terça-feira, 28 de agosto de 2012

Segue-se a Maratona de Ota

A escassos dias da realização da última prova do campeonato Regional de Santarém XCM resta-me esperar pelo dia, pois o que está feito está feito.
Quis a sorte que a derradeira prova ocorre-se em "casa" o que é uma vantagem que considero importante, pois o fato de conhecer o terreno permiti-me ou melhor gestão do esforço, mas considero pior psicológicamente, pois já sabemos onde vamos passar e a dureza que vamos apanhar, mas pronto não à nada perfeito.

Quanto a objectivos, só procuro a vitória no meu escalão, pois só desta forma irei ter algumas hipoteses de trerminar o campeonato nos três primeiros lugares.

Quanto à prova em si, vamos contar com cerca de 37 kms a rondar os 800 metros de acumulado, sendo este acumulado realizado praticamente nos últimos 15 kms, pelo que considero um percurso de extremos, pois se na primeira parte as médias vão ser altissimas, na segunda vão ser baixissimas, não fosse-mos nós percorrer a serra de Ota, onde se vamos deparar com muita pedra e muitos trilhos, onde vai ser necessária muita força, tecnica e muita sorte, pois os pneus vão estar sujeitos a muita "coisa".   

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Resclado do 8.ª Passeio BTT Fexpomalveira

Upa Upa Malveira................

Foi sem duvida os melhores trilhos onde já pedalei e quando digo isto estou a falar de terreno e de puro BTT, kms e kms de trilhos ora para cima ora para baixo..... magnifico!mesmo com a dor nas pernas que ainda aqui andam lol.

Foi a minha primeira experiência por aquelas bandas e posso dizer que fiquei fã, não só pela qualidade apresentada em termos de percurso, mas por todo o envolvende do evento, que marcou pela simplicidade, discontração, organização e boa disposição. Quanto a mim só ficou a faltar um carecter mais competitivo, pois eu sou daqueles que "vive" disso (e só lá estive porque existia controlo de tempos), e quando digo isto falo abertamente de classificações "declaradas" e prémios, pois acredito piamente que têm tudo para por Malveira no topo, pois o percurso apresentado e a moldura humana presente são demonstrativos disso (500 participantes é obra). 

A minha opinião
- Organização: Poderia estar aqui a dizer o que achei bem e foram muitas coisas mesmo, mas apenas vou referir alguns pontos que considero que deveriam ser melhorados, nomeadamente sinalização dentro da Malveira para o local do evento, a qual era inexistente e a questão dos banhos, tendo também ficado a faltar um mapa no "google" para os acompanhantes poderem ter ideia do percurso, por forma a poderem colocar-se em algumas passagens dos atletas.
- Levantamento de dorsais: Rápido, sem confusão, muitas mesas, nuca me apercebi de algomerados de atletas.
- Ofertas: A tshirt alusiva ao evento, descontos para restauração na Malveira e publicidade....qualquer coisa tipica da região era sempre de louvar..
- Briefing: Muito bom, audivel, com a informação necessária e chamada de atenção para a dureza dos 50 kms, por forma a evitar que os menos preparados optassem pelos 50 kms.
- Partida: Mais os menos a horas, com uma volta pela Malveira, o que permitiu a colocação dos atletas e uma boa subida logo em alcatrão, para demonstrar o que aí vinha, o que permitiu logo um alongar dos participantes. 
- Sinalização do percurso: Muito bom, só ficou a faltar um elemento da organização numa travessia em alcatrão. 
- Controlos: Achei insuficiente, mas como no dorsal não existia referência a controlos o pessoal não sabia se existia ou não e podia ter uma surpreza no fim lol.
- Posto de abastecimento: usufrui do segundo, mas acho que ficou a faltar alguns pontos de água, em expecial na picagem dos 50 kms.
- ChegadaMais um grande momento, aquela volta à pista foi do melhor e não posso deixar de fazer referência à simpatia da organização, da preocupação em saber o que tinha-mos achado e ainda tive direito a foto.
- Lavagem de bikes: não utilizei...foi sempre no ar.. nem a bike apanhou pó ahahaha
- Balneários: não utilizei, não deu para transpirar eheheh
- Almoço: Não participei.
- Prémios: Ficava muito mas muito bem...e lá no fundo todos somos competitivos, uns mais no fundo do que outros lol.

A minha prestação

Mais uma vez lá me coloquei o mais perto do fim, ou seja, na frente da linha de partida e aguardei pela partida na conversa com pessoal conhecido. Entretanto deu-se a partida e lá fui eu a ver o que dava, pois tratava-se de um "passeio", mas não passa de nome, pois foi logo em carga máxima e na primeira subida fiquei logo para trás deixando ir embora 5 atletas, ficando com outros 4, onde se incluia o grande Carlos Marta.

Daí para a frente foi manter o ritmo possivel e sem contratempos foi sempre a rolar e por força nos pedais, mas para isso muito contribuiu o atleta André Machado da equipa 2140 que foi o meu guincho nas subidas de principio ao fim, razão pela qual fica uma agradecimento ao atleta, pois sendo mais forte a subir poderia ter ido embora, mas manteve-se no grupo.


Com o passar dos kms não avistavamos ninguém para a frente nem para trás e foi aproveitar ao maximos as subidas para descançar, porque queria estar no maximo da força para descer eheheh. Entretanto passamos por um atelta com problemas mecânicos e passei a ter apenas 4 à minha frente.

Já perto do final aproximou-se um atleta e um dos outros dois que me acompanhava desde iniciu cedeu antes do controlo, tendo eu e André continuado com o atleta que nos tinha alcançado. Já perto do final alcançamos o Ricardo Marinheiro e um atleta que ia com ele e tinha acabado de partir o espigão e lá subi mais duas posições.


Já na Malveira foi momento de dar o resto mas os outros dois atletas tinham mais para dar do que eu, tendo eu terminado uns segundos atrás deles e consequente 5 posição.










Meus Resultados
Kms: 51,03
Tempo: 2:47:35
Média: 18,27
Acumulado: 1600 m +-
Classificação: 5.º

Classificações na prova de 50Km:
Posição
Dorsal
Nome
Equipa
Tempo
Diferença
1
209
Davide Marques
Nutrimania - EvoNutrition
02:29:29
2
118
luis francisco antónio
Individual
02:51:46
00:22:17
3
staff
bruno
Motorreis
02:54:27
00:24:58
4
314
Luis Augusto Bica Gomes de Oliveira
Atxcyclingstore
02:54:40
00:25:11
5
210
Carlos Santos
Arealbike/radioalenquer
02:54:49
00:25:20
6
57
João Camocho
Grupo Desportivo Volta da Pedra
02:55:48
00:26:19
7
1
Ricardo Marinheiro
Individual
02:56:17
00:26:48
8
95
Vítor Hugo Bernardo Simões Ferreira
Individual
02:56:25
00:26:56
9
287
Luis Miguel Alexandre Augusto
ATV
02:59:06
00:29:37
10
339
Marco Almeida
Team Carbboom
02:59:47
00:30:18

(Exista uma troca de nomes no 4.º classificado, deveria consta André Machado da equipa 2140)

O meu dia:

Desta feita iria ser um bocado diferente do habitual, pois iria levar um colega comigo e os fotografos iam de boleia, mas no fim de contas ficou tudo abortado pois o Nuno Guedes pensava que já ia ser pai lol. Alterações feitas lá fui eu de boleia até à Malveira onde cheguei pelas 08:00 com um tempo pouco propicio para Agosto, mas é o que temos.

Seguidamente foi momento de dar duas voltas à Malveira para localizar o local da partida, posto isto, fui levantar o dorsal e fazer o reconhecimento do pessoal conhecido em especial o Pedro Morgado e do Nuno Santos. 

Concluída a prova foi momento de satisfação pela prestação feita, pois foi um excelente tempo dada a dureza da prova, bem como, pelo fato de não ter tido quaisquer problemas mecanicos ou fisicos o que não acontecia á algum tempo lol.

Este evento deixou-me gravado o número de kms a olhar para o céu e os inteminaveis singles tracks.

Os paistrocinios continuam e pedra e cal e fizeram mais uma grande prestação fotográfica, mesmo sem mapa do percurso desemrrascaram-se bem.

Agora segue-se a preparação para a ultima prova do regional de Santarém dia 2 de Setembro, que se realiza em Ota

sábado, 4 de agosto de 2012

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Isto é que era vida!

Depois de uma semana afastado das bikes, foi altura de regressar cheio de vontade e nada melhor que me aplicar nas longas distâncias aproveitando o apetite.

Logo na segunda foram 98 kms a solo, ou melhor, com a companhia do vento.

Na quarta foi dia de mais uma tirada de estrada, desta feita 106 kms na companhia de um colega de equipa. Percurso que andava para fazer á algum tempo, mas tinha receio de não dar com a ponte lol.

 




Na sexta mudou-se de brinquedo e aumentou-se a companhia, tendo a volta decorrido no percurso da maratona do GDM, na qual desisti. Agora com conhecimento de causa posso dizer que é mesmo à bruta... fonix.






Aqui está o resultado... 55 kms com 2337 de acumulado de subida, mas também à descidas e que descidas......




No domingo e para terminar a semana em grande, segui-se mais um dia de BTT com esta companhia, e a escola foi.... novamente o percurso da maratona do GDM.... tás teimoso ehehehe. Lá foram mais 46 km em cerca de 3h30 a moer as pernas


 

Agora é altura de voltar ao trabalho e aos treinos à refeição ....lol