sexta-feira, 30 de maio de 2014

É só um degrau .....

Concluídas que estão as duas primeiras provas da Taça Regional de XCM de Santarém as contas estão assim:


A concorrência é forte! mas a esperança e a força de vontade também ehehehe

terça-feira, 20 de maio de 2014

Mais um modulo de mecânica concluído!

Pois é!!!...a que obrigas passos ......

Depois de verificada folga na roda traseira da minha cabra do monte e uma vez que aumentou a olhos visto em pouco tempo, tive de resolver o problema. Avaliadas as opções ...vá de por as mãos à obra...haja Dr. Google ahahaha






Saquei os rolamentos, do eixo, verifiquei referência, comprei "à medida da carteira" e umas marteladas depois estavam no sitio e adeus folga ....


Resta experimentar a roda no terreno, e ver se rola ahahah

Assim sendo mais um work shop concluido com sucesso ......

Para os fins tidos por convenientes o cubo é New Race e a referência dos rolamentos é 6802 LB.  

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Foi assim a 2# prova XCM do Regional de Santarém

Últimos 10 kms ligado à máquina ahahah

No passado domingo teve lugar a segunda prova da Taça Regional de Santarém na vertente XCM, prova que se realizou praticamente em casa, uma vez que decorreu na localidade de Ota e foi designada por Maratona de BTT Ota/SF Feeding, com organização a cargo do CRSD de Ota, prova que à partida estava marcada pela diferença, uma vez que a maratona iria ser em linha, em vez das duas voltas características.  


Apresentei-me para esta prova muito motivado, porque iria-me  testar pela segunda vez a percorrer 80 kms em prova, e esta apresentava-se com um índice de dificuldade completamente diferente da outra (Alpiarça), bem como tinha a "porta "aberta para ascender a 4.º na taça, uma vez que 1 .º do meu escalão anda a vencer as etapas do Transportugal...grande José Silva..

Apesar da prova decorrer na minha "praia" não tive interesse em fazer qualquer tipo de reconhecimento, pois considero que conhecendo as dificuldades propriamente ditas, iria condicionar o meu andamento, contudo sabia que os primeiros 40 kms seriam rolantes e sem dificuldades técnicas. Já  a segunda parte mudava completamente a história, uma vez que iria-mos contar com cerca de 1000m d+ e passava a ser necessário mais alguma técnica, sendo que a dificuldade maior era o acesso ao "corta Fogo" da serra do Montejunto, não só pelos metros de subida, mas também por o atacávamos já com 50 kms feitos.

Em relação à organização considero que esteve bem, mas acho que o pessoal das meias também merece sofrer, ou seja, não existir uma discrepância tão grande da primeira parte para a segunda. 

No que diz respeito à avaliação do evento, a minha foi a seguinte:

Aspectos positivos: 
  • Local do evento
  • Infraestruturas
  • Entrega de Prémios (quase imediata)
  • Marcações, contudo algumas mudanças de direcção pouco perceptíveis.
  • Percurso, especialmente a segunda parte, btt puro. 
  • Cumprimento de horário da partida.
  • Classificações no imediato.
  • Dorsal com chip
  • Levantamento de dorsais (08:45)
Aspectos a melhorar:

  • Partida ás 10:00 (acho tarde para um "regional")
  • Algumas travessias de estradas de alcatrão sem ninguém da organização.
  • Ponto de água no fim do corta fogo deveria estar a meio (casa do guarda)
  • Falta de mais controlos  
Lembranças:
  • Um "gorro".
  • Folhetos de publicidade.
A prestação foi assim!!!

Colocado o mais à frente possivel na Box de partida, momentos antes apercebo-me que iria partir tudo junto, resumindo, tinha tudo o que era federados à minha frente. Há hora deu-se a partida e o primeiro congestionamento, situação que me obrigou a ter de dar tudo para colar À frente da corrida o mais depressa possível.  Alcançado o grupo da frente da corrida, composto por alguns 30 fui procurando passar de "fininho" para me chegar o mais à frente, pois logo que surgisse algum trilho ia surgir novo congestionamento e lá me posicionei o melhor que consegui, tendo sido à justa pois ainda apanhei um "cheirinho" a congestionamento, isto por volta do km 6. 


Daqui para a frente tentei arranjar companhia e sou alcançado alguns kms depois por uma comitiva dos "40 kms" (Lucio, Luiz, Bruno, Filipe, e mais dois ou três), e que mais poderia eu querer... foi aproveitar ao máximo a roda deles, situação que se manteve por muito tempo, nada mais nada menos que praticamente até eles terminarem a meia, ficando eu nesse momento com a companhia de outro atleta com que já vinha à alguns kms e que conheci na maratona de "almourol (boa roda)". 

Deu-se então a subida à serra de ota e lá se foi a minha companhia, tendo quase de imediato sido ultrapassado por dois outros atletas, mas entrámos num trilho bem longo e consegui colar e seguimos os 4. Alguns kms depois alcançamos um atleta e passamos a ser 5, tendo o grupo aumentado no ataque a montejunto, ao alcançar-mos outro atleta , neste caso o Valter, mas durou pouco porque o grupo desfez-se e foi cada um por si e eu fiquei a vê-los à distância. Já perto do final do corta fogo sou alcançado por um atleta e faço a descida na companhia dele, mas não deu para mais e passei a andar sozinho. 
A cerca de 10 kms do fim levei uma marretada que ainda me doí e foi seguir em "cruze control" até ao final. Fui passado por Pascoal Inácio, que me ofereceu boleia, obrigada, mas não dá, depois apareceu o Cláudio Trancadas, ainda deu qualquer coisa ahaha e depois o Pedro Araujo, nem me mexi ehehe, mas ainda consegui passar um atleta que estava à sombra com o motor aberto, resumindo ...passei a primeira vez na meta em 18.º da geral e terminei na 23.º da geral, ainda assim valeu um 5.º Lugar em Vet A não federado.

Meus registos:
Classificação: 5.º em Vet A, 8.º à Geral (promoção)
Kms: 78,85
Tempo: 3:30:13
Média: 22,48



Classificação 











Geral Maratona (federados e não federados)


Em conclusão: 50% dos objectivos foram cumpridos, pois consegui concluir a prova dentro dos 5 primeiros do meu escalão, mas queria terminar dentro dos 20 primeiros da geral entre federados e não federados e isso não foi atingido, muito por culpa da quebra física dos últimos kms...mas não há milagres, para treinos de 1h30 diário a pão e água está muito bom ....a bike agravou a folga na roda de trás (bota rolamentos) e o resto está para as curvas...Com este resultado subo um lugar na classificação geral e agora resta esperar pela sorte, pois de outra forma não tenho hipótese de chegar ao pódio eheheheh

Fica um obrigada ao  Rui Seabra  http://ruiseabraalenquer.wix.com/ruiseabra pela preparação das pernas e também pela presença.

Momentos: