obrigada ao  Rui Seabra  http://ruiseabraalenquer.wix.com/ruiseabra pela preparação das pernas, ao meu pai pela assistência durante a prova e ao Edmundo pelo apoio moral.

Momentos:





Sem comentários:

Enviar um comentário