quinta-feira, 28 de junho de 2012

Rescaldo da 2.ª Maratona Alexandre Ruas - Casais da Marmeleira

Mas que frustração.....

É isso mesmo! infelizmente é o sentimento maior que trago deste evento, mas consciente que não podia ter feito mais, contudo é injusto não dizer que estive num evento com um percurso digo da taça de Portugal e com uma organização de topo, o que também me irá ficar na memória.

Neste que foi o 2.º evento deu para perceber que a estrutura organizacional está a crescer e bem estruturada, o que leva a crer que tem muitas pernas para andar, tanto que a moldura humana deste ano foi bem superior à do ano passado e trouxe alguns atletas de referência nacional.
A prova antevia-se muito dura, facto que foi confirmado por mim uns dias antes, pois tive o prazer de percorrer os primeiros 15 kms na quinta feira passada, verificando desde logo que o objectivo de cumprir o percurso em três horas era muito mas muito improvável.
O dia para este evento apresentou-se à verão, mas também já se estava a atrasar, tendo a manhã sido com temperaturas bem altas (30º) o que dificulta sempre os atletas, mas fomos compensados pela inexistência de vento.


A minha opinião
- Organização: Esteve muito bem, tendo apenas pecado pela falta de reportagem fotográfica mais vasta e a falta de um "artista" com microfone a mandar umas "papaias" à chegada para animar a "coisa".  
- Levantamento de dorsais: Rápido, mas também não estava lá ninguém ás 08:10.
- Ofertas: Uma lembrança em cortiça, muito original, mas faltou a t-shirt ahahah.
- Briefing: Perceptível, objectivo e suficiente.
- Partida: A horas, mais uns pontos positivos, em alcatrão e depois em terra batida, com distância suficiente para o pessoal se posicionar. 
- Sinalização do percurso: Excelente até ao km 22 da maratona.
- Controlos: Sem reparos
- Posto de abastecimento: Muitos pontos de água, excelente.
- ChegadaFaltou animação...
- Lavagem de bikes: não utilizei.
- Balneários: não utilizei.
- Almoço: Não participei.
- Prémios: A oferta do Jersey é muito fixe e a entrega de lembranças ao restante pódio também fica sempre bem.
A minha prestação
Desta feita encontrava-me mais descontraído e como o objectivo era a maratona, não me preocupei muito com a colocação na partida, ainda assim fiquei na 4.ª ou 5.º fila o que era mais do que suficiente, tendo em conta os kms que tinha-mos até entrar-mos em trilho. Há hora marcada deu-se a partida e eu posicionei-me dentro dos 10 primeiros e a coisa estava a correr bem até o Ismael ter achado que a velocidade imposta era fraca e vá de puxar, mas lá me fui aguentando, não por muito tempo eheheh. Entretanto 5kms depois da partida já não existia pelotão, existindo apenas alguns grupos, seguindo eu com o Pedro Amaro (colega de equipa).


Ultrapassado que estava o primeiro single track tinha a parte mais dura do percurso duas subidas extensas com muita inclinação e uma descida feita com as mãos nos travões, onde fui ultrapassado pro alguns atletas da maratona, nada que não estivesse previsto, ainda assim estava entre os 8 primeiros da maratona, mas infelizmente ao kms 8 +- depois de ter entrado em patamar na companhia do David Ventura e Pedro Amaro, furei à frente, e que mais podia fazer se não colocar câmara e continuar.
Enquanto resolvia o problema via passar o pessoal e a frustração ia aumentando, contudo à que agradecer ao pessoal que perguntava se necessitava de ajuda, mas eu levo tudo ás costas lol. Resolvido o problema era momento de ir atrás do prejuízo e a pouco e pouco fui passando vários atletas, tanto da maratona como da meia.


Chegado à localidade de Santana da Carnota e já depois da separação dos percursos sou informado que seguiam cerca de 15 atletas à minha frente, seguindo eu naquele momento com dois à vista e a rolar com dois atletas, sendo um deles o Vitor Graça da Ouribike (vai lá vai), mas não durou muito, porque comecei a aperceber-me que a frente da bike não ia "segura" tendo verificado que o pneu que tinha levado a câmara ia com pouca pressão, o que me obrigou a parar ao kms 22 e a dar ar, mas não resolveu, porque perdia de imediato o que me fez dar por terminada a minha participação.


Obrigado aos que se prontificaram em me ceder uma câmara e mesmo spray anti furo, mas não era o meu dia e foi melhor assim. Nisto vejo ao fundo o David Inácio todo massacrado devido a uma queda e lá rumámos os dois a pé direitos a Santana da Carnota, mas a meio do caminho fomos recolhidos pelos meus paistrocinios e rumámos direitos aos Casais da Marmeleira.


O meu dia:
Sai de casa ás 08:00 já com um calor à bruta e encontrei-me com alguns colegas de equipa no Carregado e depois rumeis para os Casais da Marmeleira. Logo nos preparativos dei por falta da câmara de ar e lá tive de ir desenrascar o problema, valeu o Miguel da Rbikes (parecia que estava a adivinhar). Posto isto foi os comprimentos do costume, aquecimento e explicação aos fotógrafos das posições a tomar lol.
Concluída a prova ou quase, foi momento de olhar para trás e ver o que de bom poderia "levar" desta participação, tendo chegado à conclusão que foi um valente treino, pois ainda fiz 22 kms, a questão dos pneus tem de ser revista e as duas semanitas de paragem fizeram muito bem.

Em relação aos pneus, é uma questão que tenho de rever, mas ainda assim acredito que é tudo uma questão de sorte, pois o pneu que furou andava na bike desde Setembro de 2011, é kevlar "puro", foi convertido e nunca tinha tido problemas, mas acho que vou experimentar o tubeless "puro". Outra coisa que ficou é que mais importante que a rapidez em montar uma câmara de ar é verificar se a tela do pneu não tem espinhos, pois graças a dois "meninos" a câmara de ar furou o que nunca é facil com o pneu todo sujo de selante.

Mais uma vez contei com os paistrocinios que apesar das dificuldades em perceber o mapa, lá cumpriram os objectivos e de muito valeram no transporte para local da partida. 

quarta-feira, 20 de junho de 2012




Ora! está por dias mais uma participação num evento em casa, ou quase, o qual vai para a 2.º edição mas que demonstra muita maturidade e experiência, razão pela qual eleva as espectativas, já para não falar da zona escolhida para o percurso e o trabalho desenvolvido no mesmo.

O ano passado participei na meia maratona e fiz 2.º lugar, mas este ano a opção foi a maratona que conta com 60 kms e um acumulado já significativo, nada mais nada menos que 1700m.

Já deu para ver na lista de inscritos que a maratona está bem composta o que é sempre do meu agrado, pois nada melhor que tentar acompanhar os melhores.

Não vou com grandes espectativas, pois não estou na "forma" desejada, contudo pretendo não perder o comboio muito cedo e conseguir um top 10, mas mais importante que a classificação é conseguir fazer menos de 3 horas, o que não vai ser fácil.

O gráfico é esta coisinha linda!


domingo, 17 de junho de 2012

Segue mais um Exass Adrenaline para partir lol ..............em nove meses foram dois.

Graças ao excelente atendimento e garantia da Binaclinica, a sustituição foi feita de imediato....


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Rescaldo do 1.º Raid Rota do Morango

Mas que delicia de raid...................................

Depois de alguma indecisão quanto ao evento a participar nesta data, a escolha não poderia ter sido melhor, pois cheguei a casa com os índices de adrenalina lá bem no alto, mas algo insatisfeito com a sorte.

 Nunca tinha pedalado na zona e o Sobral da Abelheira era-me completamente desconhecido, mas deixou de ser pelas melhores razões. A costa já era minha conhecida do tempo do body board a qual tem paisagens deslumbrantes e assim continuam apesar da perspectiva de visão ter sido diferente.

O dia apresentou-se algo esquisito, mas bom para a pratica desportiva, o percurso foi fantástico, a moldura humana  nos limites da organização, só ficou mesmo a faltar o assumir de um carácter mais competitivo, com entrega de prémios e eventualmente um percurso de maiores dimensões, não para mim, mas para atletas melhores preparados.


Aquando da inscrição era para ir sozinho, mas lá consegui "enganar" mais três colegas de equipa e lá foram quatro presenças da Arealbike\radioalenquer.

A minha opinião
- Organização: Em termos de percurso, que é o que se quer, não podia estar mais satisfeitos, tal foi a qualidade de trilhos apresentados, marcações e apoio. No que diz respeito ao restante, ficou denotado poucas condições de infrastruturas para elevar o nivel apresentado.  
- Levantamento de dorsais: Rápido, mas também não estava lá ninguém ás 08:00.
- Ofertas: Uma caixa de morangos de 2kg! a familia adorou e eu também.
- Briefing: Não me consigo recordar se existiu, mas acho que não, e nesse caso deveria ter existido, mais não seja para reforçar a ideia de perigo nas descidas.
- Partida: A horas, mais uns pontos positivos, mas algo pobre, um arco meta ficava muito bem. 
- Sinalização do percurso: Excelente, podia ser perfeito, não fosse dois pontos, sendo um deles na divisão do percurso, onde deveria estar alguém da organização.
- Controlos: Sem reparos
- Posto de abastecimento: não utilizei.
- ChegadaPobre! podia ter sido junto ao levantamento de dorsais, deu ideia de que ficou para segundo plano. 
- Lavagem de bikes: Suficiente, devido ás condições do terreno..
- Balneários: Um grande calcanhar de aquiles............obrigada pelo banho de água fria, apesar de ser o 3.º a tomar banho, ou melhor passar-me por água lol
- Almoço: Não participei.
- Prémios: Ficava bem!



A minha prestação

Mais uma vez lá me coloquei o mais à frente na linha de partida pois pretendia acompanhar os mais rápidos e para isso teria de estar junto a eles logo no inicio. Há hora marcada deu-se inicio à prova e colei-me logo atrás dos atletas que assumiram o comando e passado 3 kms já tinha-mos partido o pelotão e seguíamos um grupo de 7 atletas.


Entretanto destacaram-se três atletas e daí para a frente segui com o colega de equipa Luis Monteiro e mais dois outros atletas, tendo um deles ficado para trás com problemas mecânicos e assim lá fomos nós, ora puxo eu ora puxa o Luis, seguindo o outro atleta a pendura.


Sensivelmente ao km 20 o Luis furou e lá tive de lhe emprestar ar, pois o "menino" não vai carregado com nada, facto que foi aproveitado pelo outro atleta para se por ao "fresco". Resolvido o problema, ou melhor, minimizado, lá seguimos atrás do prejuízo, mas o pneu dele continuava a perder ar. Nisto tinha-mos chegado à zona de praia e como o meu apoio logístico estava  lá o Luís de ar ao pneu novamente e continuamos viagem. Dois ou três kms depois alcançamos o atleta que nos tinha "fugido" e seguimos novamente juntos, mas eu "aterrei" passado pouco tempo e o Luís distânciou-se, ficando o outro atleta comigo. Logo na subida seguinte fui ultrapassado por um atleta que veio de "trás" caindo assim para a 6.ª posição.


Para ajudar a festa dou pelo selim partido, mais um exass adrenaline arrumado (aí vão dois) mas dava para continuar e lá fui eu a tentar chegar ao atleta que seguia à minha frente, pois conseguia ve-lo uns metros mais à frente, mas também ia a controlar o que vinha na minha roda, pois subia melhor do que eu. 


Chegado ao ultimo controlo, a cerca de 4 kms do fim, aproveitei o facto de ter sido o primeiro a ser controlado, carrei no acelerado num descida "à bruta" ganhando uns metros de vantagem ao atleta que vinha comigo, mas passado cerca de um km apercebo-me da falta do conta-quilomentros, mas continuei na mesma porque pensava que faltava cerca de um km, mas ao questionar um elemento da organização fui informado que faltavam 2kms. Nesse momento abdico da classificação, seguia em 6.º e volto para trás à procura do conta-quilmoetros. Nisto passa um atleta por mim e perguntou-me o que se passava e disse-lhe, tendo ele me dito que estava no controlo, facto que me fez retomar o andamento de prova e fui busca-lo. Voltei ao sentido correto a todo o gás, mas não consegui recuperar qualquer posição, terminando assim no 10.º lugar.
 


Meus Resultados
Kms: 42,20
Tempo: 2:04:58
Média: 20,10
Acumulado: 1000 m
Classificação: 10.º
(meu conta kms em funcionamento) 



O meu dia:

Sai de Alenquer pelas 07:00 rumo ao Sobral da Abelheira, desta vez de boleia com o Luis Monteiro, para irmos mantendo a conversa em dia, pois os paistrocinios também foram e levaram apenas a bike lol.

Pelas 08:00 cheguei ao local do evento e a partir daí segui-se a saga das preparações, levantamentos de dorsais,  cumprimentos e avaliação da concorrência, pois eu até a feijões jogo lol. Posto isto segui-se um aquecimento, não muito para não partir cansado e a fotografia da praxe.

Concluída a prova foi momento de avaliar o resultado, o que no fundo foi positivo, pois em condições normais, tinha feito 6.º lugar o que seria um bom resultado, tendo em conta a dureza do percurso e o facto de não existir percurso maior. 

Fica os meus parabéns ao Luis Monteiro pelo excelente desempenho, 4.º lugar, mesmo com os contratempos, mas fica-me a dever "uma" ahahah

Este evento fica marcado por esta foto, que de qualidade é o que se pode arranjar, mas diz-me muito a mim e ao Luis.... olha A BOMBA....olha a BOMBA eheheheh


Mais uma vez os paistrocinios foram incansáveis e desta vez contribuíram para os resultados do Arealbike/radioalenquer.

Agora segue-se um momento de pausa absoluta ou quase, porque a máquina não anda a 100% e precisa de férias ou de "ganga"...... voltando à carga na Maratona dos Casais da Marmeleira - Alenquer.