segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Avenal 1 - 1 CLMS


Pois é! Como tinha umas contas a ajustar com a subida do Avenal desde o final do ano de 2012, porque tive de parar a meio para dar ar ás pernas, decidi que estava na altura de empatar as coisas e no domingo passado lá fui eu.


O percurso tinha de ser algo semelhante ao que foi nessa altura (Volta de Fim de Ano da Rbikes) e passava por cehgar ao Avenal com cerca de 80 kms por isso a escolha foi a seguinte: Alenquer, Arruda, Arranhó, Sobral, Torres Vedras, Outeiro da Cabeça, Avenal, Motejunto, Abrigada, Ota, Alenquer.

Como ninguém quis levantar cedo e subir o Avenal, lá segui eu com a minha sombra pelas 07:15 da matina.

Duas horas e vinte depois estava com o Avenal pela frente e vá de ganir por aí acima, com muita, mas muita dificuldade, a fazer "cobras" e a lamber o alcatrão, mas não cedi à tentação de parar eheheh. Após concluír a subida, ponderei descer para Vila Verde dos Francos, mas tendo em conta o número de ciclistas a subir Montejunto ganhei animo e lá fui eu por aí acima.

Ultrapassado Montejunto era só chegar a casa, mas estava longe para burro eheheh...

Após 3h33me54s e 103kms sem parar, cheguei a casa com o obetivo cumprido e com 2045md+ "ás costas"


Agora é treinar para domingo para a Rota do Cacho Dourado em Penafirme da Mata...resta saber para que distância (o S. Pedro decide) ehehe   



terça-feira, 22 de outubro de 2013

A minha maratona Festibike 2013 foi assim!!!!

Frustrado!!!!! é a palavra certa....

No passado domingo marquei presença no evento de BTT denominado Maratona Festibike 2013, que se realizou em Santarém, evento que não necessita de apresentação, uma vez que é considerado por muitos a "meca" da bicicleta em Portugal. 

O evento já não é uma novidade para mim, pois esta foi a minha quarta presença, apesar de ter sempre na ideia de não voltar, mas pronto!!! a pancada não dá para mais.....Este ano o recinto voltou a encher, com cerca de 1900 atletas de promoção e uma boa "dose" de atletas federados, que disputavam a última prova da Taça de Portugal XCM.

A organização apresentou este evento com duas novas alterações, sendo elas a partida por boxes, de acordo com a inscrição e a colocação de chip nos frontais, evitando desta forma a necessidade de controlo "0", pois bastava passar na meta que registava a passagem.

Posso dizer que as coisas não começaram bem, porque até ao dia do evento, nunca se percebeu a distância e altimetria da meia maratona, mas pronto...nós só lá estava-mos para pagar....No dia do evento a abertura do recinto atrasou-se 20 minutos, coisa pouca! e depois na entrada para as boxes, os controladores estavam a "borrifar-se", permitindo a troca de boxes e antes da partida era ver o pessoal a "fugir" para as boxes da frente....viva Portugal....e para concluir, a partida for dada 5 minutos antes da hora......Com este inicio e conhecendo o evento estavam reunidas as condições para mais um "espectáculo de circo" lol

No que diz respeito à meia maratona, acabou por se perceber que tinha 50 kms de extensão, cerca de 1000 metros de D+ e que o percurso era comum com todos os participantes até ao kms 26. 

No que diz respeito à avaliação do evento, a minha foi a seguinte:

Aspectos positivos: 
  • Local do evento
  • "Repasto" final
  • Consulta de classificação disponível no local.
  • Marcações 
  • A chegada
Aspectos a melhorar:

  • Controlos (um em 50 kms...)
  • Banhos na feira (felizmente consegui ser dos primeiros 30 a tomar banho e já deixava a desejar)
  • Entrega de Prémios, considero uma falta de respeito a promoção apenas ter pódio para os três primeiros da geral, bem como apenas existir uma medalha para o primeiro de cada escalão...pobrezinhos..o dinheiro não deu para mais...)
  • Percurso (sem chuva teria sido o melhor que tinha feito em Santarém, mas assim como estava nem tenho palavras e considero que o percurso ao contrário era mais vantajoso, não existia tantos afunilamentos) 
  • Cumprimento de horários. 
Lembranças:
  • Uma tshirt do patrocinador .....mais uma pano para a bike....
Vamos mas é ao que interessa……….

Por perspicácia consegui número de dorsal que me permitiu arrancar da boxe da frente e cmo cheguei cedo, arranquei na frente e à saída do recinto da feira seguia na frente da prova a aguardar os ataques pela subida do hotel, os quais não se  fizeram  esperar, e  lá  fui
respondendo conforme podia, com o colega Luís Carvalho que também deu uma sapatada na frente da corrida. Chegado ao final da subida tinha perdido a frente da corrida, mas dois ou três kms depois já estava inserido na frente, juntamente com uns 25 atletas, entre os quais o Luís e outros concorrente diretos conhecidos.

Concluídos os 9 kms em alcatrão ataquei no final e entrei nos 5 primeiros na terra batida, e fui seguindo o grupo da frente, mas com as inumeras ultrapassagens aos mais lentos da maratona, não estava facil, para além do kit de pernas também não estar a aguentar. Cerca de 5 kms depois perdia roda e segui na roda do Luis por mais um ou dois kms mas as ultrapassagens mantinha-se e começava também a ser ultrapassado pelos "miúdos da estrada (uns cavalos a subir)". Entretanto ainda com o Luís debaixo de olho, tendo aproveitar o alcatrão para me aproximar, mas por azar entramos num trilho a descer muito estreito e vá de o pessoal desmontar e não deixar passar e na subida imediatamente a seguir a mesma história, mas um gajo mesmo pedindo para passar e ir montado...o pessoal reclama...pelo que perdi muito tempo aqui "engatado" com vontade de esmurrar muito pessoal, pois se vão para a maratona, para descer a pé e subir a pé, façam caminhadas, ou então optem pela "meia".

Entretanto pouco tempo depois sou alcançado pelo Mauro Santos e sigo a roda dele, mas no "elástico", tendo na descida seguinte e na ânsia de passar pessoal, optado por fugir do trilho e seguir paralelamente num terreno lavrado, erro muito grave, pois o barro agarrou-se ás rodas e bloqueou o andamento, pelo que tive mais de um minuto a tirar barro da bike e depois ainda aproveitei o riacho para a lavar. Com isto passou mais meio mundo e perdi a noção da minha posição, que até então estaria nos 15 primeiros. 

Lá continuei e alcancei o colega de equipa Rui Alexandrino, que participava na maratona, o qual ia algo desmotivado com a prova, devidos aos problemas que ia causar à bike e fomos alí um tempo juntos, porque depois aproveitei a roda de alguns atletas da maratona que tinham ficado para trás com problemas na bike e assim cheguei à divisão do percurso. 
Sigo então para meia maratona e vejo dois atletas a uns 100 metros mais à frente, mas mesmo ao esperar pelo que vinha atrás de mim, para seguir na roda, para os tentar alcançar, não fui capaz e fiquei sozinho, situação que se manteve até final, pois nunca mais vi ninguém na minha frente, nem a aproximar-se de fim. No decorrer dos kms ia tentando perceber a minha posição e tanto ia nos 10 primeiros, como nos 30 primeiros, mas chegado à meta, termino na 19.ª posição da geral e 5.ª no escalão, o que de certa forma é positivo, mas o sentimento de frustração está presente, pois vejo atletas que até então têm ficado classificados atrás de mim, a terminarem á minha frente com muitos minutos de vantagem....

Meus registos:
Classificação: 19.º Geral, 5.º Vet. A
Kms: 52,35
Tempo: 2:21:17    
Média: 22,23
Acumulado: 1000~
AVR Med: 162
AVR Max: 185
TOT Cal: 2303

Classificação Geral



Em conclusão:

Apesar do sentimento de frustração, tenho noção que lá no fundo até foi uma boa prestação e que os meus "concorrentes" habituais (Vet. A) estão a ficar mais fortes, pois os outros é só promessas de ciclista e com esses nem me vou comparar (não fumam, não bebem, não f.., não trabalham, nem tem filhos) ehehehe.  
Quanto ao Festibike 2014 ... não sei, só se for à "grande" ou então existir dois percursos distintos, porque gastei os "piscas" e perdi a paciência para os "chicos" ....Não pretendo ofender ninguém, mas também não gosto de ser gozado .... e muito menos participo neste eventos para me chatear....

Por fim! fica a satisfação da bike se ter portado à altura e que dei o melhor..... 

Momentos:         

 
 





quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Rescaldo da 8.ª Maratona de Óbidos

Surpreendido!!!!!Afinal Óbidos não é sempre a mesma coisa!!!!

No passado domingo voltei a Óbidos pela segunda vez este ano, sendo que desta vez foi para participar na 8.ª Maratona de Óbidos, a qual foi organizada pelo BTTCaldas, organização que mais uma vez esteve à altura das expectativas e foi brindada com mais de 600 atletas divididos entre a maratona e a meia maratona, muitos deles a disputar o Troféu de BTT do Oeste  que teve o ser términos neste evento.

Como cliente assíduo já tinha uma ideia do que esperava, mas vale sempre a pena ressalvar as excelentes instalações colocadas à disposição dos participantes, os extras (café, pastel de nata) e magnifica chegada no Castelo de Óbidos.

Posso dizer que há uns bons anos a trás, foi aqui que me estreei nestas andanças e por esse motivo pensei que seria o local ideal para mais uma estreia e assim foi....maratona com ele lol .... 

Quanto à informação disponível, sabia que iria contar com 74kms, com cerca de 1600 de acumulado de subida, sendo que nos primeiros 40 kms só iriam existir duas subidas para trepadores, ainda assim contava-mos com 800m D+, ficando a faltar mais 800 D+ para os 30 kms finais, os quais iriam decorrer na zona de À dos Negros, onde a dureza é palavra de ordem. 


No que diz respeito à avaliação do evento, a minha foi a seguinte:

Aspectos positivos: 
  • Local do evento
  • Levantamento de dorsais
  • Controlos 
  • Infraestruturas
  • Entrega de Prémios (imediata ou quase)
  • Marcações 
  • Percurso (o melhor que já fiz em Óbidos!! grande trabalho...muitos trilhos e falo dos primeiros 40 kms...grande evolução (para que conste já fui a 6 edições)) 
  • A chegada (5.*)
  • Cumprimento de horários.
Aspectos a melhorar:

  • Falta de pontos com água...em especial a segunda parte...considero mesmo uma falha! 
  • Falta de troféus por escalão.
  • Classificações online
  • Partida ás 09:30 (acho tarde) 
Lembranças:
  • Uma tshirt alusiva ao evento.
  • Folhetos de publicidade.
  • Um refrigerante energético.
Vamos mas é ao que interessa……….

Há hora marcada deu-se o inicio do evento e lá segui a roda dos primeiros por forma a passar a zona do Castelo sem contratempos. Passado o castelo a frente da corrida começou a organizar-se com o Sr. Marco Sousa a "orientar" a cadência. 

Percorridos os primeiros kms surgiu o primeiro trilho e o pelotão começou a alongar e a alongar e a alongar, ao ponto da frente da corrida ter ficado com cerca de 20 atletas. Entretanto mais meia duzias de kms feitos e já só eram-mos para aí uns 15 e assim se manteve por muitos kms, tendo eu a partir do 15 kms começado a ficar no elástico  mas aguentei-me até cerca do kms 20. Ainda assim  não seguia sozinho e a frente da corrida não ia longe, mas cerca do kms 35 surge a primeira subida à homem e lá perdi a roda, mas não fui o unico, pois era ver o pessoal "espalhado" pela subida acima. 

Depois de uma subida vem uma descida e por sorte um plano e graças à boleia de um atleta, alcancei o vencedor da meia maratona e fiquei a ver o Luis Cardozo. Concluidos que estavam 40 kms fui alcançado pelo João Chagas e os dois alcança-mos o Luis Cardozo, tendo o João Chagas ido embora na subida seguinte e eu acompanhado o Luiz Cardozo até à separação, onde ele chegou a 4.ª posição da meia Maratona. 



Nesse momento sou informado que tinha 11 atletas à minha frente, mais 30 kms pela frente e não avistava ninguém, situação que se manteve durante 23 kms, momento em que sou alcançado por dois atletas. 














Dois ou três kms depois passei por um atleta (conterrâneo do Ota) e subi mais uma posição, mas tinha de descarregar os dois que me tinham alcançado, pelo que, aproveitei as descidas, mas não dava porque depois eles recuperavam nas subidas. Já no inicio da subida para o Castelo não consegui acompanha-los e lá foram eles, tendo eu terminado na 13.ª posição.


Meus registos:
Classificação: 13.º Geral
Kms: 74,43
Tempo: 3:32:37    
Média: 21,20
Acumulado: 1600~-
AVR Med: 163
AVR Max: 178
TOT Cal: 3473

Classificação VET.A
Classificação Geral







Em conclusão:Tendo em conta que os atletas que ficaram à minha frente e os que ficaram atrás de mim, considero este resultado como uma "quase" vitória, mas o que mais me surpreendeu foi ter hipótese de lutar por um lugar no pódio da meia-maratona e seguir em frente para a maratona. 

Ponderei várias vezes como iria impor o andamento nesta vertente, m
as alguém me disse que é sempre a fundo e assim fiz...à morte até ao kms 40 e depois quase à morte daí para a frente e estou satisfeito com a opção.....

Por fim! fica a satisfação por conseguir os objectivos 

Fica uma palavra de obrigada aos paistrocinios pelo apoio e fotos.

Momentos: