quarta-feira, 13 de agosto de 2014

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Foi assim a 7.ª Maratona dos Trilhos da Lagoa de Óbidos

Nunca desejei tanto ver a linha de meta!

No domingo desloquei-me à localidade do Arelho - Óbidos, para participar na 7.ª Maratona dos Trilhos da Lagoa de Óbidos, prova pontuável para o Troféu de BTT do Oeste, nomeadamente a 3.ª prova.
O evento foi organizado pelo Centro Cultural Social e Recreativo Arelhense através do seu grupo BTT Arelho Team, organização que se mostrou muito capaz, tendo apresentado boas condições para os atletas e um excelente pequeno almoço que foi colocado à disposição dos atletas enquanto aguardavam o levantamento dos dorsais. À semelhança das outras provas do troféu, voltamos a ter o sistema de boxes por ordem de inscrição, sendo desta forma indiferente a distância a percorrer. Quanto a percursos, foi apresentado 60 kms para a maratona, a qual tinha cerca de 1300 metros de acumulado e 40 kms para a meia maratona, com cerca de 500 metros de acumulado, percursos que coincidiam nos primeiros 25 kms e nos últimos 10.  Mais uma vez registou-se uma grande adesão nas 3.ª prova do trofeu, tendo sido praticamente alcançado o limite de inscrições, que eram a módica quantia de 500 atletas

Segui para este evento com muitos ses, porque estive 10 dias parado a gozar férias e quando me preparava para regressar à luta,  comprei uma gripe que teima em não me largar, tendo desta forma me condicionado estes últimos 10 dias de treino, bem como o facto de partir com 200 atletas à minha frente não me favorecia em nada, já para não falar que pela lista de inscritos a concorrência era forte e numerosa, mas com isso estou eu bem......venham eles lol.

Por falar em lista de inscritos é pena este troféu ter constantemente atlenas de "nome" inscritos e confirmados que não aparecem...pelo que me pergunto qual é o interesse...na minha perspectiva só dá uma imagem negativa da organização, porque acredito que estes sejam convidados.....

Em termos de organização, o meu ponto de vista ditou o seguinte:

Aspectos Positivos:
  • Percurso engraçado, mas com muito alcatrão...
  • Local do evento (todo concentrado, sem transito e boas instalações) 
  • Controlos
  • Marcações, contudo registo uma falha grave a menos de 5 kms do fim, simplesmente não tinha marcação numa bifurcação.
  • Classificações (online)
  • Cumprimento horário partida
  • Partida por boxes mediante numero de dorsal.
  • Registo fotográfico
  • Trofeus, muitos originais.
  • Abastecimentos 5*
Aspectos a melhorar:
  • Levantamento de dorsais (08:30) algo lento.
  • Falta de águas no final, e depois de im ainda devem ter chegado mais de eia centena de atletas.
Lembranças:
  • Lenço com logótipo da organização.
  • Folhetos de publicidade.
Pormenores à parte, vamos ao que interessa!!!

Após me ter colocado o melhor possível na minha boxe aguardei pela partida e logo que foi dada, foi atacar o mais rapidamente possível para ultrapassar o pessoal e chegar ao grupo da frente, mas foi impossível, uma vez que percorridos os primeiros 4 kms já tinha o "motor" a dar problemas, ainda assim consegui por alcançar um grupo de alguns 10 atletas, sendo que à nossa frente seguiria a frente da corrida com outros tantos. 

Os kms foram passando e as minhas sensações estavam a piorar, não tinha pulmão nem pernas, mas lá me ia aguentando no grupo, sempre na #mama#, situação que durou até ao kms 20, momento que subimos ao castelo de Óbidos e o grupo desfez-se, tendo eu caído para o fim.










No regresso à terra, começo a ser ultrapassado por atletas que iam surgindo e não os conseguia acompanhar, tendo o descalabro ocorrido na subida ao moinho antes da divisão, tendo a partir daqui o motor agarrado por completo e limitei-me a ir pedalando e a ver passar o pessoal sem nada conseguir fazer a não ser esperar que chegasse ao fim e que o "prejuízo" não fosse muito.

A cerca de 10 kms do fim, com a junção dos percursos melhorei e tentei dar um ar da minha graça, motivado pelas ultrapassagens aos atletas da meia, mas nem assim lá fui e regressei ao cruisecontrol com a esperança de não ser ultrapassado por mais ninguém....e assim cheguei ao fim com sentimento de desilusão....pois sabia que a classificação era má e iria alterar a minha classificação geral no troféu, mas mais não fui capaz.....

Registos:
Classificação: 26.º Geral / 15.º Vet A
Kms: 62,11
Tempo: 2:52:34
Media:21,51

Classificação Geral

Classificação Escalão

Para mais tarde recordar: 

Regista-se mais uma vez a prestação irrepreensível da bike, agora já com avanço de 110mm -17º (finalmente)  e todo um trabalho psicológico para resistir à tentação da desistência....à sempre que retirar algo de bom em coisas menos boas, trabalhou-se o psicológico, pois não é fácil ver o pessoal a passar, contudo também registo algumas palavras de incentivo de alguns atletas que me iam ultrapassando e se apercebiam da desgraça alheia lol.  

Agora é recuperar com o terapeuta Rui Seabra http://ruiseabraalenquer.wix.com/ruiseabra, e largar esta "gripose" porque o caminho é em frente e dia 31 à regional na Glória do Ribatejo

Resta-me agradecer os meus colegas de equipa, Luís Carvalho, Jorge Sousa e David Moura pela companhia.

Momentos: