terça-feira, 25 de junho de 2013

Rescaldo o 14.º Cross Country da Benedita

No passado domingo desloquei-me à localidade da Benedita para participar no 14.º Cross Country da Localidade, o qual foi organizado pela equipa de BTT Roodinhas/Vila Norte e contou para o Campeonato Regional de Santarém.

Já há muito que andava atrás da participação num evento XCO, mas outros "valores" têm falado mais alto, mas esta agendei-a com um bom tempo de antecedência e não era longe, bem como, também era numa localidade que me diz alguma coisa.

A minha inscrição/participação estava na vertente promoção, uma vez que não sou federado, ainda assim tinha consciência que iria ter de sofrer para fazer "alguma coisa" e a destreza anda pouco treinada, já para não falar das rodas grandes nestes carreirinhos eheheh.

Cheguei cedo ao local do evento para poder fazer o reconhecimento nas calmas, tendo tido a companhia de mais um Alenquerense, o Jorge Sousa e lá fomos os dois vez o que nos esperava. Concluído o reconhecimento deu cerca de 4,5 kms de extensão, os quais  tinham uma dureza considerável, contando com duas subidas, sendo uma delas a da meta, muitos drops de "top", um salto "menos top" eheheh e muito "carrocel".

No que se refere à adesão, é dificil avaliar, tendo em conta que à muitos escalões, escolinhas e afins, mas sabia que para a classe de promoção não era-mos muitos. No entanto vive-se outro espírito porque são partidas em horas diferentes e está tudo concentrado no mesmo local, o que permita existir muitas pessoas a ver, incluindo outros atletas que estão a aguardar a hora da prova deles.

A minha avaliação:

Não tendo eu grau de comparação torna-se difícil poder avaliar o que quer que seja, contudo considero o percurso muito bom, o levantamento de dorsais bem rápido, 10 € com almoço também é agradável, mas ter que ficar lá durante a tarde para ir ao pódio é que não está com nada e também faltou umas setas a indicar a localização do evento, uma vez que para quem vai a primeira vez, anda um bocado perdido até lá chegar.

No que diz respeito a banhos, almoço e entrega de prémios não tenho opinião porque não usufrui. 

A minha prestação:

Minutos antes das 09:30 deu-se a chamada para a partida( ordem de inscrição) dos 18 atletas e lá me tive de contentar com a segunda fila, o que não é mau, mas a primeira é melhor, em especial nesta vertente, onde o arranque é quase metade do resultado.


Momentos antes da partida os comissários informa-nos que eras duas voltas ao percurso e no arranque não entrava-mos logo no trilho, entrando mais à frente para evitar engarrafamento, o que me levou logo a pensar "problemas" não via esta entrada no trilho e tão poucas voltas, mas pronto...siga.....



Segue-se o arranque e vá de tentar chegar à frente da corrida antes de entrar no trilho, mas não consegui, contudo entrei na 4.ª posição e lá fui a morder os calcanhares do 3.º, pois estava mais lento do que eu. 


Percorridos cerca de 1 km consegui passar o 3.º e logo de seguida numa "picada" curtinha o 1.º partiu a corrente e lá ascendi à 2.ª posição e coladinho à roda do primeiro (atleta da casa).


Entretanto segui na
na roda dele por mais algum tempo e ataquei na primeira subida o que permitiu ganhar alguma vantagem a qual aumentei nos trilhos seguintes, perdendo alguma na segunda subida, ainda assim trazia alguns 10 metros de vantagem (isto não é XCM ahaha), mas chegados a pouco mais de meio do percurso apanho o salto e vou pela escapatória e lá se foi a liderança, porque o 2.º fez o salto.

Voltei a ter que espremer mais um bocado e na entrada para a segunda volta já estava na roda do 1.º e assim me mantive até à subida onde tinha atacado, mas desta vez não consegui atacar nem acompanha-lo e lá foi ele sem vergonha nenhuma eheheh.

Ainda voltei a forçar o andamento nos "drops" mas chegados à subida mais extensa ele mantinha a vantagem, pelo que me convenci que só com uma queda ou avaria o conseguiria passar e como a vantagem para o 3.º lugar era considerável, passei a ultima metade da segunda volta a "controlar" a 2.ª posição e a esperar pela "sorte".











Como a sorte não brilhou, e o azar não bateu à porta, terminei em 2.º lugar 


Não sou eu no pódio, mas estou altamente bem
representado! Obrigada ao Carlos Coelho.
Os meus resultados:

Simplesmente não existem, porque o kms não estava habituado a este andamento e morreu logo no primeiro drop ahahah












Classificação

CATEGORIA : PROMOÇÃO MASCULINOS 
POSIÇÃO DORSAL NOME                                                    TEMPO 
   1          108      Bruno Rufino RÓÓDINHAS / Santos Silva   00:33:10 
   2          110      Carlos Santos Arealbike/Radioalenquer    00:34:25 
   3          119      Nelson Manique ARCBT                           00:35:07 
   4          118      Bernardo Silva ARCBT                            00:35:17 
   5          105     Jose Castelhano RÓÓDINHAS/Santos Silva 00:35:38 
   6          117      Sergio Silva Craques do Pedal                00:37:06 
   7          107      Pedro Ferreira ribapedalbikeshop           00:37:19 
8          102      Rogerio Paulo Pinto Individual               00:38:08 
   9          103      Ricardo David Batista Correia Individual 00:38:27 
  10         106      Fernando Martins Individual                    00:39:24 
  11         116      Jorge Sousa Individual                           00:40:16 

Em conclusão:
Para segunda experiência até que correu bem, tendo em conta que na primeira não terminei por avaria mecânica e já lá vai mais de um ano. No entanto foi a primeira em roda 29, e aqui não sei não, muitas duvidas......
Fica a faltar treino para este tipo de prova, pois só alcatrão não dá destreza e já a tive em melhores dias, bem como fazer uns saltinhos, não que exista "medo" mas porque preciso de trabalhar e quem paga os danos no brinquedo sou eu lol....
Arrependido de não ter saltado? não estou! pois mesmo que o tivesse feito a classificação era a mesma.

Fica um palavra de obrigada ao Carlos Coelho pela representação, outra para o Jorge Sousa pela companhia e aos paitrocinios pelas fotos.



Momentos





sábado, 15 de junho de 2013

Bergamont troca de pezinhos


Tendo em conta que o Xaimite de estrada rebentou com os pedais que me acompanhavam à 10 anos, vi-me obrigado a troca-los e como tal optei pela compra de uns novos para a BTT e passei o que tinha, para o Xaimite lol

          Sai Shimano XT                                         Entra BBB Forcemont


Agora resta saber se é uma boa aposta....a ver vamos!!!!
              

terça-feira, 11 de junho de 2013

Rescaldo do 1.º Troféu do Carregado

Inesperadamente surpreendido!.........

No domingo transato, fui participar no 1.º Troféu do Carregado o qual se realizou mais concretamente na aldeia da Torre com organização a cargo da equipa  Prálamabike Team.

O evento teve o seu traçado numa zona que me é bastante familiar e que faz parte da minha zona de treinos, não estivesse a mesma a meia dúzia de kms de casa, pelo que não tinha grandes expectativas em relação ao percurso, contudo a minha participação tinha como principal objectivo apoiar mais uma iniciativa no Concelho de Alenquer, sendo certo que não iria descurar a classificação ehehe.


O evento contou com um único percurso com a extensão de 40 kms, o que de certa forma me deu muito interesse, pois iríamos estar todos para o "mesmo", atletas de meias maratonas e de maratonas concentrados num único percurso que pelo sua extensão é típico das “meias” e para fomentar a “coisa” não foi divulgado o gráfico de altimetria. Não sendo conhecido o acumulado de subida, também não dava para ter uma ideia da dureza que nos aguardava, indo desta forma os atletas na “ignorância” o que pode ser bom ou mau. No entanto estava algo perturbado com as inscrições porque a “coisa” não estava a correr muito bem, uma vez que quase não existiam confirmações de inscritos, ainda assim acreditava que o pessoal aparecia, porque normalmente deixam tudo para a última.


Chegado ao local do evento, estavam reunidas a condições que considero essenciais para satisfazer as minhas “necessidades”, pois deparei-me com uma box para a partida, chegada devidamente definida com arco meta, pessoal da organização motivado e a presença de vários atletas, o que foi aumentando consideravelmente com o aproximar da hora da partida, permitindo desta forma ascender a cerca de uma centena de participantes. Pena foi a falta de verão em mais um evento em pleno Junho, mas pronto, as pingas evitaram o pó lol.

A minha avaliação:

Aspectos positivos:
- Local do evento.
- Percurso, deveras surpreendido com o percurso desenhado, muito bem conseguido e os dois trilhos abertos estavam 5* e a gincana antes da meta também esteve muito bem.
- Marcações, faltou uma “cana” no famoso buracos eheheh;
- Rigor no horário da partida
- Partida em Box
- Publicação de classificações
- Troféus! Com entrega seguida à chegada dos primeiros.
- Controlos! Não existiram…é sempre bem jogado se não correr mal eheheh

Aspectos a melhorar:
- A entrega de dorsais! Custou a arrancar mas foi lá……
- Promoção do evento! Deveria ter sido mais divulgado/promovido….

Sem opinião:
- Abastecimentos
- Banhos
- Almoço

Minha prestação:

Chegada a hora e depois de avaliar a concorrência, fiz a honras da casa e lá dei inicio à entrada para a Box da partida, uma vez que o pessoal estava envergonhado.

Há hora marcada deu-se inicio da pré partida, que percorreu a localidade até à entrada para a terra batida, onde se iniciou o andamento livre.


Desde logo me coloquei na frente da prova em parceria com o Tiago Gomes o que deu para perceber nos primeiros kms que ele estaria na disputa pela vitória, tendo também a ter em conta o André Crispim e possivelmente outros que não conheço. 


À passagem pelo primeiro "trilho" o pelotão desfez-se e a frente da corrida passou a ser controlada por um grupo de quatro atletas, eu, Tiago Gomes, Ricardo Silva e André Crispim. 




Percorridos pouco mais de meia dúzia de kms surge a primeira subida, não muito dura, mas longa e lá me colei à roda do Tiago até terminar a subida, local onde já só chegámos os dois. Daqui para a frente trabalhamos em conjunto, eu nas descidas ahaha e ele no resto, mas também o homem só tinha "talega" e era sempre a fundo, especialmente a subir (que bruto lol). 


Os kms foram passando e não avistávamos ninguém atrás de nós, pelo que dava para ir controlando o andamento, indo eu sempre na esperança de apanhar uma subida onde o Tiago tivesse de apear, mas isso não estava fácil porque ele subia tudo, até que na penúltima subida ele descolou e não o consegui acompanhar e em poucos metros ganhou-me alguma vantagem, tendo perdido parte desta no "trilho" por dentro do rio, pois passei e te-lo ao alcance da visão. 


Já na última subida onde desmontámos todos lá estava ele uns metros à minha frente, tendo eu forçado o andamento na descida seguinte e já na entrada nos últimos 10 kms e inicio do estradão ele seguia a menos de 20s, mas não tive força física para me aproximar dele e fui mantendo o meu andamento e controlando uma eventual aproximação de outros atletas, pois estava à espera que a qualquer momento o André aparecesse. 






Chegado ao alcatrão vejo o Tiago a entrar na quinta e apercebo-me que ele levava  cerca de 1m de vantagem, pelo que limitei-me a olhar para trás para confirmar que não vinha ninguém e manter o andamento até à linha de meta, onde terminei a 1m40s do Tiago, justo vencedor.  


Os meus registos:

Kms: 38.22
Tempo:1:39:51
Média: 22,87
Classificação 2.

Posição      Nome                  Equipa             Tempo
   1.º      Tiago Gomes               RBikes             1:38:08
   2.º      Carlos Santos      Arealbike/Radioalenquer   1:39:40
   3.º      Guilherme Silva      GDM/HomeBike     1:43:09
   4.º      Ricardo Silva           SRC Camarnal       1:43:14
   5.º     Marco Fernandes     Penabikefirme       1:43:39
   6.º       Pedro Filipe         GDM/HomeBike      1:44:34
   7.º      André Crispim      GDM/HomeBike       1:44:36




Em conclusão:
Preciso de comprar força para subir, pois continuo a ceder muito nas subidas mais duras, mas ainda assim foi uma prestação muito positiva, na qual venceu o melhor. À que continuar a treinar ou descansar  pois já começo a ter algumas duvidas se não passa por aí a falta de força. Fica o registo de mais uma participação sem problemas mecânicos ou quedas, mas tenho de afinar o conta-quilómetros, pois o gajo dá sempre menos kms. Para terminar foi um prazer andar na roda do Tiago, atleta com o qual já tinha feito um treininho de BTT, na altura ambos de 26”. 



terça-feira, 4 de junho de 2013

Rescaldo da 5.ª Prova do Regional de XCM de Santarém

Mas que prova!.........

No passado domingo, contrariamente ao que tinha nos planos, fui participar na 5.ª e última prova da Taça de Maratonas de Btt de Santarém a qual se realizou em Pontével em parceria com o Trilho Perdido e os Quarentões de Pontével. Sendo uma zona onde tenho participado com alguma regularidade em diversos eventos não ia à espera de surpresas, contudo sabia que o nível competitivo no meu escalão ia ser muito forte, uma vez que nada estava definido, apesar do 1.º e 2.º só perderem esses lugares se não pontuassem.



A organização como é hábito criou um percurso com duas voltas, sendo que cada volta contava com 42 kms de extensão e com cerca de 800 metros de acumulado de subida, isto num terreno que exige alguma técnica devido aos seus trilhos característicos, os quais são compostos maioritariamente por pedra, o que para mim me agrada.


O evento contou maioritariamente com os atletas que tinham alguma “coisa” para disputar, sendo que a meia maratona compôs o evento, permitindo desta forma contar com cerca de 200 participantes, que aguardaram impacientemente a hora da partida debaixo de um sol e calor intenso, digno de um grande dia de praia.  

A minha avaliação:

Aspectos positivos:
- Local do evento
- Percurso
- Marcações, controlos e segurança
- Pontos de àgua
- Rigor no horário da partida
- Entrega de dorsais
- Partida em Boxs
- Publicação de classificações

Aspectos a melhorar:
- Controlo à chegada, esses Sr.ºs  “especialistas” estão a muitos anos luz………se só lhe interessa o pessoal federado, então que não controlem a promoção.

Sem opinião:
- Abastecimentos
- Banhos
- Prémios

Minha prestação:
Alinhei-me à partida com os melhores classificados do regional, isto na classe de promoção, onde se incluía o meu colega de equipa Pedro Amaro e após o sinal de partida foi tentar manter-me nos lugares da frente, pois sabia que muito cedo iriam começar as 
ultrapassagens aos atletas da maratona. Com a entrada na terra batida seguia na roda do Filipe Coelho (1.º vet A) nos primeiros lugares e assim me fui mantendo, sabendo no entanto que o Guilherme (1.º Vet B) seguia na frente da corrida. Em parceria com o Pedro Amaro lá fomos aguentando o andamento do Filipe, mas sensivelmente ao kms 13 numa “picada” ele descola e ficamos os dois mais o Luiz Cardoso. Logo na descida seguinte “abro asas à imaginação” e vá de dar ao pedal, mas a meio da descida numa curva que parecia mais aberta tenho uma saída de estrada, onde me ia desgraçando todo (ver se lá passo para ir buscar os t??a?os), mas lá me consegui aguentar entre saltos e mocadas. Ao voltar ao percurso apercebo-me que a corrente andava aos saltos nos dois últimos carretos, mas também não me preocupou muito, pois pensei que seria lixo que entretanto saía.
Lá segui na companhia dos mesmos e lá fomos passando pessoal da maratona, mas a determinada altura sem saber como o Luiz Cardoso descolou e lá tive de me apricar para o ir buscar, ficando o Pedro para trás com um grupo da maratona. Alguns kms depois consigo alcançar o Luiz Cardoso e passo para a frente e depois passamos a trabalhar em conjunto, mas não durou muito, pois dei um esbardalhanço à “homem” que me deixou todo esfolado, mas levantei-me logo e fui atrás do prejuízo, pois fiquei logo debaixo de olho do Pedro e do grupo onde ele vinha.

Voltei alcançar o Luiz Cardoso e lá fomos nós novamente, mas ele baixou um bocado o andamento e eu também não o forcei, o que deu azo a que um atleta da meia nos tivesse alcançado a 15km do fim. Daqui para a frente o andamento manteve-se o mesmo, mas eu cedia um bocados nas subidas e depois não tinha mudanças para recuperar a descer, mas lá fui fazendo o que podia. Já a 10 kms do fim somos alcançados pelo Carlos Santos e outro atleta e assim o grupo passou a ser composto por 5 atletas. 

Os kms foram passando e ao chegarmos ao alcatrão que antecedia a descida para a meta eu aguardava a tentativa de fuga de algum atleta, mas ninguém demonstrava intenção de o fazer e eu nem podia pensar nisso por causa da transmissão, mas nisto o Carlos Santos ataca e eu arranco também, indo a transmissão aos saltos, mas ainda assim ia a passar para a frente do grupo, quando ele começa a gritar e eu pensando que era comigo desviei-me e deixei de disputar a classificação, pois “a César o que é de César”, mas a final não era para mim.

Terminada a prova classifico-me em 5.º do escalão e 7 da geral, tendo sido surpreendido pois já tinha chegado outro Vet A antes de nós e eu não me tinha apercebido que ele andava na frente. Para tornar a chegada mais emblemática o pessoal da federação que estava a controlar os tempos e a chegada, baralhou a nossa chegada ao ponto dos atletas terem de lá ir definir a classificação, mas eu não fui lá e para “castigo” classificaram-me dois minutos depois deles lol mas após a publicação das classificações e a meu pedido foi logo revista e retificada, estando actualmente correcta, pelo que fica um obrigado ao Trilho Perdido.




Os meus registos:
Kms: 38.92
Tempo:1:49:27
Média:
Classificação 5.º Vet A


Em conclusão:
Se quiser continuar a disputar alguma coisa não posso vacilar nos treinos, pois o pessoal esta a andar que se farta, que o equipamento tem um bom material porque não se rasgou, que o guiador “xinoca” aguenta umas boas porradas e que nunca pensei que uma saída de estrada me condicionasse o resultado da forma como condicionou, pois como tinha pensado uns pauzitos ficaram enfiados na cassete entre os dois últimos carretos e não deixavam a cassete assentar.

Eu treinador, eu mecânico e eu atleta continua-mos de boa saúde e com vontade de continuar, por isso domingo voltamos à carga.

Por fim um obrigado aos paistrocinios e ao colega de equipa Pedro Alegre pelas presenças.