domingo, 12 de junho de 2011

Rescaldo da Maratona Alexandre Ruas

Contrariamente ao habitual, não fiz prognóstico para este evento, pois a minha presença esteve em duvida até à própria da hora e a informação disponível foi muito escassa, mas lá me consegui organizar para poder participar. Contudo tinha como objectivo lutar pelo primeiro lugar da meia maratona e ficar no pódio.
Segue o rescaldo propriamente dito!

Mais uma vez deu para esticar o descanso, uma vez que os Casais da Marmeleira localiza-se a meia dúzia de quilómetros da minha casa, mas como gosto de chegar cedo para evitar atrasos e problemas de ultima hora, eram 8:15 quando cheguei. Seguidamente fui levantar o dorsal, onde a afluência de pessoal era pouca, mas nada que não estivesse à espera. Já com o dorsal 16 nas mãos, fui preparar a bike, tomei os "drunfus ahahah" e fui aquecer enquanto esperava pelo restante pessoal da equipa, tendo aproveitando também para ir comprimentando o pessoal conhecido, que era mais do que muito.

Pelas 08:50 coloquei-me na linha de partida, mais uma vez na primeira linha, sendo que desta vez não tinha grande necessidade disso, porque sabia que o percurso era quase todo em estradão e que só nos últimos kms iam surgir as subidas. Com cerca de 60 atletas à partida, divididos pela meia e pela maratona, estava previsto uns bons kms "à estrada" e com muita estratégia à mistura. 
À hora marcada iniciou-se a prova, a qual começou com cerca de 2kms em alcatrão e só depois chegou a terra batida, seguindo eu na frente da corrida. Entretanto surgiu logo a primeira surpresa pois surgiu um "trilho" inesperado o que me causou um engano quando seguia na cabeça da maratona, mas nada de especial, pois passei para 4.º e segui na roda mais uns kms até que o 1.º enganou-se e eu passei para a frente novamente e assim me mantive mais de 10 kms alternado com outro atleta. Após a primeira "inclinação" o grupo ficou definitivamente definido o qual ficou composto por 8 atletas.


Entretanto passei para a cauda do grupo e confirmei que ainda vinha no grupo um atleta para a meia maratona, o que deitou por terra a minha intenção de descolar dos atletas da meia maratona antes das subidas. Com o surgir das subidas fiquei para trás alguns metros, perdendo assim a roda do grupo, mas numa descida em trilho no Camarnal voltei a colar ao grupo e daqui para a frente foi sempre a controlar o atleta que ia para a meia maratona, mas mesmo assim ainda assumi a liderança quando entramos no rio até ao inicio da subida do cemitério, pois nesse momento fui ultrapassado por 3 atletas e assim me mantive até à


separação dos percursos, porque depois passei para 2.º da meia maratona a cerca de 30 segundo do 1.º e assim terminei a prova, conseguindo ainda recuperar 10 s. 

Resultados:

Kms: 32,86
Tempo: 1h17m32s
Média: 25,43
Acumulado: 430m
Classificação: 2º (a 20s do 1.º)


          
A minha opinião
- Organização: só tenho dois reparos a fazer, que assenta no facto de não existir bebidas à chegada da prova, situação que foi prontamente resolvida pela organização e o facto das bracadeiras serem pequenas para os guiadores.
- Levantamento de dorsais: super rápido e sem confusões ás 08:20.
- Ofertas: a tradicional tshit.
- Briefing: Apercebi-me de qualquer coisa, mas não consegui compreender, mas também não prestei qualquer atenção lol
- Partida: Bem estruturada, sem confusão e muito calma, pois o pessoal da primeira linha não conseguiu ouvir o sinal de partida.
- Percurso: Aqui está a surpresa...sinceramente ia à espera de um percurso pobre, mas fui surpreendido com um percurso muito engraçado e desconhecido para mim...5*.
- Sinalização do percurso: No percurso da meia maratona apenas dois reparos, um na zona de pastagem de gado junto ao auto estrada devido a falta de uma fita e outro antes de se passar debaixo do IC2, que devia ter uns metros antes, indicação de mudança de direcção à direita. As setas também deviam de ser maiores e a cor das fitas também não favoreciam, mas em termos gerais estavam bom.
- Controlos:Sem nada a apontar
- Posto de abastecimento:Não usufrui.
- Chegada: Boa.
- Lavagem de bikes: 5.*, boa pressão.
- Balneários: Não utilizei.
- Almoço: não participei.
- Prémios: Só para os primeiros .... mas muito original, pois se participarem para o ano, tem de participar com o jersey vestido.

Conclusão:
Só posso estar satisfeito pois conclui mais um evento sem problemas e mais uma vez consegui mais um pódio. Uma vez mais a transmissão portou-se à altura e até provas em contrário os dois pratos é para manter. 

Quanto a apoios lol, voltaram a ser os habituais. Fica os agradecimentos ao fotografo pessoal (paitrocinio), ao Ricardo e desta feita também ao Filipe.

Sem comentários:

Enviar um comentário