terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Rescaldo da VII Maratona de BTT do Cartaxo

Mais uma estreia!!!!!Inscrevo-me num percurso e faço outro!!!!

No passado domingo regressei ao Cartaxo, após falhar alguns eventos na localidade, para participar na  VII Maratona de BTT do Cartaxo, a qual foi organizada pelas equipas de ciclismo José Maria Nicolau e Marco Chagas, organização que esteve à altura das expectativas, mesmo com o S. Pedro contra a organização, tendo promovido uma bela manhã de puro BTT para os cerca de 350 "valentes" que não se negaram à lama, chuva e frio.


Quanto à informação disponível, esta nunca foi confirmada, muito por causa das condições climatéricas, ainda assim estavam confirmado 72 kms para a maratona e 41 para a meia-maratona, sendo que a separação das mesmas ocorreria perto do kms 25.


A minha participação estava prevista para a maratona, mas tendo em conta o que choveu nos últimos dias e o que chovia antes da partida, bem como pelo facto de ser conhecedor da zona, acabei por optar por fazer o percurso da meia maratona, sabendo antemão, pelo que consta nos regulamentos da prova, que ira ser desclassificado (mais uma estreia), mas antes isso que a fatura que poderia vir a pagar para voltar a por a bike em "condições".









No que diz respeito à avaliação do evento, a minha foi a seguinte:

Aspectos positivos: 
  • Local do evento
  • Levantamento de dorsais
  • Controlos (não os vi) 
  • Infraestruturas
  • Entrega de Prémios (quase imediata)
  • Marcações 
  • Percurso engraçado (segunda parte dos 40 algo exigente devido à lama, caso contrário, as dificuldade físicas e técnicas eram muito baixas)
  • Cumprimento de horário da partida.
  • Classificações (online - muito bom)
  • Bebidas recuperadoras à chegada.
Aspectos a melhorar:

  • Falta de classificação e troféus por escalão, tendo em conta a organização estar a cargo de dois clubes de ciclismo.
  • Partida ás 09:30 (acho tarde, para o pessoal que faz as maratonas) 
Lembranças:
  • Uma caneca de barro da localidade.
  • Folhetos de publicidade.
  • Uma barra energética.
A prestação foi assim!!!

Após 20 minutos à chuva  aguardando a  hora  da  partida,  não  para  mim,  que  tinha
assistente com chapéu eheheh, deu-se a partida, a qual que teve os primeiros kms dentro da Cidade do Cartaxo, algo perigoso devido ás constantes mudanças de direção e veículos a circular, ainda assim lá me safei e ao chegar à terra batida consegui entrar em 1.º e assim me mantive por breves momentos, pois fui alcançado por quatro atletas e segui-lhes a roda, mas não por muito tempo, porque o andamento era outro, não fossem eles Micael Isidoro, José Silva, Ismael Graça e Renato Ferreira. 

Entretanto engreno no grupo perseguidor, grupo esse composto por alguns atletas meus conhecidos e rapidamente os kms foram passando, pois o terreno estava em boas condições, o que fez com que alguns atletas cedessem e o grupo ficasse reduzido a cerca de 7 elementos.   Chegados à divisão, disse adeus ao Valter que seguiu para a maratona e eu passei a segui na roda dos outros 3 que foram para a meia, mas pouco depois na travessia de um "riacho" fiquei para trás e perdi o contacto, tendo no entanto ainda estado perto de os alcançar, faltou um "danoninho". Logo depois dou conta que o pneu de trás estava a perder ar, mas continuei viagem até que sou alcançado pelo Pedro Amaro. Como o pneu teimava em continuar a vazar, forcei o andamento para ganhar alguma vantagem, para poder parar para dar ar ao pneu e depois continuar com o Pedro. Ganhar vantagem até ganhei, mas não a suficiente para encher minimamente o pneu e foi vê-lo a ir embora. Ainda tentei alcança-lo, mas o pneu continuava a deixar-me muitas duvidas e acabei por fazer os últimos 5 quilómetros de forma controlada e quase sempre em pé, pois também sabia que não contava para a classificação. Fui tão controlado, que à entrada no estádio sou alcançado por outro atleta, o qual na reta da meta atacou, sem que eu tenha respondido e terminou à minha frente. À chegada informo que estava inscrito para a maratona e dizem-me "não faz mal! conta na mesma!" e eu só pensei "sou mesmo anjinho", mas pronto.....6.º lugar à geral com sabor amargo lol

Meus registos:
Classificação: 6.º 
Kms: 40,20
Tempo: 1:44:20    

Classificação Geral

Pos.Dor.NomeClubeCateg.Pos.Tempo
136, Marco Macedowww.the-edge-sports.com40M1 1:40:59.83
2295, Guilherme LopesCasais Lagartos Bike Team40M2 1:41:07.46
3471, Pedro BarrelaGravymedal40M3 1:42:15.82
4104, Pedro AmaroSapor Cycling Team40M4 1:44:13.99
5156, António EloyRibabike40M5 1:44:50.19
6175, Carlos SantosArealbike/Radioalenquer40M6 1:44:59.61
714, Dário PereiraRIBABIKE40M7 1:46:15.17
8299, Luís PrataIndividual40M8 1:46:17.65
9439, Luís CardosoAss. 20 Kms Almeirim40M9 1:46:19.43
10432, Ricardo SilvaASFISC Ribeira de S. João40M10 1:46:43.99

Em conclusão: Mais um valente treino com boas sensações, contudo fica o sentimento de frustração por não ter feito a maratona pois à divisão dos percursos estava bem posicionado, mas a "carteira" é quem manda esta época. Regista-se que os do "costume" continuam fortíssimos, por isso há que continuar a trabalhar. 
Continuo a não perceber porque é que vou carregado com barras, geis, bidons e  oleo, se depois não tenho tempo para usar nada.......pronto o isotónico ficou meio...

Outra das opções desta época consistiu em abdicar da nutrição, em prol de participar no mesmo numero de provas da época passada e após quatro meses sem tomar nutrição, ou melhor, apenas nas provas, posso dizer que ainda me vou mexendo, sendo certo que as massagem de recuperação do Rui seabra  têm ajudado e muito.    

Obrigada ao Edmundo e ao Jorge pela companhia, o que torna a participação mais divertida, ao paitrocinio pelo chapéu de chuva e fotos e ao Rui Seabra pelas magnificas massagens.

Momentos:





Sem comentários:

Enviar um comentário