segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Foi assim a Maratona Festibike 2012

Pelo terceiro ano consecutivo marquei presença no que considero a "Meca" do BTT, não desfazendo de outros eventos de grande nivel, como Portalegre, entre outros, mas porque

este envolve a diversidade do "mundo" das bikes ao estar englobado na feira.
 

Mais um vez o evento contou com um mar de atletas (+- 2300), ao ponto de ficar difícil descrever a "coisa", mas segundo quem vê diz é brutal, mesmo não tendo qualquer afinidade com bikes, ainda vou ter de ver a "coisa" de outra vertente lol.

Foi o terceiro ano que participo, e vou pela envolvência da prova e para me por à prova, pois trata-se de uma prova de "Portugal", pois se fosse pelo percurso, não me apanhavam lá, pois não é nada de especial, mas também tenho de reconhecer que um percurso para este número de atletas torna-se complicado se não for tipo "estrada".



Em termos de organização considero das melhores, pois não me tenho apercebido de confusões, complicações, problemas de atrasos, ou marcações. Mas também estamos a falar de uma prova a contar para a taça de Portugal, contudo este ano melhoraram a zona de espetaculo, mas pioraram no fato dos primeiros 25 kms serem iguais para todos, o que causou ultrapassagens constante logo que cheguei à terra batida, mas pronto, que não quer não vai.




Mais uma vez a minha participação passou pela meia maratona e tinha o objectivo de melhorar o meu 13.º lugar à geral do ano passado, mas não deu lol




Como é meu hábito, cheguei cedo e arranjei um bom lugar, depois foi só esperar pela hora marcada, em convívio com o pessoal conhecido.




Há hora marcada lá arranque e saí do espaço do evento em 3.º, depois foi posicionar-me na subida para tentar perder o menor número de lugares, o que resultou em cerca de 30 (é só cavalos a subir ehehe), situação que resolvi no plano e na descida em alcatrão, entrando assim na terra, no grupo da frente (6.º ou 7.º), o qual era constituído por cerca de 25 atletas, onde se encontrava também o meu colega de equipa Luis Carvalho.




Logo que sujámos os pneus de terra começou o martírio das ultrapassagens, pois começaram a surgir os mais lentos da maratona e estão a ver o que é uma "manada" de 25 atletas a fundo a passar "é pior que o malámen", mas pronto lá fomos passando no meio de muita gritaria ehehehe.

Com isto estava-mos cerca do km 12 onde surgia a segunda subida, das três existentes e novamente não tive força para acompanhar o pessoal, perdendo assim a roda dos 5 primeiros que seguiam à minha frente e depois de mais 20 que seguiam a trás. Como não havia volta a dar, era deixa-los ir embora e perder o menor tempo possível. Terminada a subida era momento de atacar e recuperar o tempo perdido e assim fiz em conjunto com outro atleta (na foto, vestido de verde) fui puxar, puxar e puxar, tendo recuperado algumas posições.
Á separação dos percursos já seguia em 14.º com dois atletas na roda, mas lá continuei a tentar alcançar os que seguiam ao alcance da minha visão, o que foi resultando, mas nisto também tinha sido alcançado por 2 que vieram de trás. Resumindo e concluindo a cerca de 10 kms da meta seguia num grupo de 5 atletas, mas já algo desgastado do trabalho que tinha feito para chegar mais à frente e sabia que faltava ainda uma subida curta mas muito inclinada.




Chegado à subida, parece que fiquei pregado ao chão e os outros não foram de modas deixaram-me "sozinho" ehehe (abre os olhos mula). Após terminar a subida foi tentar dar mais qualquer coisa para ver se os apanhava, mas não deu, apesar de os estar a ver alguns metros mais à frente, mas não tinha força para mais, terminando assim a minha prestação.

Os resultados oficiais foram estes, 18.º na geral e 11.º no escalão.

Meu registo:
46,78 Kms
1h40M29s
27,94 kms/h

Como é "lógico" queria mais em termos de classificação, porque em termos de andamento nunca tinha feito uma média tão alta e tendo em conta que só levei cerca de 4 minutos do 3.º classificado, que é nada mais nada menos que o campeão de contra relógio, não me posso queixar, mas uma coisa é certa já estive melhor e não consigo acompanhar o pessoal a subir, pelo que estou sem força ou o pessoal anda muito forte.



E para mais tarde recordar aqui fica uma foto do final, numa troca de palavras com o Atleta Diogo Vieira, com o qual partilhei o trabalho de tentar chegar mais à frente.

Não podia deixar passar a excelente prestação do meu colega de Equipa Luis Carvalho que alcançou o 5.º lugar à Geral e 3.º em Vet. A,  pois é mais do que merecido.


Agora é altura de repensar o futuro, e contrariamente ao que tinha em mente, encostar os brinquedos por algum tempo e depois se a vontade se mantiver volta-se à carga.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Campeonato Regional de Santarém BTT XCM

Terminado o campeonato regional de Santarém em BTT, na vertente XCM os resultados no que diz respeito à vertente meia maratona no escalão Vet A  são  os seguinte:


Este campeonato foi o meu grande objectivo para este ano e como tal dei o que tinha e não tinha, mas as coisas não correram conforme desejado, ainda assim posso-me dar por satisfeito, pois apesar de desistir na primeira prova ainda consegui lutar pelo 3.º lugar, mas não passou disso mesmo, lutar, pois feitas as contas finais terminei em 5.º o mesmo resultado do ano passado.

Na primeira prova, Cartaxo, fui obrigado a desistir com o dropout partido, depois de um erro meu, ao tentar colocar a corrente em andamento... correu mal.
Na segunda prova, Alpiarça, tudo correu pelo melhor, numa geografia que me agrada muito fiz 2.º na geral e 1.º no escalão.
Na terceira prova, Abrantes, também me dei por satisfeito pois consegui fazer 2.º no escalão e salvo erro 6.º na geral.
Na quarta e última, Ota, a estratégia correu mal, pois numa primeira parte bem rápida dei tudo por tudo para descarregar o pessoal, mas não consegui e depois paguei caro na segunda parte, terminado em 5.º no escalão e 11.º da geral.

Este ano está feito e para o proximo logo se verá.... se volto à carga no regional.....

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Rescaldo da 7.ª Maratona de Óbidos

Que meia  maratona tão desejada!!#?*……

No passado domingo desloquei-me à magnifica Vila de Óbidos para participar na 7.ª Maratona de Óbidos, a qual é organizada pelo BTTCaldas em parceria com o ginásio Gloria´s  GYM, organização que mais uma vez esteve à altura das expectativas e contou com a presença de 400 atletas divididos entre a maratona e a meia maratona, muitos deles bem conhecidos do nosso BTT.
 
Como o evento não é novo para mim, tendo em conta que já marquei presença várias vezes, não tinha em mente voltar este ano porque andava um bocado farto de fazer sempre o mesmo percurso, pois por norma apenas se trocava o sentido, mas graças à publicidade com fotos, vi que o percurso ia ser diferente e não resisti, pelo que lá fui fazer uma “perninha”.




Como cliente assíduo já sei o que me esperava, mas vale sempre a pena ressalvar as excelentes instalações colocadas á disposição dos participantes, como casas de banho, balneários, acessos, estacionamentos, o café e o pastel e a extraordinária organização, que continua a cumprir os horários, não cria confusões, mantém o levantamentos de dorsais bem rápido, brinda-nos com a magnifica chegada no Castelo de Óbidos e com a entrega de prémios mais rápida da história. (cheguei 8 minutos depois do 3.º e já só os vi a sair do pódio ahahah)
Quanto à informação disponível, sabia que iria contar com cerca de 40kms, com cerca de 700 de acumulado de subida e apenas iriam existir duas subidas para trepadores as quais se encontravam nos primeiros 14 kms e depois e típica subida para o castelo. O terreno em si, seria maioritariamente estradão e no que diz respeito à concorrência fui surpreendido com a inscrição na meia maratona de alguns atletas que fazem as “grandes”. Contudo no brifing a meia maratona ganhou 8 kms, ficando assim com 48 e a maratona com 71 (não sei quantos tinha).

Mas vamos mas é ao que interessa……….

Há hora marcada lá se deu o inicio do evento e eu e o meu colega de equipa Luís Carvalho lá se posicionámos na frente da prova e posso dizer que a primeira passagem no castelo
 foi minha ehehe, mas foi sol de pouca dura porque lá apareceu outra liderança com um andamento ideal, mas à entrada na terra o andamento alterou a olhos visto e logo num terreno algo complicado, devido ao regos e ao aglomerado de atletas. Nisto já estávamos na primeira subida, momento em que levo um encosto e lá tive de por os pés no chão, perdendo assim a roda do Luís, a qual recuperei à passagem da “gruta” de extracção de gesso, mas veio logo outra parede e lá fiquei para trás, mas voltei a chegar-me a ele e entrar assim no grupo da frente composto por cerca de 20 atletas. Uns kms mais à frente sensivelmente ao kms 10 perdemo-nos e tivemos de fazer alguns metros para trás, o que fez com que muitos atletas que vinha atrás ficassem à frente do grupo e logo no início da subida mais dura da meia maratona. Como ainda não estava satisfeito e voltei a enganar-me, mas também coisa pouca, contudo com o fim das “subidas” cerca do kms 14 estava nos 35 primeiros (foram só cerca de 15 lugares que foram à vida).

Seguiu-se então a perseguição possível e a ultrapassagem a atletas que não se enganaram ou que foram perdendo a força lol, mas infelizmente o meu comboio apenas foi composto por mim e pelo atleta que ficou à minha frente no final (vet B) e por alguns momentaneamente o que não chegou para alcançar os grupos que seguiam à frente e melhorar o resultado, mas ainda assim muito satisfatório, mas aquém dos objectivos…contudo foi o meu melhor resultado de sempre em Óbidos.

Em termos classificativos, consegui chegar à divisão dos percursos (a 1 km da meta) a fechar os 30 primeiros da geral e um km depois terminava a meia no 11.º geral e em 7.º no meu escalão.
 
 Os resultado Gerais

 
 No que diz respeito ao percurso, gostei, bem agradável, bem estruturado, foi pena alguma debilidade de marcações, facto que causou alguns enganos e algumas duvidas nos caminhos a seguir e tive pena de não passar mais devagar na extracção de gesso para admirar a paisagem.
Como não sou de superstições voltei a Óbidos com o pneu que o ano passado me deixou a pé duas vezes, e com já se percebeu, este ano esteve à altura do dono lol


Em conclusão, acho que já tive melhor…. ou não…

mas uma coisa é certa, o pessoal está a andar muito e as meias maratonas estão cada vez mais renhidas, com o pessoal a andar a “vapor”, mas o meu “ferrinho” vai continuar a dar luta….

Já me esquecia de agradecer a cavaca das caldas, o tinto, o óleo e as meias, contudo fiquei desiludido pois pensava que este ano viria com uma ginjinha de Óbidos eheheh.